O prazo para solicitar atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta sexta-feira (13), conforme o novo cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A data também marca o encerramento do período de inscrições para o exame. Todo o processo deve ser feito online, pela Página do Participante.
Quem pode solicitar?
O edital do Enem 2025 prevê atendimento especializado para candidatos que apresentem condições específicas que possam impactar sua participação no exame. Entre os perfis contemplados estão pessoas com:
- Baixa visão, cegueira ou visão monocular
- Deficiências física, auditiva ou intelectual
- Surdez ou surdocegueira
- Transtornos como dislexia, déficit de atenção, TEA ou discalculia
- Condições como diabetes, gravidez, lactação e idade avançada
- Estudantes internados ou em classe hospitalar
A solicitação de atendimento exige o envio de documento comprobatório em língua portuguesa, contendo:
- Nome completo do participante
- Diagnóstico com descrição da condição e/ou CID-10
- Assinatura e identificação do profissional responsável, com registro em órgão competente (CRM, RMS ou equivalente)
Participantes que tiveram pedidos aprovados entre 2021 e 2024 estão isentos de reapresentar a documentação, desde que a condição e a solicitação sejam as mesmas. Casos de lactantes e estudantes em classe hospitalar exigem nova comprovação.
- Quem tiver a solicitação aprovada poderá contar com diversos dispositivos de apoio, como:
Máquina de escrever em Braille, tiposcópio, telelupa, luminária - Dispositivos de medição de glicemia (em caso de diabetes)
- Óculos especiais, apoio para pernas e pés, mesa acessível
Além disso, o Inep oferece recursos de acessibilidade durante a aplicação das provas, como:
- Prova em Braille, com letra ampliada ou superampliada
- Leitor de tela (compatível com softwares DosVox e NVDA)
- Tradutor-intérprete de Libras ou guia-intérprete (para surdocegos)
- Auxílio para leitura, transcrição ou leitura labial
- Sala com fácil acesso, tempo adicional e calculadora (apenas para discalculia, fornecida pelo Inep)
Lactantes
As candidatas que estiverem amamentando poderão solicitar atendimento especial, mas devem levar um acompanhante adulto responsável pela guarda da criança. O acompanhante ficará em sala separada e não terá acesso à sala de provas. O contato entre lactante e bebê será monitorado por fiscais e acontecerá em local reservado.
Para garantir o direito ao atendimento especializado, é essencial que os candidatos cumpram o prazo que encerra na sexta-feira (13) e sigam corretamente as orientações do edital.
Redação PNB