Preto no Branco

26356 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Nas comemorações dos 201 anos da Policia Militar, prefeito Andrei parabeniza e destaca a redução de 50% nos índices de criminalidade em Juazeiro

0

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou na última sexta-feira (27) da solenidade em comemoração aos 201 anos da Polícia Militar da Bahia, realizada na área do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (3º BEIC), no município.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada entre município e forças de segurança para fortalecer as ações de combate à criminalidade e parabenizou a PM-BA pela redução dos índices de criminalidade em Juazeiro de 50%, no mesmo período do ano passado. “Celebramos os 201 anos da Polícia Militar da Bahia, uma instituição que carrega história, coragem e compromisso com o povo baiano. Os resultados que estamos vendo nas ruas são fruto do trabalho diário de homens e mulheres que estão sempre na linha de frente, enfrentando desafios e garantindo mais segurança para todos nós. Tenho orgulho de caminhar junto com essa corporação que honra sua missão todos os dias. Quero parabenizar o coronel Wildon pelo trabalho à frente do CPR-N”, ressaltou.

Em um momento marcado por reverência às tradições e aos valores da corporação, a região Norte celebrou os 201 anos de criação da PMBA, instituição bicentenária que ao longo de sua história tem desempenhado papel fundamental na proteção da população e na preservação da ordem pública. “Hoje é um dia de reafirmarmos o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a sociedade. São 201 anos de uma história construída com coragem, honra e disciplina. Cada policial que veste esta farda entende a responsabilidade que carrega: proteger vidas e preservar a ordem pública. Seguiremos firmes, trabalhando com profissionalismo e dedicação para garantir a segurança da população da região Norte”, disse o comandante Wildon Teixeira.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o deputado estadual Roberto Carlos, vereadores, secretários municipais, oficiais e representantes da sociedade civil. “Ao longo desses 201 anos, a Polícia Militar da Bahia construiu uma trajetória de serviços prestados que merece o reconhecimento de toda a sociedade. Como deputado estadual, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança pública e valorizem os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger o povo baiano”, finalizou.

Ascom

“Quando a guerra parece distante, mas o impacto chega em casa”, por Rubnério Araújo Ferreira

0

 

O tom beligerante que emerge de declarações como “bem-vindos à batalha final” ultrapassa o campo da retórica e acende um alerta global. Conflitos entre potências ou atores estratégicos, como Estados Unidos, Israel e Irã, raramente ficam restritos às suas fronteiras. Em um mundo interconectado, a instabilidade se espalha rapidamente, afetando economias, cadeias de abastecimento, fluxos de energia e, sobretudo, a sensação de segurança internacional.

Para o Brasil, os impactos tendem a ser indiretos, mas significativos. Tensões no Oriente Médio costumam pressionar o preço do petróleo, o que se reflete no custo dos combustíveis, no transporte e, em efeito cascata, na inflação. Isso atinge o cotidiano do brasileiro comum, encarece alimentos, serviços e compromete o poder de compra. Além disso, a volatilidade nos mercados internacionais pode afetar exportações, investimentos estrangeiros e a estabilidade cambial.

Há também um impacto político e diplomático. O Brasil, tradicionalmente defensor do multilateralismo, da solução pacífica de controvérsias e do diálogo entre as nações, é chamado a reafirmar sua posição em favor da paz e do respeito ao direito internacional. Em momentos de escalada, cresce a pressão para alinhamentos automáticos, mas é justamente aí que a diplomacia equilibrada e responsável se torna mais necessária.

Por fim, existe o impacto simbólico e humano. Discursos que normalizam a guerra reforçam a lógica do medo e da polarização, afastando a possibilidade de soluções negociadas. Ao Brasil cabe acompanhar com cautela, senso crítico e maturidade, compreendendo que conflitos distantes geograficamente podem, sim, repercutir profundamente em nossa realidade econômica, social e política. Em tempos assim, defender a paz não é ingenuidade — é responsabilidade.

Rubnério Araújo Ferreira, presidente OAB-Subsecção Juazeiro

Homem flagrado depredando o Hospital Municipal de Curaçá é preso pela PM

0

 

Na madrugada deste sábado (28) um homem que estava no Hospital Municipal de Curaçá, foi preso após ser flagrado depredando o equipamento público. A informação é da Polícia Militar que foi acionada para atender a ocorrência durante o plantão.

Na unidade hospitalar, os policiais constataram que a porta de vidro que dá acesso à sala de emergência estava totalmente quebrada, e que o acusado encontrava-se no interior dos leitos causando desordem.

Após a abordagem, foi dada voz de prisão em flagrante, sendo o suspeito conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

Redação PNB, com informações 45ª CIPM/PMBA

Morre Luigi Zerola (Dino); presidente da Câmara Municipal de Juazeiro manifesta pesar pela morte do empresário

0

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Emerson José da Silva, manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário Luigi Zerola (Dino).

Neste momento de dor, o presidente se solidariza com familiares e amigos, rogando a Deus que conforte a todos e conceda força para enfrentar esta irreparável perda.

Ascom

Policiais civis prendem acusado por crimes de roubos, em Remanso

0

 

Na tarde de ontem (26), equipes da Delegacia Territorial de Remanso, deram cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva contra Paulo Ricardo Luna dos Santos, investigado por diversos crimes patrimoniais ocorridos no município e acusado por crimes de roubo majorado e qualificado, pelo resultado lesão corporal de natureza grave na vitima. Os fatos ocorreram em novembro de de 2023.

“O referido preso, egresso do Conjunto Penal de Juazeiro, para além do histórico de envolvimento em crimes patrimoniais reportados , figura como indiciado em crime de furto qualificado nos autos do IP n. 18432/2026, por fato ocorrido no dia 22/02/2026, nesta cidade”, informou a PC.

Após a prisão, a Polícia Civil de Remanso adotou as providências legais de encaminhamento do custodiado ao Exame de Lesões Corporais e comunicação da prisão à justiça.

Redação PNB, com informações DT de Remanso

OSID anuncia para segunda-feira (2), o pagamento do complemento do piso salarial aos trabalhadores do Hospital Regional de Juazeiro

0

 

Em resposta à cobrança dos profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro pelo pagamento do complemento do piso salarial e do retroativo da categoria, a instituição, em nota enviada à nossa redação, nesta sexta-feira (27), informou a data prevista para o repasse dos valores aos trabalhadores.

“O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) informa que o pagamento do retroativo do piso da enfermagem está previsto para o dia 02/03. A unidade ainda salienta que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem seguido as orientações do Ministério da Saúde (MS) e do Supremo Tribunal Federal (STF). O MS realiza repasses financeiros complementares aos estados e municípios para auxiliar no cumprimento do piso salarial, conforme estabelecido pela Portaria nº 1.135/2023. Dessa forma, à medida que o HRJ recebe o repasse da secretaria, o hospital organiza então a folha de pagamento para que cada colaborador receba o equivalente à função que exerce”.

Reclamações

A situação se repete praticamente todos os meses e, indignados, os profissionais precisam recorrer a este canal para denunciar o descumprimento do direito trabalhista.

“Estamos cansados desta saga de nos desgastar para receber o que é nosso por direito. A OSID faz pouco caso e nos castiga todos os meses. Hoje, dia 26 de fevereiro, ainda estamos sem resposta sobre o nosso pagamento do piso salarial. Pelo Portal da Transparência, o Estado fez o repasse no dia 26 de janeiro na conta da empresa OSID, mas quando a gente procura o RH ninguém sabe informar nada”, relata.

“Não é a primeira vez e, infelizmente, nem será a última. A gente sempre precisa cobrar nossos direitos para receber. Parece que só pagam quando a pressão aumenta. A pergunta que fica é: por que tanta demora para efetuar o pagamento, se o dinheiro já está lá?”, questiona.

Além do atraso, os profissionais afirmam que convivem com cobranças excessivas no ambiente de trabalho, mesmo diante da instabilidade salarial.

“Somos muito cobrados todos os dias, mas nossos direitos não são respeitados. Estamos exaustos dessa situação. É um desgaste emocional enorme”, desabafou.

Outra funcionária destaca que houve até a publicação de um contracheque que não se concretizou em pagamento.

“Lançaram um contracheque no portal referente a esse retroativo, mas o dinheiro não entrou na conta. Quando procuramos o RH, disseram que o contracheque tinha sido lançado errado. Ou seja, iam pagar e desistiram?”, questiona.

A profissional também relembra que, após denúncias anteriores, os pagamentos só ocorreram de forma fracionada.

“No início de janeiro, depois de várias denúncias, finalmente pagaram o salário em um dia e o retroativo no outro. Agora tudo voltou a atrasar. A gente só quer saber o motivo desse castigo. O dinheiro está na conta, por que não repassam para gente?”, pergunta.

 

Redação PNB

Projeto Comida no Prato: Coordenação celebra sucesso do programa e ressalta “transparência, responsabilidade e compromisso com a comunidade do Sol Levante, Juazeiro 

0

 

Os moradores do bairro Sol Levante vivem um momento de gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado através do Projeto Comida no Prato, que vem garantindo alimento na mesa de diversas famílias da comunidade.

A iniciativa tem fortalecido a união e a solidariedade entre os moradores, mostrando a força do trabalho coletivo em prol de quem mais precisa.

O projeto conta com o empenho da líder comunitária Andreia, que, ao lado dos voluntários, tem se dedicado incansavelmente para que tudo aconteça de forma organizada e acolhedora. Demonstrando compromisso e amor ao próximo, Andreia disponibilizou um espaço em sua própria residência para que o projeto pudesse funcionar.

A decisão de levar o projeto para sua casa aconteceu após a falta de apoio por parte da associação de moradores do bairro. Mesmo diante das dificuldades, a líder comunitária não desistiu e buscou alternativas para que o trabalho social não fosse interrompido.

A coordenação do projeto reforça ainda que não existe qualquer tipo de fraude nas ações realizadas, destacando que todo o trabalho é feito com transparência, responsabilidade e compromisso com a comunidade.

“Graças à união entre liderança, voluntários e moradores, o Projeto Comida no Prato segue fazendo a diferença no Sol Levante — provando que quando há dedicação, solidariedade e compromisso, grandes resultados podem ser alcançados”.

Ascom

Prefeitura está com equipes mobilizadas, monitora chuvas e acompanha pontos de alagamento para minimizar impactos em Juazeiro

0



A Prefeitura de Juazeiro está com equipes mobilizadas neste sábado (28) para monitorar os impactos das chuvas registradas na cidade. A atuação envolve a Defesa Civil, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e a Secretaria de Obras Estruturantes (SOEST), que trabalham de forma integrada em diferentes regiões do município.

De acordo com o alerta meteorológico, a previsão é de chuvas de intensidade moderada ao longo do dia. As equipes estão nas ruas realizando vistorias técnicas, acompanhando pontos de alagamento e áreas historicamente mais vulneráveis, além de executar a desobstrução de bueiros e outras ações preventivas para garantir o escoamento adequado da água e reduzir riscos à população.

A gestão municipal destaca que esse trabalho vem sendo realizado de forma contínua e antecipada, com a limpeza de bueiros, galerias pluviais e canais de drenagem em diversos bairros, o que contribui para melhorar a vazão das águas da chuva, evitar entupimentos e minimizar transtornos no trânsito e nas residências.

Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (74) 99981-1279, canal disponível para atendimentos emergenciais.

Ascom/PMJ

SecultBA lamenta morte da cantora Karina Nerys, reconhecida como uma voz marcante do Malê Debalê.

0
NOTA DE PESAR
 
A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SecultBA) lamenta profundamente o falecimento da cantora Karina Nerys, reconhecida como uma voz marcante do Malê Debalê. A artista fazia parte da ala de canto do bloco afro desde 2013, sendo referenciada pelo seu talento, carisma e admiração na comunidade cultural impactada pela força do Malê Debalê.
Karina Nerys, ao longo da sua carreira, prestou relevante contribuição às atividades culturais do Malê Debalê. Sua presença traduzia o comprometimento com a missão social do maior balé afro do mundo. “Karina Nerys fica eternizada por sua voz, seu talento e sua atuação como artista ligada às lutas pela preservação, valorização e difusão da cultura afro-brasileira. Seu legado permanecerá vivo na memória da Cultura da Bahia”, resumiu o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
Neste momento de pesar, a SecultBA se solidariza com familiares, amigos e com a comunidade cultural do Malê Debalê.
Secom