Preto no Branco

26356 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Prefeitura de Casa Nova anuncia adiamento do Carnaval devido às fortes chuvas

0

 

A Prefeitura de Casa Nova informa que, devido às fortes chuvas que atingem a região, a festa de carnaval do município precisou ser adiada. O evento Casa Nova Folia, que aconteceria hoje, 28 de fevereiro e o Carna Jegue, previsto para amanhã em Santana do Sobrado, terão novas datas, que serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da Prefeitura.

O prefeito Anisio Viana destacou que o volume de chuvas trouxe alguns impactos e que a Prefeitura está trabalhando para minimizar os transtornos à população. “A chuva é bênção de Deus e fortalece o homem e a mulher do campo. Nossa prioridade neste momento é cuidar da cidade e das pessoas”, afirmou.

Ascom PMCN

“Pelos Muros Onde Passei”: projeto une arte e ciência com pinturas em murais no bairro José e Maria, em Petrolina (PE)

0

O projeto “Pelos Muros Onde Passei” (@pelosmuros2026) levou conhecimento científico e expressão artística às ruas de Petrolina (PE), por meio de painéis temáticos espalhados por muros do bairro José e Maria, bairro periférico e um dos mais populosos da cidade. a iniciativa inédita, idealizada pelo multiartista Robério Brasileiro, teve como principal objetivo aproximar a população da arte e da ciência.

Ao todo, foram produzidos cinco murais temáticos, utilizando grafite e pintura convencional, e cada um abordando um aspecto essencial sobre o mundo e a humanidade. São eles:

  • COSMOLOGIA – o big bang e o início de todas as coisas.

  • SISTEMA SOLAR – da poeira ao pálido ponto azul.

  • O DNA – e as primeiras formas de vida.

  • OS HOMINÍDEOS – técnica e sociedade a evolução da humanidade

  • O LOGOS – consciência, mente, ciência e tecnologia.

A produção foi realizada por Pedro Lacerda e Paloma Biondo, responsáveis por mapear os muros e dialogar com moradores interessados. A organização da parte técnica e estrutural do projeto teve a curadoria do Robério. Os painéis foram pintados em residências de cidadãos e cidadãs que abriram seus espaços para participar ativamente do movimento.

Aprovado pela PNAB Petrolina nas ações criativas, o projeto tem como objetivo estimular a produção artística local e promover a divulgação científica.

Além das intervenções visuais, foi oferecida uma oficina de formação e experimentação em grafite e pintura de murais para estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho, contribuindo para o diálogo entre arte, educação e comunidade.

O público também pode conhecer mais sobre o processo criativo e o impacto da iniciativa por meio de artes digitais, catálogos informativos e cards disponíveis gratuitamente no perfil oficial @pelosmuros2026. Em breve, será lançado um documentário registrando toda a trajetória do projeto.

Bia Braga | Comunicação 

Juazeiro pelo Mundo: Estudantes da rede municipal retornam no domingo (1), após um mês de intercâmbio na Inglaterra 

0

Há quatro semanas vivendo na cidade de Eastbourne, na Inglaterra, os intercambistas juazeirenses do Juazeiro pelo mundo estão prontos para retornar para casa. O programa, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, proporcionou a experiência do intercâmbio cultural internacional para 20 estudantes da rede municipal de ensino, que irão aterrissar no aeroporto de Petrolina neste domingo (01).

Durante o período de intercâmbio, os estudantes estão realizando um curso de Língua Inglesa na Twin School Centre, onde eles convivem com alunos de diversas nacionalidades. Na escola inglesa, os intercambistas têm uma rotina intensiva para o aperfeiçoamento do idioma, que incluem aulas de campo e atividades culturais, como a visita à museus, por exemplo.

A estudante Raquel Raquel Lindayane da Silva Moura, aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, destacou a importância da experiência que está vivenciando. “Esse programa abriu muitas portas na minha vida, inclusive eu estou aprendendo muitos novos hábitos e conhecendo novas culturas. Já conheci pessoas do Peru, da Itália, da Espanha, conversei com elas, pratiquei o meu inglês e estou aprimorando. Aqui, a evolução está sendo muito boa. Os momentos, as memórias, as fotos, o conhecimento, tudo isso está sendo incrível. Eu estou realizando um sonho”, frisou Raquel.

Nesta sexta-feira (27), os estudantes receberam o certificado do curso de Inglês realizado na Twin School Centre. Todos os alunos obtiveram excelentes resultados e avançaram de nível.

Ascom/PMJ

Gestão Anísio Viana amplia serviços na Policlínica e passa a realizar cirurgias dermatológicas no próprio município

0

 

A gestão Anísio Viana, através da Policlínica Municipal de Casa Nova deu mais um passo decisivo na ampliação da atenção especializada e iniciou, nesta sexta-feira (27), a realização de cirurgias dermatológicas na própria unidade. O avanço representa muito mais que uma nova especialidade: significa que o paciente agora faz a consulta e o procedimento no próprio município, sem precisar se deslocar para outras cidades para intervenções que duram poucos minutos.

“Recebemos este prédio completamente abandonado, destruído e inadequado. Entregamos uma Policlínica de primeira qualidade, moderna, acolhedora e preparada para cuidar das pessoas como elas merecem. E seguimos trabalhando para ampliar ainda mais os serviços especializados, como o que iniciamos hoje”, destacou o prefeito.

Além das consultas com médica dermatologista, a rede passa a ofertar procedimentos cirúrgicos, incluindo a retirada de lesões e até tratamento cirúrgico de câncer de pele. É a ampliação concreta do serviço: antes, o atendimento se limitava à avaliação clínica; agora, o cuidado é completo, do diagnóstico ao procedimento, dentro de Casa Nova.

A iniciativa

Consolida a transformação da Policlínica na gestão do prefeito Anisio Viana. O prédio, que foi recebido em situação de abandono, passou por revitalização total e hoje funciona em estrutura moderna, confortável e humanizada. A unidade já oferece atendimentos em nutrição, fisioterapia, consultas em endocrinologia, urologia, cardiologia, pediatria, ortopedia, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, acompanhamento de Pré-Natal de Alto Risco, além de exames como ultrassonografia e eletrocardiograma.

Ascom PMCN

Pé-de-Meia: MEC começa pagar parcelas incentivo-conclusão e Enem

0

 

O Ministério da Educação (MEC) começou a pagar, nesta quinta-feira (26), duas parcelas de 2025 do Programa Pé-de-Meia. A primeira delas é referente à conclusão, em 2025, de uma das etapas do ensino médio. A outra parcela é depositada pela participação nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da última edição somente aos estudantes beneficiários que concluíram etapa de ensino, em 2025.Os depósitos são escalonados conforme o mês de nascimento dos beneficiários pelo Pé-de-Meia. Os depósitos em nome dos estudantes seguem até 5 de março.

Nesta sexta-feira (27), é a vez dos estudantes nascidos em março e abril.

Confira o calendário organizado por mês de nascimento dos estudantes que cumprem os requisitos do Pé-de-Meia:

  • janeiro e fevereiro: receberam nesta quinta-feira (26);
  • março e abril: 27 de fevereiro;
  • maio e junho: 2 de março;
  •  julho e agosto: 3 de março;
  •  setembro e outubro: 4 de março;
  •  novembro e dezembro: 5 de março.

Os valores pagos são: R$ 1 mil pela conclusão do ensino médio. E R$ 200, pela participação no Enem de 2025.

Comprovação pelas redes de ensino

Todos os beneficiários pelo Pé-de-Meia que cumprirem os critérios e tiverem suas informações devidamente confirmadas pelas redes de ensino receberão os pagamentos garantidos.

Por isso, o MEC explica que o pagamento do incentivo de conclusão não é gerado automaticamente após o fim das aulas.

O processo de envio de informações ocorre em duas etapas: a da confirmação da aprovação dos estudantes no ano letivo e a de confirmação da conclusão.

De acordo com a pasta, o objetivo é oferecer mais segurança e qualificação para os dados desta política pública.

Cinco etapas

O governo federal explica que as parcelas do Pé-de-Meia serão depositadas em uma das cinco datas agendadas até o início de julho, caso ocorra atraso no envio dos dados dos alunos pela rede de ensino.

Se o pagamento não caiu na primeira data, o MEC orienta os estudantes a acompanharem regularmente sua situação na página Consulta Pé-de-Meia, com acesso pela conta da plataforma Gov.br. A página pode ser consultada em qualquer computador, smartphone ou tablet.

O aluno que não recebeu o depósito não precisa realizar qualquer ação imediata, apenas aguardar a atualização das informações pela rede de ensino. O prazo final para encaminhar as informações das escolas é junho.

Depósito

Para quem ainda está cursando o ensino médio em 2026, o valor depositado na conta da Caixa Econômica Federal permanece na conta até a conclusão do ensino médio.

O estudante pode optar por manter o recurso na poupança da instituição bancária ou direcioná-lo para aplicação no Tesouro Direto, por meio do aplicativo Caixa Tem.

Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia beneficia cerca de 4 milhões de estudantes por meio de um incentivo financeiro-educacional do governo federal.

A inciativa é voltada a estudantes matriculados no ensino médio público inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

O programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino. O objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens.

Agência Brasil

Reunião com a APLB e o Sinserp para tratativa dos direitos e deveres dos profissionais da Educação, na garantia do cumprimento dos 200 dias letivos

1

Em reunião, nesta sexta-feira (27), a secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, e sua equipe receberam representantes da APLB Juazeiro e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro/Sinserp, para discutir os direitos dos servidores da Educação e os seus deveres com a garantia do cumprimento dos 200 dias letivos para os estudantes da rede municipal de ensino.

Durante a reunião, a secretária Maéve Melo ouviu as demandas dos servidores e, junto com o sindicato, definiu estratégias a fim de preservar o calendário letivo em sua integralidade. “Nós temos um compromisso com os estudantes e com o seu direito de aprender. Para isso, precisamos garantir o cumprimento dos 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, inclusive no que diz respeito às atividades realizadas aos sábados”.

Como resultado da reunião, a Prefeitura vai divulgar na próxima semana uma normativas referentes à rotina de trabalho dos profissionais da Educação nos cinco sábados letivos previstos no calendário 2026.

Ascom PMJ

UPAE Petrolina abre processo de seleção para médicos especialistas

0
 A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Dr. Emanuel Alírio Brandão, localizada em Petrolina (PE), está com processo de seleção aberto para profissionais médicos e empresas prestadoras de serviços médicos nas seguintes especialidades:
– Pneumologia
– Reumatologia
– Endocrinologia
– Cardiologia
– Oftalmologia
– Infectologia
– Otorrinolaringologia
– Neurologia
– Nefrologia
 Os interessados devem enviar e-mail para: petrolina.contratos@upae.fghsaude.org.br ou ligar para (87) 3866-9640.
Sobre a UPAE Petrolina
 Inaugurada em 29 de julho de 2013, a unidade oferece serviços de média complexidade e é referência para a região do Vale do São Francisco, atendendo usuários oriundos de Petrolina e municípios vizinhos que integram a VIII Gerência Regional de Saúde (VIII GERES) de Pernambuco.
 Para ser atendido na UPAE, o usuário precisa ser encaminhado pela Central de Regulação da 8ª Regional de Saúde. O primeiro passo é procurar o serviço de saúde básica mais próximo de sua residência. Caso necessário, a própria unidade básica solicita o encaminhamento.
Ascom

Inmet alerta para fim de semana com chuvas no Norte e Nordeste

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas volumosas nas regiões Norte e Nordeste, com acumulado significativo de precipitação, entre hoje (27) e domingo (1º).Segundo o Inmet, os avisos variam entre “Perigo Potencial”, “Perigo” e “Grande Perigo”, indicando possibilidade de temporais com ventos fortes, alagamentos, quedas de energia e deslizamentos de encostas, especialmente no sul da Bahia.Segundo o instituto, a atuação dos sistemas meteorológicos, associados à circulação dos ventos em níveis superiores, favorece a configuração de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste final de semana, estabelecendo uma grande faixa de nebulosidade e chuvas entre o sudeste da região Amazônica, grande parte do interior da região Nordeste, bem como o norte e leste do Sudeste.

Para esta sexta-feira, o alerta de grande perigo foi emitido para o Centro Sul e o Sul baiano, atingindo ainda os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.São aguardadas chuvas superiores a 60 milímetros por horas (mm/h) ou acima de 100 mm/dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas.

Para o restante da região, a previsão para a sexta-feira é chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, entre 60 a 100 km/hHá risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vale para todos os estados do Nordeste.

Na região Norte, chuvas intensas também são esperadas para o Tocantins, Pará e norte do Mato Grosso e no Amazonas. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, também com ventos intensos.

Fim de semana

Para o final de semana o Inmet mantém o alerta de chuvas intensas no sábadoentre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vale para a região Nordeste e os estados do Acre, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso e parte do Amapá.

A atenção permanece o sul da Bahia, com grande perigo e chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com áreas de risco.

No domingo a previsão é chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vale para a região Nordeste e os estados do Acre, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins e Mato Grosso.

Para o mês de março, Na Região Norte, o Inmet prevê chuva até 50 mm acima da média no centro-leste do Pará, em todo o Amapá, em grande parte de Tocantins e em áreas do Amazonas.

Em relação à Região Nordeste, é prevista chuva até 50 mm acima da média em praticamente todos os estados, com destaque para o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em outras áreas da região, como o sul da Bahia, o leste de Pernambuco e os estados de Sergipe e Alagoas, o prognóstico indica valores próximos à climatologia de março.

Em caso de rajadas de vento, a orientação do Inmet é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado desligar aparelhos elétricos da tomada e, se possível, o quadro geral de energia.

Em situações de inundação, a orientação é proteger objetos pessoais com sacos plásticos e evitar enfrentar o mau tempo. Para mais informações ou em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Agência Brasil

Após análises, Secretaria de Saúde de Petrolina descarta caso suspeito de intoxicação por metanol

0

 

Após análises laboratoriais, a Secretaria de Saúde de Petrolina descartou a presença de metanol na bebida consumida por uma pessoa que apresentou sintomas como cegueira, tremores e convulsões e chegou a ser internada em um hospital da cidade. Ela teria consumido Vodka, adquirida em um estabelecimento comercial situado no bairro Henrique Leite e consumida no Idalino Bezerra. Outras duas pessoas que também consumiram a bebida não apresentaram nenhum sintoma de intoxicação.

A notificação do caso chegou à Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) na última segunda-feira (23), quando o órgão adotou as medidas sanitárias e protocolo do Ministério da Saúde.

Segundo informações, a Vigilância Sanitária recolheu o produto para análise e efetuou a retenção preventiva de lotes da mesma marca da bebida comercializada no estabelecimento.

Com a confirmação laboratorial de que não havia presença de metanol na bebida analisada, os produtos retidos foram devolvidos ao empreendimento.

“A Prefeitura de Petrolina reforça que segue vigilante quanto à segurança sanitária e destaca a importância de acionar os órgãos competentes sempre que houver suspeita de irregularidades, garantindo a proteção da saúde da população”.

Redação PNB