“Uma Moção para Kekê de Bela” por Demis Santana

0

O artista plástico curaçaense Cleuton Ferreira Santos, conhecido como Kekê de Bela, foi homenageado com uma Moção de Aplausos, concedida pela Câmara Municipal de Curaçá.

Conhecido como o “pintor das celebridades”, Kekê já teve obras com destaque no The New York Timese integra coleções de personalidades como Lulu Santos, Zé Ramalho e a ex-presidenta Dilma Rousseff.

“Meu anel cravejado de brilhantes, são os olhos do Capitão Corisco.

É a luz que incendeia o meu ofício, nessa selva de aço e de antenas, beija-flor, estou chorando as suas penas derretidas na insensatez do asfalto”.

A equação que aqui se monta, prova que ter fama não é ter grana.

São tantos os títulos e momentos ricos, que custo a escolher quais episódios devem constar no Portifólio do multi-artista Curaçaense: Cleuton Ferreira dos Santos, popularmente conhecido como Kekê de Bela.

Desde o The New York Times Jornal, passando por correspondência de confirmação e agradecimento por conta de pinturas recebidas pelo Gabinete do Presidente: Luiz Inácio da Silva, o nosso Lula, enveredando pelos justos e emocionantes discursos feitos por celebridades da música, da política, do clero, da mídia televisiva e da internet.

Contudo, a valorização financeira de Kekê, flutua no nível das marés baixas. E mesmo assim, ele é enormemente agradecido por estar sobrevivendo do ofício de pintar quadros.

“Os amigos sempre me dão uma força enorme”, releva o reconceituador de formas, imagens, texturas e energias, por via da criação inspiradas nos pensamentos loucos e impulsionadas pela incessante música que nunca se cala no atelier em que trabalha dia e noite.

A ideia de pintar celebridades, converteu-se em um marketing funcional, contudo este formado ameaça engessar os horizontes criativos do artista visual, que quando menino que riscava com pedaços de tijolos a imagem do personagem: Pica-pau, e que evoluiu para desenho e pinturas de paisagens e ídolos em telhas, chegando nas telas, e então percebendo que sua inspiração carecia de parceria com a questão ambiental, e por isso, pinta atualmente em tábuas, portas de armários e outros matériais adquiridos no garimpo da reciclagem, ou doados por fãs.

Foi analisando toda essa trajetória que o jovem vereador de Curaçá-BA: Leanderson GD, propôs na Câmera, o reconhecimento através da Moção Honrosa, para o senhor Cleuton Ferreira dos Santos, sendo a proposta apoiada e aprovada por todos os demais legisladores e legisladoras da Casa da Cidadania Curaçaense.

Após mais essa conquista, Kekê, quer agora, apresentar seu certificado de Moção, para a população em geral da sua cidade natal, e sonha em realizar este momento através de uma exposição temática sobre importantes personagens do cangaço do nordeste brasileiro.

Por conta da afinidade com o tema, escolheu o professor Demis Santana para ser o curador deste projeto.

Aguardemos então, a passagem do momento  momesco para dialogar  com a gestão municipal e Secretaria de Cultura e Turismo de Curaçá, que haverão de viabilizar este maravilhoso encontro do nosso povo com as obras de artes de Kekê de Bela.

Por Demis Santana

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome