A Prefeitura de Sento Sé deu mais um passo na consolidação do turismo como eixo de desenvolvimento econômico. O município recebeu nesta semana, na sede da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, a visita técnica de Mário Bestetti, especialista que realizou um levantamento detalhado dos potenciais turísticos locais. A foi coordenada pelas Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a AGELIDER – Agência de Desenvolvimento Sustentável Sertão do São Francisco e o Sebrae.
O diagnóstico revelou um conjunto diversificado de atrativos, como as praias e ilhas do Rio São Francisco, a beleza da Caatinga, os festejos tradicionais, o artesanato e a culinária regional. Também destacou o potencial do título de Capital Mundial do Bioma Caatinga e do Parque Nacional Boqueirão da Onça como grandes impulsionadores do turismo.
“Este diagnóstico é o ponto de partida fundamental. Ele nos dá uma base sólida para criar estratégias eficazes, garantindo que nossos investimentos e ações no turismo sejam direcionados para onde há maior potencial de retorno. O próximo passo será aprofundar o mapeamento e formatar os projetos prioritários para captação de recursos e implementação”, explicou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Enos André.
Integração
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Clériston Ferreira, a integração entre setores é um dos pontos fortes para o sucesso da iniciativa. “O turismo, para ser sustentável e realmente beneficiar a população, exige uma visão ampla. O turismo caminha de mãos dadas com o planejamento, a cultura, a agricultura e o meio ambiente. Só com essa harmonia entre secretarias e parceiros como o Sebrae e a AGELIDER teremos um impacto positivo e duradouro. A beleza natural e cultural de Sento Sé é o nosso maior patrimônio, e nossa responsabilidade é transformá-la em oportunidade de desenvolvimento”, avaliou.
Próximos passos
Com o mapeamento concluído, a Prefeitura deve iniciar a fase de estruturação e promoção das rotas turísticas, envolvendo a comunidade local e fortalecendo a integração com municípios vizinhos.
Ascom PMSSE


