Com a proximidade do dia de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (4), voltaram os questionamentos sobre o funcionamento do comércio em Juazeiro e Petrolina.
Enquanto na cidade pernambucana a data é considerada feriado e o comércio tende a fechar as portas, em Juazeiro o funcionamento será normal, como em um dia comum, conforme anúncio do Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região (CJR).
Um comerciário cristão que atua em Juazeiro, em contato com nossa redação, considera que a data é um momento importante de manifestação de fé e defende a inclusão da data no calendário oficial do município.
“Por que em Petrolina será feriado no feriado de Corpus Christi e em Juazeiro o comércio funcionará normalmente? Isso é intrigante! Como fica a classe trabalhadora cristã? Quer dizer que em uma cidade tem o feriado e na outra não? É complicado, pois a prefeitura e o Sindilojas não decretam esse feriado no calendário anual em Juazeiro. E nós, trabalhadores, não podemos exercer a nossa fé. Isso é inadmissível! Todo indivíduo tem direito a exercer a sua fé”, comentou o trabalhador.
“De um lado da ponte é feriado, do outro não. A gente sente que não pode exercer plenamente a nossa fé. Não é só uma questão de folga. É um dia sagrado para muitos de nós. Na prática, a gente já sabe que o comércio fica vazio. Não há movimento”, disse outra trabalhadora.
Corpus Christi
Corpus Christi não é um feriado nacional obrigatório. A data é considerada ponto facultativo no calendário federal, o que significa que cabe a estados e municípios decidirem se adotam ou não como feriado oficial.
Em Petrolina, a data foi institucionalizada como feriado municipal, o que garante a suspensão de atividades em diversos setores. Já em Juazeiro, a prefeitura não incluiu Corpus Christi no calendário oficial de feriados, e o comércio segue funcionando, geralmente respaldado por acordos com entidades como o Sindilojas.
Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região (CJR)
O Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região (CJR) informou que o comércio funcionará normalmente no próximo dia 4 de junho. Segundo a entidade, a decisão ocorre porque a Prefeitura Municipal de Juazeiro não decretou feriado no município. Com isso, a quinta-feira será considerada um dia normal de trabalho para o setor comercial.
O sindicato informou ainda que o funcionamento das lojas e estabelecimentos comerciais seguirá sem alterações na data.
Redação PNB



