O deputado federal e candidato à reeleição pela Bahia, Elmar Nascimento (União Brasil), se autodeclarou preto no registro de candidatura enviado ao Tribunal Superior Eleitoral- TSE.
A informação prestada à Justiça Eleitoral chama atenção pela mudança em relação aos pleitos anteriores, já que em 2022, o parlamentar declarou-se como pardo, e em 2018, a autodeclaração foi como branco..
A assessoria de Elmar Nascimento afirma que houve um erro de digitação por parte do jurídico da campanha e disse que já foi feito um pedido à Justiça Eleitoral para corrigir a informação.
Segundo a legislação eleitoral estabelece que 30% dos recursos do FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanhas) e do Fundo Partidário devem ser destinados a candidaturas de pessoas pretas e pardas.
Redação PNB



