Moradores do bairro Expedito Nascimento, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para alertar para a grande quantidade de cães em situação de rua na comunidade. Segundo eles, a situação tem causado insegurança e prejudicado o uso do espaço público.
“A presença de diversos animais errantes no bairro, principalmente na praça, tem preocupado os moradores e frequentadores, principalmente crianças, idosos e pessoas que praticam atividades físicas. Além do risco de ataques, também existe a preocupação com acidentes, transmissão de doenças, a reprodução descontrolada dos animais e o comprometimento do uso seguro da praça”, relataram.
Os moradores afirmam que a situação exige uma resposta do poder público e cobram medidas para garantir tanto a segurança da população quanto o bem-estar dos animais.
“Pedimos que a Prefeitura faça uma vistoria no local e adote as providências necessárias, incluindo avaliação veterinária dos cães, recolhimento daqueles que precisem de atendimento, ações de castração, vacinação e encaminhamento para adoção, quando for possível”, solicitaram.
Estamos encaminhando a situação para a prefeitura de Juazeiro em busca de um posicionamento.
TAC MPBA
Em julho de 2024, a Prefeitura de Juazeiro firmou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, que deu um prazo de 180 dias para que o município implantasse um programa permanente de controle populacional de animais com esterilização de cães e gatos e desenvolvesse outras ações referentes a causa animal.
Em setembro do ano passado, a atual gestão realizou uma ação inédita de castração e microchipagem gratuita de cães e gatos. Ao todo, mais de 1.200 procedimentos foram realizados, segundo a prefeitura.
Porém, até o momento, outras ações não foram mais realizadas.
Redação PNB



