Após reclamação de usuária, Sesau Juazeiro se manifesta sobre condições da UBS da Goiabeira

0

 

Após uma usuária criticar as condições precárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade da Goiabeira, no Salitre, em Juazeiro, no norte da Bahia, e reivindicar melhorias, a Prefeitura Municipal se manifestou por meio da Secretaria de Saúde.

Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a Sesau informou “que a situação estrutural da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade da Goiabeira é de conhecimento da administração e têm sido tratada de forma técnica e planejada.

A unidade passará por intervenções pontuais e melhorias iniciais, mesmo antes da execução de uma requalificação estrutural mais ampla. Essas ações visam garantir melhores condições de funcionamento e acolhimento à população enquanto os trâmites legais e administrativos seguem seu curso.

A unidade apontada já recebeu visitas técnicas das equipes de arquitetura, engenharia clínica e do engenharia civil, responsáveis pela realização do diagnóstico situacional e pelo levantamento das necessidades estruturais e orçamentárias da unidade. Esse trabalho técnico é fundamental para embasar as próximas etapas de intervenção.

Após a conclusão das análises e o cumprimento das etapas legais necessárias, novas melhorias serão iniciadas, assegurando avanços graduais e responsáveis na estrutura da unidade.

A Sesau destaca ainda que a gestão municipal vem promovendo importantes avanços na atenção básica, com a revitalização de diversas Unidades Básicas de Saúde, a retomada de obras anteriormente paralisadas e a ampliação da rede com a construção de novas unidades, fortalecendo o acesso da população aos serviços de saúde.

A Secretaria reforça que todas as ações seguem critérios exclusivamente técnicos, baseados na real necessidade de cada unidade.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro reafirma seu compromisso com uma saúde pública digna, humanizada e de qualidade, trabalhando de forma contínua para garantir unidades estruturadas, seguras e acolhedoras para toda a população juazeirense.”

A reivindicação

De acordo com o relato enviado ao Portal Preto no Branco, a unidade apresenta sinais de abandono, problemas estruturais e condições inadequadas de higiene, o que tem gerado preocupação entre os moradores que dependem do serviço.

“Já se passaram oito meses que a UBS está em situações críticas e nada é feito. Só porque somos do interior, merecemos passar por isso? Só somos lembrados no período das eleições”, disse a usuária.

Ela afirma ainda que o local apresenta diversos problemas que podem representar risco à saúde de pacientes e profissionais.

“A UBS está com um mau cheiro, sujeira, até fezes de morcego tem. Estamos correndo perigo de pegar alguma infecção ou outro tipo de bactéria”, alertou.

Diante das condições, a usuária relatou que chegou a desistir de utilizar o serviço da UBS, mesmo precisando de atendimento.

“Eu precisei do serviço da unidade, mas desisti. Não vacinei meu filho lá, fui procurar outra unidade básica de saúde, porque lá não tem condições de atender a população”, contou.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome