A filha de uma paciente que realizou uma cirurgia no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina, no sertão de Pernambuco, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar a demora no atendimento da policlínica da unidade para agendamento do retorno ortopédico. Segundo o relato, a mãe dela deveria retornar após três semanas para a retirada dos fios de Kirschner, utilizados na fixação óssea.
De acordo com a acompanhante, no dia da alta médica, a orientação recebida foi para que a família entrasse em contato imediatamente com a policlínica do hospital para agendar o retorno. No entanto, ela afirma que enfrentou dificuldades para conseguir atendimento.
“No mesmo dia da alta ligamos e mandamos mensagens, mas ninguém atendia. O telefone chamava até cair e o WhatsApp também não tinha resposta”, relatou.
A acompanhante conta que as tentativas de contato se repetiram por vários dias consecutivos.
“Semana passada finalmente conseguimos ser atendidas. Disseram que ligariam para marcar o retorno, mas não ligaram”, afirmou.
Segundo ela, a situação causou ainda mais preocupação após a família descobrir que o procedimento só deve acontecer no mês de junho.
“Já passou o prazo para retirar os fios de kirschner dela e disseram que o retorno e a retirada está só para junho. É quase dois meses de espera para retirar algo que está colado no osso dela”, desabafou.
Ela também criticou a falta de alternativas para buscar o atendimento em outra unidade de saúde.
“É um absurdo. Disseram apenas que ela tem que esperar e que não podem fazer nada. Somos de Juazeiro e não podemos procurar outra instituição daqui porque a cirurgia foi feita lá”, declarou.
Encaminhamos a denúncia para o HU-Univasf em busca de esclarecimentos. Em nota a unidade informou que “em função da elevada demanda de atendimentos na especialidade de Ortopedia, está realizando mutirões internos para agilização de consultas ambulatoriais e cirurgias.
O hospital continuará mantendo comunicação com a paciente para informar sobre o atendimento aguardado e as equipes estão empenhadas em contemplar o maior número de pacientes possível na programação dos mutirões com foco na diminuição de fila de espera para procedimentos em saúde.
É importante que todos os pacientes mantenham seus contatos atualizados para que a equipe hospitalar consiga fornecer atualizações sobre consultas, exames e cirurgias. O número de contato oficial que o HU-Univasf utiliza para comunicação com pacientes é o (87) 2101-6500. Caso os pacientes queiram entrar em contato para realizar agendamentos, os números a serem discados são: (87) 2101-6585 ou 2101-6514.
Ressalta-se ainda que todos os atendimentos prestados pelo HU-Univasf são totalmente gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.”
Redação PNB


