Nesta segunda-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de Julho, data da Independência da Bahia, uma data nacional.
A proposta visa reconhecer a importância histórica da expulsão das tropas portuguesas de Salvador, em 1823, consolidando a independência do Brasil após o 7 de Setembro.
“Encaminhamos hoje um projeto de lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de Julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, estarei em Salvador para comemorar esta data histórica junto ao povo baiano”, escreveu Lula nas redes sociais.
O projeto, no entanto, não torna a data um feriado nacional.
Lula no 2 de Julho
O presidente participa, nesta quarta-feira (2), em Salvador, da programação oficial da data e assinou a mensagem de envio do projeto ao Congresso.
“É verdade que Dom Pedro fez o Grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que na Bahia os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirmou o presidente.
Redação PNB/Foto Direito News