Projeto acontece de 8 a 10 de outubro e promove encontros musicais entre artistas de Pernambuco, Piauí e Bahia, com programação gratuita no O Casarão
Petrolina será território de encontro entre diferentes sotaques, sonoridades e expressões culturais durante o Conexão Nordeste – Cultura sem Fronteiras, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de outubro, no O Casarão Bar & Restaurante, em Petrolina (PE). Em celebração ao Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro, o projeto reúne artistas de Pernambuco, Piauí e Bahia em três noites de programação gratuita, celebrando a pluralidade da música produzida na região.
A programação começa nesta quinta-feira (8), com a Conexão Pernambuco, reunindo Fernanda Luz, de Petrolina, e Katarina Laviny, de Santa Maria da Boa Vista, em uma noite dedicada ao forró.
Na sexta-feira (9), a Conexão Piauí-Pernambuco coloca em diálogo Camila Yasmine, de Petrolina, e Tauana Queiroz, de Teresina, tendo o samba e a Música Popular Brasileira como pontos de encontro entre os dois estados.
Encerrando a programação, no sábado (10), a Conexão Pernambuco–Bahia reúne Laiz de Oya, de Recife, e Ori Meji, de Salvador, aproximando as produções musicais e culturais dos dois estados.
Além de reunir diferentes apresentações em um mesmo palco, o Conexão Nordeste nasce da ideia de aproximar territórios. A proposta é provocar intercâmbios entre artistas, públicos, histórias e identidades, compreendendo a música como uma linguagem capaz de atravessar fronteiras e criar novos encontros. A escolha de Petrolina também integra essa narrativa. Localizada às margens do Rio São Francisco e conectada diretamente à Bahia, a cidade carrega em seu cotidiano os atravessamentos culturais que inspiram o projeto.
O Conexão Nordeste também busca ampliar o olhar sobre a produção musical nordestina, indo além das representações historicamente estereotipadas associadas à região. A programação aposta em diferentes linguagens e sonoridades para apresentar um Nordeste plural, contemporâneo e em constante movimento, sem abandonar suas raízes, mas reconhecendo as muitas formas de criar, existir e produzir cultura em seus territórios.
Projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, apoio Ministério da Cultura e Governo de Pernambuco.
Assista ao teaser oficial e confira a programação completa em @conexaonordestecultural.
Ascom



