Academia de Juazeiro descumpre a Lei de Acessibilidade e leitores criticam: “Quem liberou o Alvará? Atitude capacitista, excludente, inadmissível”

0

 

Imagine se você tivesse alguma dificuldade de mobilidade ou fosse um cadeirante e desejasse acessar os serviços de uma academia para praticar atividade física, mas fosse impedido por uma barreira arquitetônica.

Investir em acessibilidade nas academias, além de ser uma questão de empatia e respeito com as pessoas com deficiência que buscam pelos serviços de saúde física, é um direito dos cidadãos e cidadãs PCDs.

Segundo a Lei 13.146, voltada para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), os espaços públicos e privados devem assegurar e promover condições de igualdade, ou seja, permitir que as pessoas com deficiência, seja física, auditiva, visual ou com mobilidade reduzida, tenham direito à acessibilidade, possibilitando a inclusão social.

Mesmo tendo força de lei, algumas academias vem descumprindo a legislação.

O PNB foi alertado por leitores sobre a total falta de acessibilidade na Academia Smart Fit de Juazeiro. A unidade, diferente de outras da rede, inclusive a de Petrolina, Pernambuco, não oferece um espaço, minimamente estruturado para PCDs.

A começar pela entrada. O acesso ao local é através de escada. Não tem nenhuma rampa ou elevador.

“Totalmente fora da lei da acessibilidade. Não tem uma rampa para cadeirante e corrimãos adequados para quem tem mobilidade reduzida. Nenhum ponto de apoio para as pessoas com deficiência visual ou para aquelas que usam muleta, por exemplo. Como um empreendimento novo se instala na cidade e não se adequa a legislação?”, questionou um leitor.

“Se a academia possui um andar, deveria ter investido em elevador para facilitar o acesso das pessoas cadeirantes, com o tamanho mínimo recomendado para levar uma cadeira. Por que a de Petrolina segue a normas de acessibilidade e a de Juazeiro não? Não deveriam nem ter liberado o Alvará de funcionamento, antes da inauguração, se a academia não cumpria a lei de acessibilidade. Uma atitude capacitista, inadmissível,” observou uma leitora, mãe de cadeirante.

Ocupando seu lugar de fala, uma jovem que tem mobilidade reduzida contou ao PNB que é matriculada na unidade de Salvador e, de férias em Juazeiro, não teve acesso a Smart Fit da cidade.

“Voltei da porta, pois me deparei com uma escada e nenhuma rampa ou elevador. São 3 lances de escada, na verdade. O sentimento foi de exclusão e de desrespeito. Foi de revolta mesmo, pois é inexplicável que uma academia de rede monte sua unidade em Juazeiro sem respeitar as normas exigidas na lei. Quantas pessoas com deficiência ficam excluídas do direito de fazer sua atividade física nesta academia? Se os empresários não tiveram essa consciência cidadã, o poder público, os conselhos, deveriam ter fiscalizado e exigido acessibilidade. É o caso até de interdição, até que instalem os mecanismos de acessibilidade” pontuou a jovem.

Lembrando ainda que para uma academia ser mais acessível é fundamental que os vestiários feminino e masculino tenham barras de ferro para que as pessoas possam se apoiar; ter espaço reservado para cadeira de rodas, muletas ou andadores; bancadas e pias também precisam ser adaptadas com pelo menos uma barra posicionada nas extremidades e a ter alavanca na torneira. ter ao menos um banheiro adaptado ou um banheiro coletivo, que contenha área exclusiva para uso de pessoas com deficiência, entre outras estratégias que garantam segurança e acessibilidade para todos e todas.

Estamos encaminhando as reclamações para a direção da academia.

Benefícios da prática de atividade física para pessoas com deficiência

A prática de atividade física é indicada para quem busca melhorias da saúde e mais qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência praticar essas atividades também traz benefícios e é possível, respeitando as diferenças dos indivíduos e proporcionando acessibilidade.

Os principais benefícios da prática de atividade física para pessoas com deficiência são: aumento da força muscular, da resistência, da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade. Sem falar que melhora a circulação, aumenta a imunidade, auxilia no controle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade.

Redação PNB/ imagem ilustrativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome