Moradora sofre ataques de cães soltos nas ruas e relata dificuldade para tomar vacina após mordidas em Juazeiro

0

Uma moradora de Piranga 2, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco para alertar sobre a quantidade de cães soltos nas ruas e reclamar da dificuldade para conseguir vacinação após ser mordida pelos animais. Ela conta que já foi atacada duas vezes e precisou se deslocar para outros bairros em busca de atendimento.

“Aqui são vários bairros cães soltos, entre eles: Piranga 1 e 2, Argemiro, Nova Esperança, Rio Jordão, Codevasf, Malhada da Areia e vários outros. Eu moro em Piranga 2 e já fui mordida duas vezes por cachorro de rua. É muito cachorro solto. Tem dono que sabe que os cachorros mordem e deixa solto no meio da rua”, afirmou.

Sobre a vacinação, a moradora conta que precisou procurar uma unidade de saúde distante de sua comunidade para receber atendimento depois de ser mordida.

“Para tomar vacina tem que fazer turismo pela cidade. Isso é uma vergonha. No nosso posto de saúde não tem vacina para tomar quando um cachorro morde alguém
Eu mesma fiz turismo rodando para tomar a vacina. Fui tomar lá perto do Batalhão, em um posto de saúde que tem lá. Tomei da gripe e uma do tétano e me orientaram a observar o cachorro. Se em dez dias o cachorro morrer, era para voltar lá”, contou.

Ela questiona por que o atendimento necessário após uma mordida não está disponível na própria região, principalmente diante da quantidade de animais soltos que, segundo seu relato, circulam pelos bairros.

“Secretaria de Saúde, por favor , disponibilize vacina aqui no posto de saúde do Argemiro, que inclusive estamos usando o CRAS como posto de saúde”, cobrou.

Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a Secretaria de Saúde informou que “a oferta da vacina antirrábica humana está concentrada, temporariamente, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, como estratégia para garantir o atendimento à população e a utilização adequada das doses disponíveis. A medida foi adotada em razão do quantitativo de doses recebido pelo município, que, neste momento, não permite a distribuição do imunizante para todas as UBSs. A vacina antirrábica humana está disponível nas seguintes unidades de referência:

• Quidé
• João XXIII
• Novo Encontro
• Tabuleiro
• João Paulo II
• Jardim Vitória
• São Geraldo
• Dom José Rodrigues
• Dom Thomaz
• Piranga
• Itaberaba

Os usuários que necessitarem do imunizante devem procurar sua unidade de saúde para receber as orientações e, quando indicado, o encaminhamento para uma das unidades de referência. A Sesau reforça ainda que as vacinas de rotina seguem disponíveis normalmente nas unidades de saúde do município, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e a indicação para cada público. A Secretaria acompanha o abastecimento da vacina antirrábica humana e adotará as medidas necessárias para ampliar novamente a distribuição do imunizante às demais unidades, conforme o recebimento de novas doses”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome