RS registra primeira morte por leptospirose após cheias

0

A Prefeitura do município de Travesseiro, no Vale do Taquari, uma das regiões mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, divulgou a morte de um idoso de 67 anos por leptospirose.

De acordo com a prefeitura, a vítima foi identificada como Eldo Gross. Ele morreu na sexta-feira (17) e foi sepultado no sábado (18). Ainda segundo informações da gestão municipal, o diagnóstico para a doença foi confirmado no domingo (19), no Hospital Bruno Born, que fica em Lajeado, para onde ele foi levado. Outras três pessoas estão em tratamento contra a doença na cidade.

O Governo do Estado do RS, que investiga a morte do idoso, está aguardando a confirmação do diagnóstico pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

A doença é uma das que mais preocupa as autoridades de saúde, pois há grande risco de casos em razão com contato com a água das cheias. A leptospirose é causada pela bactéria leptospira, presente na urina de roedores e comumente adquirida pelo contato com água ou solo contaminados.

O Ministério da Saúde orienta que os casos suspeitos de leptospirose no Rio Grande do Sul devem iniciar o tratamento, que consiste no usos de substâncias e medicamentos para evitar o desenvolvimento da doença, imediatamente.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome