Moradores reclamam de queimas de lixos em bairros de Juazeiro: “Cadê a Semaurb que não fiscalizam?”

0

Marlene Ribeiro, moradora do Loteamento Parque Jatobá, em Juazeiro, no norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco nesta quinta-feira (02) para reclamar de queimadas que vêm sendo realizadas no bairro. Ela cobra fiscalização e a punição dos responsáveis pela prática irregular.

“Todos os dias aqui tem queima de lixo. Nós vivemos dentro de nossas casas sufocadas com a fumaça. Todo dia tem, todo dia. Aqui no bairro, há muita gente com problemas de saúde. Meu filho, por exemplo, é alérgico. Aqui também têm pessoas com problema oncológico, outras com problema de pulmão, têm pessoas asmáticas e mesmo assim, a população insiste em atear fogo, mesmo sabendo que é crime. A gente liga para a Semaurb, passa mensagem pelo WhatsApp, quer, mas eles nunca olham, nunca dão retorno, então, eu queria pedir encarecidamente que a Semaurb compareça e faça o seu trabalho aqui no Loteamento Parque de Atobá, porque está fora do normal. Nós estamos sufocados dentro de nossas casas. Estou vendo a hora de acontecer algo pior”, declarou.

Também em contato com o PNB, a moradora Edileuza contou que as queimadas realizadas no Loteamento Parque Jatobá também estão prejudicando os moradores do Loteamento Parque Residencial.

“Todos os dias é queima de lixo no Residencial Parque Jatobá e a fumaça vem toda para o Parque Residencial também. Essas queimadas vêm acontecendo todos os dias pela manhã, tarde, noite, sábado, domingo, feriado, enfim. A comunidade não suporta mais isso. Eu tenho o meu marido com problema de enfisema pulmonar gravíssimo, tenho outra amiga que mora aqui na mesma rua que faz tratamento oncológico, têm várias pessoas com alergia. A gente vai lá, fala com as pessoas que estão queimando e escuta desaforo. Já me disseram que, se eu não quisesse sentir fumaça, que me mudasse daqui, e não é assim que funciona. As pessoas têm que ter respeito uma pelas outras. Então, já que eu, como moradora, não estou conseguindo reverter este quadro, eu quero pedir ao órgão, que sequer atende os meus telefones, que venha até aqui. Será que vão esperar em uma vítima através dessa fumaça sufocada com tantos problemas de saúde que temos na nossa comunidade? Enfim, eu quero pedir socorro ao órgão competente que compareça ao Parque Jatobá e venha tomar uma providência, porque está fora do normal”, acrescentou.

A situação se repete bairro São Geraldo, segundo uma moradora do condomínio Morada das Árvores.

“Praticamente todos os dias sofremos com a fumaça da queima de lixo no fundo do condomínio. Isso é um absurdo. Precisamos que o órgão competente fiscalize essa área até mesmo porque é um local próximo de árvores e fios”, alertou.

Encaminhamos as reclamações para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro e aguardamos respostas.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome