Nesta segunda-feira, dia 8 de julho, se iniciará o Projeto o Ocupação de Segundas Cine Raiz, que é um encontro entre as linguagens artísticas do cinema à gastronomia, passando pelas artes visuais sem esquecer do Teatro. Tudo acontecendo no mesmo dia e lugar, o Espaço Cultural Janela 353.
“Apresentar trabalhos artísticos não inéditos é o foco do projeto, quem estiver presente poderá apreciar dois curtas-metragens de diretores locais, uma cena de teatro, uma exposição permanente além de aperitivos produzidos pela Chefe de cozinha Solange Soares”, afirma a produtora Rafa Moraes.
Serão 10 meses de programação com uma sessão a cada segunda segunda-feira do mês, sempre às 19h e gratuita, as ações ainda contam com acessibilidade e tradução em LIBRAS para pessoas ensurdecidas e mediação cultural com os realizadores e o público interessado em aprofundar questões pertinentes às artes. Moraes completa falando que o projeto visa criar mais um espaço de diálogo e partilha entre artistas locais de diferentes linguagens, rompendo fronteiras entre produções distintas e provocando o público a refletir como as obras têm reagido ao tempo. A curadoria foi pensada por Chico Egídio e Thom Galiano, que prometem investir na diversidade de temas e estéticas de realizadores de diversas gerações.
Nesse primeiro encontro, o eixo curatorial gira em torno do pertencimento político em obras provocativas como a exposição fotográfica Travessia da multiartista Lizandra Martins reúne cerca de 20 fotografias que revelam, de forma poética, o cotidiano de quem atravessa o rio São Francisco. A primeira exposição solo da fotógrafa, que foi lançada em 2016, volta e fica em cartaz por 5 meses, assim quem não pôde apreciar o olhar apurado da artista, agora pode encontrar as obras reunidas e conversar com artista durante a mediação, que será conduzida pelo também artista e professor Dr. Juliano Varela. A Varela caberá fazer pontes entre as obras, suas linguagens, seu tempo de produção e principalmente um bate papo entre o público e os artistas presentes.
Mesmo diante do desafio de juntar 5 artistas, a produção revela que a mediação cultural é o momento mais aguardado e pretende ser casual e simples, como um bom bate-papo.
A cena ficará por conta da Trup Errante na sua adaptação do conto Teto Cheio de Furos de Cátia Cardoso, a cena que esse ano está sendo adaptada para o audiovisual, volta ao tablado interpretada por Raphaela de Paula e trata da narrativa de uma mãe contadora de histórias para disfarçar as ausências das condições básicas para suprir o sustento da família. Raphaela nos falou estar feliz de voltar a dar corpo e voz a essa mãe tão presente na vida e fantasias dos filhos, principalmente, completa a atriz, em tempos de
tantas virtualidades, redes sociais e telas.
Um documentário, uma ficção são os curtametragem que serão exibidos nesta primeira sessão do projeto que conta com o incentivo do Funcultura através do Edital Cultural Audiovisual 2022/2023 na categoria de Cineclubismo interação de linguagens. A ficção Veredas na Entre Boca do Céu estreada em Jacobina-BA pelo artista Antonio Pablo que já morou na região e produziu o filme com artistas do Vale do São Francisco, Fernanda Walentina, James Jonathan e Fatel faz uma crítica aguda às tragédias ambientais cada dia mais comuns no mundo.
O documentário é Arte de [R]Existir, uma produção de 2018 do Núcleo de Audiovisual do Sesc Petrolina criado por cerca de 18 estudantes de cinema orientados por Fernando Pereira. O filme é um retrato das políticas públicas nas Artes Cênicas, onde sete grupos depõem as suas estratégias de sobrevivência e alternativas para produzirem suas obras e manterem-se [r]existentes.
Essa primeira sessão promete ser uma experiência envolvente para todas as pessoas presentes, celebrando as Artes em diversas formas e proporcionando um espaço de diálogo e reflexão. A Trup Errante, o Café de Bule e a Associação Raízes convidam a participar dessa jornada cultural que não só destaca o trabalho de artistas locais, mas também promove a interação e a acessibilidade. Com uma programação variada e inclusiva, a Ocupações de Segundas Cine Raiz reafirma a memória e as potencialidades da comunidade artística regional ao olhar para as produções do passado.
SERVIÇO:
Ocupação de Segundas Cine Raiz
Quando: 8 de julho de 2024, às 19h
Onde: Espaço Cultural Janela 353, 1º Andar do Café de Bule.
Endereço: Rua Antônio de Santana Filho, nº353 Centro, Petrolina/PE
Entrada Gratuita – Acessibilidade em LIBRAS
Ascom Trup Errante