Moradora do Antônio Conselheiro, em Juazeiro, critica demora do SAAE para realizar ligação de esgoto: “Tem gente que espera desde o ano passado”; SAAE esclarece

1

O feriadão da Semana Santa foi de muito transtorno para uma moradora do Antônio Conselheiro, em Juazeiro. Recentemente, ela mudou-se para o bairro, após conquistar sua casa própria e, mesmo pagando R$ 450,00 pela ligação de esgoto, o SAAE não realizou o serviço. O pagamento foi efetuado no dia 3 de abril. Em contato com nossa redação, ela criticou o prazo dado pela autarquia municipal para fazer a ligação.

“Para ligarem a água foi um caos. Tive que comparecer ao SAAE mais de 10 vezes. Paguei, no dia 3 de abril, R$ 450,00 para fazerem a ligação, o que não é barato. No entanto, a solicitação foi feita no dia 20 de março e só dia 03 eles fizeram a vistoria para gerar o boleto de pagamento. Tive que me mudar, porque já tinha que pagar a prestação da casa e não dava para juntar com o valor do aluguel de onde eu estava morando. Hoje me encontro na residência, sem esgoto, porque não tinha como manter aluguel e prestação da casa. Desde o dia que entrei na casa, que não posso utilizar sanitário, não posso receber uma visita, porque, literalmente, a ‘merda’ sai pelo vaso, pelo ralo da garagem e pelo ralo da área de sol. Em plena semana santa, não posso receber um familiar em casa, porque o odor e a imundice não permitem. O senhor prefeito já passou por uma situação como essa ? Uma autarquia como o SAAE, que atende a um município como o de Juazeiro ainda passa por isso? É triste ter um lar e não poder usufruir dele. Lavo a casa e a água não desce, o fedor não passa. Soube que tem pessoas que estão há um ano sem esgoto aqui pelo bairro”, protestou a moradora que ainda acrescentou: “Estou só esperando a conta de água chegar, pra ver se vem a taxa de esgoto”.

Estamos encaminhando a reclamação para o SAAE.

Recorrente

A reclamação de moradores que adquiriram novos imóveis é recorrente. Eles relatam constantemente dificuldades para conseguir acesso ao serviço de ligação da rede de água e esgoto do SAAE. Uma moradora, que recentemente conquistou a casa própria no Residencial Novo Horizonte, no bairro Piranga, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para questionar o prazo informado pela autarquia.

“Fui ao SAAE para solicitar a nova ligação da rede de água. Eles me informaram que o prazo era de 15 dias. Então paguei o boleto e fiquei aguardando. No entanto, já se passaram 17 dias e, até agora, nada foi feito. Meu esposo foi até o balcão de atendimento da empresa e lá informaram que o prazo era, na verdade, de 30 dias, com previsão de realização do serviço no dia 30/04. Em busca de esclarecimentos, enviei mensagem pelo WhatsApp do SAAE, e me responderam com outra data, dia 10/05. Estou aguardando apenas isso para me mudar. Fizemos toda uma programação contando com a data inicial que nos deram, mas o SAAE não consegue nem esclarecer os próprios prazos, e os usuários é que sofrem as consequências. Fico sem entender, o prazo é 15 ou 30 dias?”, relatou a usuária.

O que diz o SAAE

Em busca de esclarecer os prazos fornecidos pela autarquia, o Portal Preto no Branco entrou em contato com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE).

Em áudio enviado à nossa redação, o assessor de imprensa do SAAE, Antônio Pedro, esclareceu que “toda solicitação, seja de água ou de esgoto, qualquer serviço do SAAE, é feita no setor comercial, localizado na Praça da Jacaré. O prazo para ligações novas, tanto de esgoto quanto de água, é de até 30 dias. Mas, realmente, quando estamos com todas as equipes funcionando e a empresa atuando plenamente, esse prazo tem caído para 15 dias. A partir desta semana, isso deve se intensificar ainda mais, pois a máquina que estava parada já foi consertada. A solicitação precisa ser feita presencialmente, por conta da documentação que deve ser assinada no ato do pedido de nova ligação, seja de esgoto ou de água.”

Redação PNB

1 COMENTÁRIO

  1. O que leva a empresa SAAE a agir dessa forma é a ausência de concorrência; até os preços seriam melhores e haveria mais respeito para o cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome