Ajayô! Com Brown como padrinho, Defensoria da Bahia inicia Ação Cidadã Sou Pai Responsável

0

“Ajayô”! A expressão utilizada pelo músico Carlinhos Brown para retratar uma saudação tem o mesmo ritmo de felicidade que toca no coração de um pai ao receber um filho (ou descobrir que vai ter um).

Sim, no batuque da emoção, Brown é o padrinho da edição 2024 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) iniciou nesta quarta-feira, 07, na Casa de Acesso à Justiça I, na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 271, Jardim Baiano, em Salvador (próximo ao Fórum Ruy Barbosa).

“Será que eu sou um pai perfeito? Tenho essa dúvida todos os dias, nas conversas, no afazer, no carinho…”, comenta o padrinho da campanha, que reforça o fato da importância de se perguntar isso todos os dias. Embora não seja uma tarefa que a pessoa já nasça sabendo, Brown alivia: “Eles continuam aprendendo ao longo do tempo como ser pai. O amor já tem uma condução natural, você vai saber ser pai no olhar. Mas também é preciso responsabilidade”.

Com o mote “Viva no ritmo da emoção, seja um pai responsável”, a campanha conclama homens ao exercício da paternidade com responsabilidade, tanto financeira quanto emocional. Afinal, tão bom quanto ver o(a) filho(a) com todas as necessidades asseguradas, é vê-lo(a) feliz por ter ao lado a sua referência paterna. Ao longo de agosto, haverá exibições na TV, além de posts nas redes sociais, outdoors e spots de rádio incentivando pessoas à paternidade responsável e divulgando os serviços da instituição.

A Ação Cidadã Sou Pai Responsável completa 17 anos em 2024, e já realizou mais de 26 mil exames de DNA gratuitos para investigação e reconhecimento de paternidade. Também oferece assistência jurídica e psicossocial às famílias, além de acordos e conciliações. Os exames DNA podem ser realizados durante todo o ano nas sedes da Defensoria, na capital e no interior, na Unidade Móvel de Atendimento, que percorre a Bahia levando os serviços da instituição; e também em alguns mutirões e itinerâncias que a DPE faz pelo estado.

De acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen/Bahia), mais de 12 mil bebês foram registrados sem o nome do pai entre agosto de 2022 e julho de 2023. Nossa ação chega ao seu 17º ano ajudando famílias a amenizar essa realidade e criando um ambiente em que as crianças tenham o direito à convivência familiar preservado.

Em agosto, são intensificadas as ações da campanha, momento em que a DPE/BA recebe mais demanda espontânea da população, que aumenta a procura pelo exame de DNA e pela regularização de paternidade. Este ano, a Defensoria mantém a parceria com grandes clubes de futebol baiano, Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória, e vai oferecer os serviços diretamente a torcedores, nas dependências da Arena Fonte Nova e no Barradão, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, conforme programação abaixo.

Sou Pai Responsável 

Para realizar o exame, é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e, no caso dos recém-nascidos, a Declaração de Nascido Vivo. Quem mora em Salvador, pode marcar o atendimento através do Disque 129 ou 0800 071 3121; do agendamento online, através do site http://agenda.defensoria.ba.def.br/ ; do aplicativo Defensoria Bahia (Android); ou na Casa de Acesso à Justiça I da Defensoria Pública, localizada na Rua Arquimedes Gonçalves, número 271 – Jardim Baiano.

Já quem mora no interior do estado pode ir, pessoalmente, a uma das sedes da Instituição. Na Unidade Móvel, os exames são feitos de acordo com as visitas às cidades e o roteiro é divulgado no site www.defensoria.ba.def.br.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome