“Mergulho na Ancestralidade”: Com forte participação popular, Sobradinho realiza Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro

0

 

Sobradinho realizou, nessa quinta-feira (03), o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro com o tema: “Mergulho na Ancestralidade”. O evento reuniu, ao longo das avenidas Alvorada e José Balbino, centenas de pessoas que prestigiaram o desfile das escolas municipais e estaduais, do EFAS, das forças de segurança, de entidades da sociedade civil e das diferentes secretarias da administração municipal.

A programação do dia cívico teve início na sede da 96ª Companhia Independente de Polícia Militar (CPMI) com a recepção às autoridades militares. Seguindo a programação, o gestor municipal participou da solenidade de revista às tropas com a participação de representantes das forças de segurança, entre eles, o Capitão de Corveta da Marinha Brasileira, Thiago Zanoni, o Coronel PM Wildon Teixeira dos Reis, do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N) e o comandante da 96ª CIPM, Capitão PM Francisco Ângelo.

O Prefeito Cleivynho manifestou sua emoção diante do momento cívico e agradeceu aos parceiros.

“Vivenciamos em nossa cidade momentos especiais com o tradicional Desfile Cívico realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Nessa tarde e noite históricas, vivenciamos marcos de fortalecimento e celebração das nossas raízes, identidade e do amor pela pátria. Foi um encontro da história com a comunidade local e autoridades para refletirmos juntos sobre a importância da cultura e dos povos originários. Um acontecimento grandioso, realizado graças ao trabalho e empenho dos estudantes, trabalhadores de educação e demais coletivos que desfilaram, além da presença das forças de segurança que sempre nos prestigiam com sua participação”, comentou Cleivynho.

Após a revista às tropas, o prefeito e os comandantes militares seguiram para o palco onde assistiram ao desfile acompanhados das demais autoridades civis, entre elas, a Juíza de Direito da Comarca de Sobradinho, Luciana Cavalcante.

O público assistiu emocionado, acompanhando com aplausos o momento cívico em comemoração à Independência do Brasil.

O pelotão da banda do Exército Brasileiro abriu o desfile, seguido pelas demais instituições militares, como a Polícia Militar da Bahia, o 9º grupamento de bombeiros militares da Bahia, a Polícia Rodoviária Estadual e o Colégio da Polícia Militar de Juazeiro. O evento também contou com a apresentação de viaturas e grupamentos especializados das forças de segurança.

A Secretaria de Educação, através das escolas municipais, estaduais e todos os pelotões mergulharam na ancestralidade, homenageando a cultura afro-brasileira e indígena presentes na história dos brasileiros.

“Experienciamos momentos emocionantes e de muita reflexão. A Secretaria de Educação faz gestão das políticas educacionais com o prefeito Cleivynho, tendo como missão: Educar na Diversidade para construir a Identidade do Município. Assim, evidenciamos a necessidade da autodeclaração. A Educação tem sido, antes de tudo, ato humanizador. Por isso, mergulhamos na diversidade cultural que, mal gerenciada, pode dificultar a sustentabilidade dos projetos econômicos e sociais. No respeito à alteridade e à pluralidade coloca na avenida a necessidade da autodeclaração porque pretende contribuir na edificação da identidade coletiva do município. A beleza das etnias do Brasil com suas diferentes culturas com base nas quais a população brasileira foi formada elevou a autoestima de nossa gente”, afirmou a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

De acordo com a gestora, a mobilização social teve o propósito de sensibilizar a todos sobre a urgência da autodeclaração para poder reparar e respeitar a diversidade como um dever.

“A educação avança com a implantação dos protocolos antirracistas elaborados pelos estudantes através de suas vozes. Essa atitude, na prática, combate às desigualdades e produz a inclusão. O desfile foi palco de conexão com a ancestralidade para valorizarmos quem somos. Ele consolidou-se como verdadeiras aulas, lindo, com muita representatividade, respeito e uma dedicação imensa de todos os gestores escolares, instituições participantes e da equipe da SME núcleo. O resultado brilhante de muitas mãos, corações e mentes que têm afloradas na alma, o senso de pertença,”, finalizou Ducilene.

Durante o desfile, a música também teve seu destaque com a participação de alunos que integram as fanfarras locais. Ao todo 13 bandas marciais abrilhantaram o desfilo cívico com suas participações, entre elas, a BAMMUS – Banda Marcial Municipal de Sobradinho, a Banda do Exército, a Banda Marcial da Polícia Militar, a fanfarra local do Colégio Estadual Jorge Khoury, a Banda do Colégio Militar de Juazeiro, a Banda Lobo Guará, a Banda da Escola Estadual Erem Manuel de Paiva Neto, a FANFENSF de Sento-Sé, a BANCAIC, a BAMAAF, a Fanfarra Águia de Haia.

Ascom/PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome