Núcleo APLB Sindicato de Curaçá participa do Encontro do Conselho Sindical da Regional Norte em Jacobina

0

Representantes do Núcleo da APLB Sindicato de Curaçá participou nos dias 25 e 26 de Agosto (quarta e quinta-feira) do Encontro do Conselho Sindical da Regional Norte, realizado na cidade de Jacobina. O evento teve como tema central: “Luta e Engajamento dos Trabalhadores da Educação: Política, Espaço de Poder e Valorização Profissional”.

Durante o encontro, Jairo Araújo, da APLB Sindicato na Bahia, conduziu o debate sobre a conjuntura política e educacional e os desafios da organização sindical, destacando a necessidade de levar para os espaços sindicais a discussão permanente sobre as políticas educacionais, além de preparar a categoria para enfrentar os desafios do atual cenário.

Já a coordenadora interina da APLB Sindicato na Bahia, Marilene Betros, destacou que a união é a maior força da categoria e que “somente por meio da unidade seremos capazes de enfrentar os ataques, as ameaças e as tentativas de criminalização da luta sindical e, a organização coletiva continua sendo o caminho para avançarmos”.

O adoecimento dos profissionais da educação também estive em pauta e foram discutidos fatores que contribuem diretamente para o sofrimento e o esgotamento profissional. Uma das palestrantes, também da equipe da APLB Sindicato na Bahia, Débora Irineu, fez uma reflexão sobre os desafios da comunicação sindical na era digital, compreendendo as transformações das redes sociais para utilizá-las como instrumentos de diálogo, informação, mobilização e fortalecimento da luta.

“Foi um momento de intenso aprendizado, reflexão e fortalecimento da nossa organização sindical. Tivemos a honra de representar não apenas o Núcleo de Curaçá, mas também a Delegacia Regional do Baixo Médio São Francisco, contribuindo para os debates e construções coletivas em defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, afirmou a coordenadora do Núcleo da APLB Sindicato em Curaçá, Iracema Martins.

O encontro foi encerrado com um debate sobre a necessidade de avanço funcionários da educação no que diz respeito à defesa de carreira, salários dignos, melhores condições de trabalho, formação inicial e continuada, plano de carreira unificado e concurso público. Nesse sentido, torna-se fundamental fortalecer a luta pela aprovação do PL 2531/2021, que trata da regulamentação da carreira dos profissionais da educação básica.

“Saímos desse encontro mais fortalecidos, com novas ideias, mais garra, esperança e disposição para continuar lutando. Temos a certeza de que a unidade, a organização e o engajamento da categoria são fundamentais para fortalecer a luta sindical e transformar a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, finalizou Iracema Martins. Também estiveram presentes ao encontro o vice-coordenador do Núcleo de Curaçá, Pedro Cleber Ferreira e da suplente de Secretária Sindical, Joseane Nunes

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome