O presidente do PP de Tocantins, o deputado federal Vicentinho Junior, é investigado por usar dinheiro público para comprar um carro avaliado em R$ 100 mil para a irmã.
De acordo com informações do jornal Estado de São Paulo, a compra foi feita pelo deputado com o uso de cota parlamentar. Pela lei, a verba bancada pela Câmara deve ser usada para custear despesas do mandato dos deputados, como aluguel de escritório, veículo, passagens aéreas e alimentação.
Mas Vicentinho Junior usou a cota para alugar o carro e aproveitou uma cláusula do contrato com a locadora para comprar o mesmo veículo. A movimentação é contrária às regras da Câmara.
Ele está sendo investigado por improbidade administrativa. O caso chegou ao MPF sob sigilo em maio do ano passado, por determinação do ministro do STF, Dias Toffoli.
Segundo o 10º artigo do Ato da Mesa 43/2009 da Câmara, que fala sobre a cota parlamentar, fica proibido que os contratos de locação de carros tenham dispositivos que permitam a aquisição do bem, artifício usado pelo parlamentar.
Procurada pelo Estadão, a Vip Service afirmou que não sabia que o deputado usou a cota para alugar e comprar o carro.
Já o deputado, disse que sempre se pautou pela transparência. “Se houve equívoco em qualquer interpretação, será corrigida”, alegou.
Redação PNB



