O Coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, Dr. Pedro Alcântara, alertou a população para a necessidade de completar o esquema vacinal. O médico chama atenção para o período eleitoral, já que nos eventos de campanha há muito contato direto entre as pessoas.
“Estou preocupado com a nossa cobertura que está baixa. As pessoas, após o período crítico da pandemia da covid, estão negligenciando a vacina. Muitas pessoas não completaram o esquema vacinal. Neste período, especialmente, quando acontecem as caminhadas eleitorais, com muita gente na rua, muita aglomeração, muito abraço, troca de beijo, troca de microfone, é preciso que as pessoas se vacinem”, alertou.
A Secretaria de Saúde informou ao PNB que “desde março de 2024, vem seguindo as orientações do Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) que implementou no esquema vacinal contra à Covid-19 a vacina Monovalente XBB.”
A Sesau destacou ainda “que vem recebendo apenas a unidose aplicada nos adultos, já que o frasco multidose, que seria a opção para crianças, está em desabastecimento no momento. A Secretaria aguarda o envio, por parte do estado da Bahia, para retornar a imunização das crianças”.
Segundo o órgão, “as doses seguem sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde. A SESAB estabeleceu os seguintes públicos alvos para serem imunizados com a Monovalente XBB: Toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (Estratégia Rotina)
Grupos prioritários (Estratégia Campanha Seletiva)
·Pessoas de 60 anos ou mais;
·Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
·Pessoas imunocomprometidas;
·Indígenas, Ribeirinhos e Quilombolas;
·Gestantes e puérperas;
·Trabalhadores da Saúde;
·Pessoas com deficiência permanente;
·Pessoas com comorbidades;
·Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos) e Funcionários do sistema de privação de liberdade;
·Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
·Pessoas em situação de rua.
Redação PNB