Os deputados federais Otoni de Paula (PSD-RJ), Rogério Correia (PT-MG) e Duda Salabert (Psol-MG) anunciaram iniciativas para solicitar a apreensão do passaporte de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a proibição do senador de saída do país.
Os pedidos foram apresentados ou anunciados após a divulgação do resultado eleitoral, realizado neste domingo (25), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito.
Os parlamentares alegam que Flávio poderia tentar deixar o Brasil para evitar investigações em andamento. No entanto, ainda não há provas públicas de que o senador esteja planejando uma fuga, e nenhuma decisão de apreensão do passaporte foi anunciada.
Otoni de Paula informou que protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR), solicitando a análise urgente de medidas cautelares contra o senador, entre elas a proibição de deixar o território nacional e a entrega dos passaportes. O documento também pede que eventuais decisões sejam comunicadas à Polícia Federal e às autoridades de controle migratório.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado afirmou que pretende impedir uma eventual saída de Flávio do país. “Os seus esquemas com Vorcaro você vai ter que pagar aqui”, declarou, em referência ao empresário Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master.
A representação de Otoni cita o inquérito que investiga operações relacionadas ao financiamento do filme Dark Horse, sobre a trajetória política de Jair Bolsonaro (PL). O documento também pede análise de informações sobre movimentações financeiras internacionais e apurações envolvendo o advogado Willer Tomaz e a empresa Alcazar Holdings.
O deputado Rogério Correia anunciou que pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (26) para solicitar a retenção do passaporte de Flávio. Em publicação nas redes sociais, ele relacionou o pedido às suspeitas que envolvem o senador e defendeu que a medida seja adotada para impedir uma eventual saída do Brasil.
Já Duda Salabert afirmou que solicitou à Justiça a apreensão do documento. A parlamentar, no entanto, não detalhou publicamente a qual autoridade encaminhou o pedido.
A discussão sobre uma possível viagem de Flávio aos Estados Unidos ganhou força nas redes sociais após a ex-deputada Joice Hasselmann afirmar, no fim de semana, que o senador teria um jatinho preparado, com plano de voo para Miami, caso perdesse a eleição. A declaração repercutiu na internet, mas não foram apresentadas provas públicas que confirmem a informação.
Investigações envolvem filme e operações financeiras
Flávio Bolsonaro é citado em investigações que apuram possíveis irregularidades relacionadas ao financiamento do filme Dark Horse. O inquérito, sob relatoria do ministro André Mendonça, do STF, examina suspeitas envolvendo repasses de Vorcaro para a produção. Mensagens analisadas pelos investigadores indicariam que o senador cobrou pagamentos do empresário.
Flávio afirma que buscou patrocínio privado para o filme e nega ter oferecido vantagens em troca dos recursos.
Outra frente de apuração envolve suspeitas de lavagem de dinheiro em operações relacionadas a empresas financeiras e ao setor de apostas, com menções ao advogado Willer Tomaz. Os envolvidos negam irregularidades. Os casos seguem em investigação, sem condenações relacionadas a esses episódios.
A eventual apreensão do passaporte depende de decisão da autoridade competente. A apresentação das representações, por si só, não impede Flávio de deixar o país.
O senador encerra seu mandato no Senado em fevereiro de 2027. Com o fim do mandato, deixará de contar com a prerrogativa de foro vinculada ao cargo, embora a competência para julgar eventuais investigações dependa das circunstâncias de cada caso e das regras estabelecidas pelo STF.
BahiaBA



