“A quem recorrer agora?”: servidores do município de Juazeiro relatam problemas no pagamento do PASEP 2024

0

Servidores públicos do município de Juazeiro, no norte da Bahia, entraram novamente em contato com o Portal Preto no Branco nesta quinta-feira (5) para relatar problemas no abono salarial do PASEP, referente ao ano-base 2024. Segundo um dos trabalhadores, o benefício, que já deveria estar disponível para consulta, ainda não aparece na Carteira de Trabalho Digital.

“O advogado da prefeitura afirmou que diferente do ano passado, nós servidores iríamos recebeu neste ano o nosso abono salarial referente ao PASEP 2024. Porém, ao verificar hoje a minha Carteira de Trabalho Digital, aparece apenas o último PASEP que eu recebi, que foi o referente ao ano-base 2022. Eu não e outros servidores não recebemos no ano passado devido a um erro da gestão passada, e estamos com medo de não recebermos também este ano. Eu não sei a quem recorrer”, relatou.

Ainda segundo o servidor, ao entrar em contato com o atendimento do Ministério do Trabalho, foi informado de que os dados referentes ao ano-base 2024 teriam sido enviados com atraso.

“Disseram que não sabem nem se eu vou receber este ano. Isso é um absurdo. A quem recorrer agora? Eu corro o risco, assim como milhares de outras pessoas, de novamente, perder o PASEP 2024 também e não receber esse benefício”, desabafou.

O servidor contou ainda que no ano passado, esteve na Prefeitura de Juazeiro para buscar esclarecimentos e na ocasião foi informado de que os valores referentes aos anos-base 2023 e 2024 seriam regularizados neste ano, já sob responsabilidade da nova gestão.

“Disseram que 2024 já era com a gestão nova e que não teria problema nenhum no repasse dos dados. Mas, como sou nascido em janeiro, já era para constar, a partir de hoje, dia 5 de fevereiro, a data e o valor do abono salarial, que começa a ser pago a partir do dia 15. No meu caso, só consta o PASEP referente ao ano-base 2022, que foi o último que recebi. É uma situação complicada”, completou.

Outro servidor da prefeitura também entrou em contato com o PNB e apontou outro possível erro no envio das informações por parte da gestão municipal. Segundo ele, os dados do ano-base 2024 de alguns servidores não teriam sido declarados de forma integral.

“A prefeita não declarou o ano completo de 2024 para a gente receber o PASEP referente ao ano todo. De alguns servidores, a gestão só repassou os dados referentes a oito meses, e de outros apenas de nove meses, sendo que todos nós trabalhamos o ano completo. Por conta disso, o PASEP de alguns veio incompleto”, afirmou.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Administração de Juazeiro e aguardamos uma resposta.

Relembre

Após diversas reclamações enviadas anteriormente à prefeitura municipal, a gestão informou, em janeiro de 2026, que “os atrasos no pagamento referentes aos anos-base de 2023 e 2024 ocorreram em razão da não declaração e do não recolhimento dessas informações pela gestão anterior, o que impactou diretamente o repasse do benefício aos servidores”.

A Secretaria de Administração afirmou que enviou esforços para solucionar o problema e orienta os servidores que não localizarem as informações no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível no portal gov.br, que procurem o setor de RH da secretaria de origem, a partir de 20 de janeiro, para solicitar as comprovações das declarações enviadas ao eSocial à Receita Federal.

Reclamação anteriores

Em um dos relatos, uma servidora expressou indignação com a falta de informação e com os erros que teriam sido cometidos novamente neste exercício: “Deveriam informar sobre o PASEP de alguns funcionários, inclusive o meu. Ano passado cometeram o erro grotesco e agora nesse exercício novamente. Ninguém dá uma resposta certa. Acho que não tem como responderem esse erro duas vezes”, desabafou.

“Mais uma vez fui ludibriada pela PMJ no PASEP. No ano passado por conta de um erro da gestão Suzana Ramos que não repassou os dados, ficamos sem receber. A gestão atual garantiu que receberíamos os dois pagamentos neste ano , mas fomos enganados. Fui olhar na carteira o de 2025 e nada, muito menos 2024”, relatou.

Ela acrescentou que, apesar de os aplicativos oficiais indicarem situação “atualizada”, os valores não aparecem: “Já está aparecendo nos apps como atualizado, mas o meu nada. E de outras pessoas também, inclusive o pagamento que não recebemos ano passado”, disse.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome