O Enem, o vestibular mais importante do país, está chegando. Para muitos estudantes, esta ferramenta de democratização é a principal oportunidade de ingressar nas universidades de todo o Brasil.
Para ajudar os participantes do exame a entender mais sobre o Enem 2024, o PNB preparou uma série de matérias até o dia da prova para orientá-lo no caminho até a universidade.
Diferente do ensino médio, a prova do Enem não leva em conta apenas a quantidade de questões corretas para definir a nota no vestibular.
A prova objetiva do Enem considera, além do número de acertos, a coerência das respostas, com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI). Essa teoria utiliza cálculos matemáticos para avaliar a habilidade e o conhecimento do participante nas questões de múltipla escolha.O objetivo desse cálculo é observar cada questão da prova e atribuir uma pontuação.
Parâmetros
Cada item na TRI leva em conta três parâmetros, que são responsáveis por definir os valores mínimo e máximo da prova:
• Parâmetro de discriminação: é o responsável por diferencia os participantes que dominam o conteúdo daqueles que não dominam.
• Parâmetro de dificuldade: avalia a dificuldade da questão. Quanto mais difícil o item, maior seu valor.
• Acerto casual: esse parâmetro considera a probabilidade de um participante acertar a questão sem dominar a habilidade exigida, ou seja, “no chute”.
Com esses três parâmetros, apenas o número de erros e acertos não define a nota exata do participante, pois a pontuação depende de quais questões foram marcadas corretamente ou não. Ou seja, se o participante acerta questões difíceis, é esperado que acerte também as mais fáceis, uma vez que para dominar habilidades complexas deve-se dominar as mais simples.
Quando o participante acerta questões difíceis e erra as fáceis, a Teoria da Resposta ao Item interpreta que ele provavelmente “chutou” a resposta correta, e portanto, ele não recebe a pontuação completa daquela questão.
Redação
Já na redação do Enem, existe cinco competências que avaliam a nota, sendo elas:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
2. Compreensão do tema;
3. Organização das ideias;
4. Coesão e coerência;
5. Proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A redação passa por correção de duas pessoas de forma independente. Cada corretor atribui uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das competências, e a nota final é a soma do desempenho em cada uma delas. Em caso de grande discrepância entre as notas dos dois corretores, a redação será corrigida, por um terceiro corretor.
Caso nenhuma das competências será compridas, a nota da redação será zerada.
Assim como descumprimento das competências, outros requisitos podem fazer os corretores atribuir nota zero, sendo eles:
• Redação que fuja ao tema proposto ou que não tenho estrutura dissertativo-argumentativa;
• Texto com até sete linhas;
• Apresentação de linguagem imprópria, xingamentos ou desenhos;
• Qualquer forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação;
• Texto escrito completamente ou parcialmente em língua estrangeira;
• Letra ilegível, que impeça a leitura por dois avaliadores independentes;
• Cópia dos textos motivadores ou do caderno de prova (a quantidade de linhas copiadas será desconsiderada para a contagem do número mínimo).
Redação PNB