“Projeto Cultural vai presentear Juazeiro com escultura do criador da Bossa Nova, João Gilberto” por João Gilberto Guimarães

0


Juazeiro receberá em breve um presente especial que une arte, música e memória: uma escultura em homenagem a João Gilberto, filho ilustre da cidade e criador da Bossa Nova. A obra faz parte do projeto
Modelando ao Som da Bossa Nova, realizado com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do edital DINAMIZAÊ – Dinamização de Espaços Culturais (PNAB/2024) tendo como proponente e coordenador o artista plástico Alex Moreira.

A primeira etapa do projeto aconteceu entre os dias 17 de julho e 10 de agosto de 2025, com uma oficina de modelagem em argila voltada para estudantes, incluindo pessoas com deficiência visual. Durante um mês, os participantes vivenciaram uma experiência sensorial única, criando peças em argila enquanto eram imersos no universo sonoro de João Gilberto. A proposta uniu música e artes visuais, promovendo inclusão de forma interativa e criativa.

Como resultado dessa etapa, nasceu a ideia de uma escultura coletiva de João Gilberto ainda criança, deitado sobre uma concha em formato de violão. A peça contará com sistema de som integrado que reproduzirá a discografia completa do artista, convidando o público a redescobrir sua obra de maneira sensorial.

Na segunda etapa, o projeto avança com a criação da escultura definitiva, assinada pelo artista visual Alex Moreira. A obra, intitulada “O Nascimento da Bossa Nova”, será produzida em concreto armado, medindo 3 metros de largura, 2,5 metros de altura e 2 metros de profundidade. O menino João estará retratado com semblante sereno, sobre uma concha/cabaça, ao lado de um violão erguido na vertical, com sua mão iniciando o gesto de tocar as cordas.

Além da imponência estética, a escultura terá iluminação especial para valorizar seus detalhes e será incorporada ao acervo permanente do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, fortalecendo ainda mais a memória do músico na cidade.

A realização do projeto conta com o engajamento dos estudantes Ygas Eloy, Maria de Lourde, Alyne Ferreira, Mateus Pereira e Marleide, que participaram da oficina inicial e continuam colaborando na construção da escultura, ao lado da equipe técnica formada por Steffane Alves, Antônio Carlos, Alan Alves e Maria Vicktoria.

O projeto é uma iniciativa do Ateliê Moreira e da Criativa Produções, com apoio do Centro de Cultura João Gilberto e da Rede TerraCult. O financiamento é garantido pelo Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Mais que uma homenagem, a escultura busca reforçar o senso de pertencimento dos juazeirenses, valorizando a trajetória de João Gilberto e projetando o potencial cultural da cidade que o viu nascer para o mundo.

Por João Gilberto Guimarães 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome