Após ser mordido por um cachorro de rua, morador de Juazeiro tenta se vacinar e não consegue: “Não tem profissional pra encaminhar, mesmo com o ferimento exposto”; Sesau esclarece

0

 

Após ser mordido por um cachorro de rua, um morador de Juazeiro, Norte da Bahia, procurou as Unidades Básicas de Saúde para se vacinar e, segundo relatou sua mãe, não conseguiu a vacina em nenhuma unidade.

“Em Juazeiro quem ser mordido por cachorro de rua fica à mercê do descaso nos postos de Saúde. Meu filho buscou a vacina antirrábica humana em três postos de saúde e não foi atendido. Na UBS do Angari foi informado que retornasse às 13 h para receber encaminhamento x atendimento. Retornou no horário agendado e foi informado que não tinha técnico pra encaminhamento. Fomos em três postos de saúde e no Hospital Regional, que disse que só com encaminhamento, mas nas UBSs não tem profissional pra encaminhar, mesmo com o ferimento da mordida exposto. È um descaso a Saúde em Juazeiro. Negligência e mentira para com o usuário. Infelizmente, essa vacina que só poderia e deveria estar disponível em Unidades do SUS no município, em Juazeiro-BA não tem.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde que, em nota, citou a unidades que disponibilizam a vacina

“A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que a vacina antirrábica humana está disponível em unidades de referência dentro dos distritos sanitários, sendo elas: UBSs Quidé, Penha, João Paulo II, Tabuleiro, João XXIII, Dom José Rodrigues, Novo Encontro e São Geraldo. A secretaria ressalta que o município segue as orientações estabelecidas no protocolo do Ministério da Saúde para o caso de mordidas de mamíferos. A recomendação é que se uma pessoa sofrer agressão por um animal, a exemplo de gato, cachorro, morcego, mico, raposa, animais de produção, imediatamente deve lavar o local da ferida com água e sabão e procurar assistência em saúde em qualquer estabelecimento para avaliação se será realizado vacinação e soro antirrábico, somente vacinação ou se o animal (cão ou gato) pode ser observável ou não. Após o primeiro atendimento e na necessidade de vacinação o paciente é encaminhado para a UBS de referência”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome