Teve início nesta segunda-feira (20) a segunda edição do Festival Juá Literária, em Juazeiro. Com o tema “Palavras que navegam pelo tempo”, o evento segue até o próximo sábado (25), reunindo uma programação gratuita com cerca de 180 atividades voltadas à literatura, à cultura e à educação.
Ao longo da semana, o público poderá participar de apresentações musicais e poéticas, mesas de debate, bate-papos com autores, contações de histórias, oficinas, ações voltadas ao público infantil e lançamentos de livros.
A Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) informa que a Feira de Livros (FliJuá) funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, com atendimento preferencial aos estudantes da rede municipal de ensino.
De segunda-feira (20) a sexta-feira (24), o público em geral poderá visitar a Tenda FliJuá das 12h às 14h e das 17h às 21h, além de circular, durante a manhã, pelos demais espaços do festival, como as mesas literárias realizadas no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto (CCJG). No sábado (25), a entrada será livre em todos os horários e em todos os espaços do evento.
Nesta edição, o Juá Literária homenageia a tradição literária juazeirense, estabelecendo conexões entre a memória histórica do município e a produção criativa de autores que continuam fortalecendo a identidade cultural local. Como parte dessa proposta, a programação prestará homenagem a 50 escritores regionais que contribuíram para a literatura e para a construção da história de Juazeiro.
O festival também destaca a produção artística local, reunindo cerca de 25 atrações da região, entre elas Paulo Soares, Fernanda Luz, Peu Bandeira, Ivan Greg, Josyara, Dubaia, Trupe Errante, OuTrio Matingueiros e o Samba de Véio do Rodeadouro.
Entre os destaques nacionais da programação, a cantora e compositora Adriana Calcanhotto sobe ao palco no dia 24 de julho, no Espaço Canções do Rio, localizado na Orla Nova, para um espetáculo que promete reunir poesia, voz e violão às margens do Rio São Francisco. No dia seguinte, a artista participa da mesa “Entre Palavras e Canções”, em um bate-papo sobre as relações entre literatura e música.
Outro nome aguardado é o cantor e compositor Marcelo Jeneci, que participa, no dia 24, da mesa “Conversa e Canção”, proposta que une diálogo e apresentação acústica para explorar os encontros entre melodia e poesia.
A programação do dia 24 também contará com a participação da escritora e ativista Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti de Educação 2024, que conduzirá um debate sobre literatura antirracista, letramento racial, pedagogias inclusivas e a construção de ambientes educacionais mais plurais.
Outro destaque é a escritora Aline Bei, considerada uma das principais vozes da literatura brasileira contemporânea. Autora de obras como O Peso do Pássaro Morto e Pequena Coreografia do Adeus, ela compartilhará reflexões sobre seu processo criativo e a construção poética de sua escrita.
Encerrando o festival, no dia 25 de julho, Oswaldo Montenegro apresentará um show com seus maiores sucessos no Espaço Canções do Rio. Reconhecido como um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, o artista levará ao público um repertório marcado pela poesia, teatralidade e sonoridade intimista.
Além desses convidados, o Juá Literária contará com a participação de Renato Braz, Bob Fernandes, Juliana Linhares, Flaira Ferro, Jéssica Caitano, Lirinha, Bule Bule, Teatro Mágico, Fabiano Piúba, Rodrigo França, Fátima Freire Dowbor, Luis Osete, Jamile Borges, Paulo Soares, Alexandre Leão, Danilo Ribeiro, Dione Sol, Emília Nuñez, Ricardo Ishmael, Trupe Errante, João Gilberto Guimarães, o Samba de Véio da Ilha do Rodeadouro, entre outros nomes da música e da literatura nacional e regional.
As atividades acontecerão em diversos pontos da cidade, incluindo toda a Orla Nova de Juazeiro, o Centro de Cultura João Gilberto e a Casa do Artesão. A programação contempla ainda a Feira Literária (FliJuá), os palcos Espaço Canções do Rio e FliJuá, as tendas TEAcolhemos e Juazinha, além das ações itinerantes do BIBEX, da Kombi do Zé Livrório e do Busarte.
Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, o Juá Literária integra um programa municipal que une educação, cultura e arte, incentivando a leitura e valorizando a produção literária regional.
O Festival Juá Literária é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, da Editora IMEPH e da Andelivros, além da produção da Carranca Produções e da Entre Versos e Canções Produções Artísticas.
A programação completa pode ser consultada no site oficial do festival: https://jualiteraria.juahub.com.br/.
Com informações da Ascom



