Secretário esclarece funcionamento do Corujão da Saúde e afirma que atendimento noturno é aberto para toda a população de Juazeiro

0

O secretário de Saúde de Juazeiro, na região Norte da Bahia, Helder Coutinho, esclareceu em entrevista ao Portal Preto no Branco como está funcionando o programa “Corujão da Saúde”, que começou a operar nesta segunda-feira (25). A iniciativa  ampliou o horário de atendimento da Atenção Primária para o período noturno em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A dúvida surgiu após uma leitora questionar se apenas moradores dos bairros onde as unidades estão localizadas poderão utilizar o serviço. Segundo o secretário, o atendimento é aberto para toda a população.

“A iniciativa amplia o horário de atendimento da atenção primária, garante mais acesso à população e a serviços de saúde num período agora estendido, no período noturno. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, contemplando usuários das unidades e também demandas espontâneas da população no geral”, explicou Helder Coutinho.

De acordo com o gestor, o objetivo do programa é facilitar o acesso de trabalhadores e pessoas que não conseguem buscar atendimento durante o horário convencional das UBSs.

“O objetivo é reduzir a demanda reprimida, ampliar a cobertura assistencial, facilitar o acesso de trabalhadores, de pessoas que não conseguem buscar o serviço durante o horário convencional”, destacou.

Nesta primeira etapa, o programa está sendo realizado nas UBSs dos bairros Tabuleiro, João Paulo II, CAIC e Santo Antônio. Segundo Helder Coutinho, a escolha das unidades foi baseada em estudos técnicos realizados pela Secretaria de Saúde.

“Nós pegamos vários atendimentos da rede de urgência e emergência do município, do Hospital Regional, da UPA, da UPED, fizemos toda uma avaliação para verificar qual tipo de atendimento estava sendo encaminhado para essas unidades e quais os bairros que mais demandavam atendimento”, afirmou.

O secretário explicou ainda que durante o horário estendido serão ofertados diversos serviços da Atenção Básica, incluindo consultas e acompanhamento de programas de saúde.

“Estaremos ofertando consultas no geral, atendimento a gestantes, hipertensos, diabéticos, pré-natal, puericultura, preventivo, vários atendimentos para nossa comunidade no geral”, disse.

Helder Coutinho também afirmou que a intenção da gestão municipal é ampliar o serviço futuramente.

“É um programa inovador e pretendemos cada dia mais melhorar e ampliar para nossa população”, concluiu.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome