Após familiares criticarem a demora na liberação de uma vaga para tratamento de hemodiálise em clínicas ou instituições da região, para um paciente que mesmo após receber alta médica segue internado no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), a gestão da unidade se manifestou.
Em nota encaminhada ao Portal Preto no Branco, o hospital informou que pacientes que necessitam exclusivamente da continuidade da terapia renal substitutiva são inseridos nos sistemas de regulação e só podem deixar a unidade após a confirmação de acolhimento por um serviço apto a realizar a hemodiálise de forma regular, sob risco de agravamento do quadro clínico.
Veja a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) esclarece que os pacientes com quadro de adoecimento renal admitidos na unidade recebem atendimento da equipe multiprofissional. Após a conclusão do tratamento hospitalar, quando não há mais possibilidade de evolução clínica que justifique a permanência na internação, alguns pacientes necessitam apenas da continuidade do tratamento por meio da hemodiálise.
Nesses casos, os pacientes são inseridos nos sistemas de regulação para que sejam acolhidos por instituições que atendam seus municípios de origem e disponham do serviço de hemodiálise, garantindo a continuidade adequada do tratamento.
Enquanto a transferência não é efetivada, o Hospital Regional de Juazeiro não pode conceder alta ao paciente, pois é necessário assegurar a realização regular do procedimento dialítico na própria unidade. A liberação sem a definição de outro local apto a realizar a hemodiálise poderia resultar no agravamento do quadro renal e comprometer a assistência necessária ao paciente.
Relembre
Redação PNB



