Bahia é o 4° estado do Brasil com mais casos de mpox

0

 

A Bahia ocupa a quarta posição entre os estados brasileiros com o maior número de casos de varíola mpox, segundo informações do Ministério da Saúde. O estado já contabiliza 40 casos confirmados da doença, sendo que 70% desses pacientes residem em Salvador, que também figura como a quarta capital do país com mais registros (28 casos).

A varíola mpox, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”, pode ser transmitida de animais silvestres infectados (como roedores) para humanos, através de materiais contaminados, ou de pessoa para pessoa.

Ao longo deste ano, o Brasil já registrou 1.015 casos confirmados ou prováveis de mpox. Esse número supera o total de casos notificados no ano passado, quando foram contabilizados 853 casos.

A mpox é uma doença viral transmitida entre humanos principalmente pelo contato com lesões na pele de pessoas infectadas. Os sintomas incluem erupções que começam no rosto e se espalham pelo corpo. O período de incubação, ou seja, o tempo entre a infecção e o surgimento dos sintomas, varia de 3 a 21 dias, e a transmissão do vírus cessa quando as crostas das erupções desaparecem. As erupções geralmente surgem entre um e três dias após o início da febre, mas podem aparecer antes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Sudeste do país concentra a maior parte dos casos de mpox, com 80,9%, ou 821 do total. São Paulo é o estado com maior número de casos, com 533 registros, seguido pelo Rio de Janeiro, com 224, e Minas Gerais, com 65 casos. A Bahia aparece em quarto lugar, com 40 casos registrados.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome