Usuário aponta problemas no serviço prestado pelo CAPS João Martins de Souza, em Juazeiro; Sesau anuncia melhorias

0

 

Jailson Alves Feitosa, usuário do Centro de Atenção Psicossocial João Martins de Souza, em Juazeiro, região Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para apontar alguns problemas que estariam prejudicando o serviço. Ele enumerou precariedades na estrutura da instituição e destacou ainda que, apesar de inúmeras reclamações sobre os problemas, até o momento nenhuma providência foi adotada.

“O CAPS II de Juazeiro está em situação vexatória. Uma das questões existentes está na piscina da casa onde funciona o órgão, que por estar abandonada e sem tratamento, vem criando larvas do mosquito-da-dengue. Fica a interrogação da existência de uma piscina em órgão de tratamento de saúde mental. Não há refeitório para os pacientes e os mesmos passam pela recepção e pegam a refeição na porta da cozinha. Não tem mesmo pratos suficientes para servir o almoço, pois alguns ficam esperando que alguns terminem para que o pequeno número de pratos sejam lavados para que outros se alimentem. Os funcionários almoçam sempre primeiro que os usuários. Não há um bebedouro específico para os pacientes, que solicitam água aos funcionários e estes pegam num local onde os mesmos não têm acesso. Já comuniquei à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde do Município sobre a situação, mas até o momento nenhuma providência foi tomada”, declarou o usuário que ainda sugeriu: O CAPS está localizado no Bairro Cajueiro, próximo ao Abrigo São Vicente de Paula, e se estivesse em um ponto central da cidade facilitaria o acesso aos usuários que se deslocam de bairros diferentes para ter acesso ao atendimento”.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em nota, a Sesau informou que o “Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) João Martins de Souza foi recebido pela atual gestão em um imóvel que apresenta necessidade de manutenção estrutural. Ciente dessa realidade, a Sesau tem atuado com responsabilidade e compromisso para reverter esse cenário. Como parte das ações, a Secretaria já conseguiu a aprovação, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a construção da sede própria do CAPS II, o que garantirá mais qualidade, segurança e dignidade no atendimento aos usuários do serviço. A Sesau informa ainda que, como medida preventiva, a área da piscina foi devidamente interditada para assegurar a integridade de todos que frequentam e são atendidos no espaço. Além disso, também foi realizada uma ação com o setor de manutenção para a limpeza da piscina e a instalação do bebedouro nos espaços de convivência, que têm sido utilizados pelos usuários. Sobre a ausência de pratos, a Sesau já realizou o processo de licitação e está no aguardo dos itens solicitados chegarem, contudo, até a aquisição acontecer, em parceria com a Secretária de Educação (Seduc), foram adquiridos novos pratos para suprir a demanda do serviço”.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome