Preto no Branco

26382 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Da EJA à universidade federal: aos 65 anos, estudante da rede estadual é aprovada no SISU

0

A mais nova universitária da Bahia tem 65 de idade e passou 43 anos longe de uma sala de aula. Josélia Santos da Silva, moradora da Fazenda Grande 4, em Salvador, foi aprovada no curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A conquista veio este ano, logo após concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, no bairro da Fazenda Grande I, em Salvador.

Impedida de estudar pelo marido, dona Josélia teve que abandonar a escola quando cursava a 7ª série do Ensino Fundamental, só retornando à sala de aula há três anos, graças ao incentivo da filha e dos netos. Em 2022, ela se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e não parou mais. O próximo desafio: os três anos da graduação. Suas expectativas são tão grandes quanto a felicidade pela conquista. “Quando minha filha viu minha aprovação, foi uma alegria imensa”, comemorou.

O apoio da família foi fundamental na formação educacional da costureira. Ao observar a dedicação da mãe nos estudos, a filha Jovelina Santos da Silva Uzêda decidiu ajudá-la a se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU). “Minha mãe sempre gostou de estudar e não queria parar. Quando ela soube das oportunidades do SISU, me pediu para fazer a inscrição e eu acompanhei todo o processo”, contou.

A neta Emília Santos da Conceição Silva, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, declarou a admiração que sente pela avó. “Eu fiquei muito feliz com a aprovação. Ela é a minha grande inspiração para seguir meus estudos e alcançar a faculdade daqui a alguns anos”.

Preparação para o ENEM

Após três anos na escola, dona Josélia destacou o papel essencial dos professores do Colégio Estadual Luiz José de Oliveira na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja nota serviu para a aprovação no SISU. Ela disse que participou de simulados e seminários promovidos pela unidade escolar e que os professores explicavam todas as questões e os temas da redação pacientemente, dando todo o apoio necessário quando surgiam dúvidas.

O vice-diretor da unidade, Jairo Oliveira Ramos, revelou seu orgulho com a conquista de dona Josélia. “Ela sempre teve uma presença sólida e um olhar voltado para o futuro. Isso ficava claro na forma como se relacionava com professores e colegas, sendo sempre pontual e muito participativa nas aulas”, declarou.

Prestes a iniciar a rotina acadêmica na UFRB, dona Josélia deixou um conselho para os que desejam retornar à sala de aula. “O segredo é não parar de estudar, ler sempre e não parar no tempo. Depois de 43 anos fora da escola, abracei a oportunidade que tive e alcancei meu objetivo”.

Matrículas

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos jovens a partir de 15 anos (Ensino Fundamental I e II) e adultos a partir de 18 anos (Ensino Médio). Atualmente, mais de 77 mil alunos estão matriculados na rede estadual.

Os interessados devem comparecer a uma unidade escolar munidos do RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. A Secretaria da Educação (SEC) garante atendimento durante todo o ano letivo para acolher quem busca reescrever sua história com a criação de novas oportunidades.

Ascom SEC

“Tá de rosca”: Moradores cobram conclusão da rotatória na Av. Luiz Inácio, Juazeiro; serviço foi iniciado há 3 meses

7

 

Iniciada no dia 19 de setembro do ano passado, há exatos 3 meses, a construção da rotatória situada entre os bairros Centenário e Maria Goretti, em Juazeiro, até o momento sem conclusão, continua intrigando os moradores. Eles cobram explicações à Secretaria Municipal de Obras Estruturantes, responsável pelo programa ProJua – Programa Juazeiro Avança.

“Iniciaram a construção da uma rotatória aqui na Avenida Luiz Inácio, mas os serviços pararam. Os trabalhadores aparecem, somem, e nada de sair este serviço. Tá de rosca!” observou uma moradora que fez contato com nossa redação.

“Uma obra simples que já se arrasta por 3 meses sem conclusão. O que está acontecendo? Não vemos o serviço andar. A gestão precisa acelerar. Chega de justificativas”, cobrou um  morador.

“Esperamos uma ação imediata da prefeitura, pois não tem mais desculpas para tanta demora”, cobrou outro morador.

Em novembro passado, procurada pelo PNB, a Soest informou que a equipe de engenharia estava realizando ajustes no projeto da nova rotatória em função do canal da Avenida Luiz Inácio Lula da Silva.

“A Soest reforça que eventuais transtornos durante a execução são temporários, enquanto os benefícios serão permanentes. A secretaria segue acompanhando de perto todas as etapas para reduzir impactos e assegurar a qualidade dos serviços”.

Segundo a pasta, “o projeto completo contempla a pavimentação integral da Avenida Ozelina Dias, a requalificação do canteiro central da Rua 01, no bairro Alto da Maravilha, além da construção de quatro rotatórias estratégicas nos seguintes pontos: Feira do Alto da Maravilha, encontro da Ozelina Dias com a Adolfo Viana, acesso ao bairro Novo Encontro e Praça do Centenário. A iniciativa busca solucionar um dos trechos mais críticos da cidade, garantindo maior fluidez no tráfego, acessibilidade e segurança para toda a população”.

 

Redação PNB

Quatro homens são presos, em Juazeiro, acusados de integrarem organização criminosa especializada no roubo de cargas e carretas

0

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga (CIPE/Caatinga), prenderam nesta quinta-feira (19/02), quatro acusados de integrarem uma organização criminosa especializada no roubo de carretas, caminhões e cargas em todo o território nacional. A ação ocorreu no município de Juazeiro, após desdobramentos de um assalto registrado nas proximidades de Euclides da Cunha, Bahia.

Segundo a PM, a prisão ocorreu “após informações sobre o roubo de uma carreta Volvo FH 500 6X2T, de cor azul, que teria seguido em direção à região do Vale do São Francisco. Em operação conjunta com a Rondesp Norte, PMPE, BEPI, 25ª COORPIN e FICCO/BA, as guarnições intensificaram as diligências, localizando o cavalo mecânico e os suspeitos no município de Petrolina–PE”.

Durante a ação, foram apreendidos 02 semirreboques acoplados tipo “Bitrem Tanque”, com vestígios de adulteração de chassi, 01 cavalo mecânico Volvo modelo FH 500 6X2T, 01 revólver calibre .32 com numeração suprimida, 05 munições intactas, 05 aparelhos celulares, 01 notebook Dell, a quantia de R$ 2.018,00 em espécie, além de 01 Chevrolet Ônix e 01 GM Corsa Sedan Maxx utilizados na prática criminosa. Todo o material e os envolvidos foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas legais cabíveis.

Redação PNB, com informações PMBA

MPBA recomenda ao Legislativo de Sento Sé que não antecipe as eleições da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028

0

 

Nesta quinta-feira (19), o Promotor de Justiça Raimundo Moinhos, da Promotoria da Comarca de Sento Sé, fez uma Recomendação Administrativa, que tem como objetivo prevenir irregularidades no processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2027-2028.

A recomendação destaca que “chegou ao conhecimento desta Promotoria a existência do Requerimento nº 01/2026, subscrito por diversos vereadores, solicitando a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028 para o dia 26 de fevereiro de 2026 (…) A Lei Orgânica Municipal de Sento-Sé/BA estabelece que tal eleição deve ocorrer na última sessão legislativa do primeiro biênio, prazo este que se encerra apenas em dezembro de 2026. A antecipação para fevereiro configura descumprimento direto da norma orgânica”.

O MPBA destaca ainda que “o Supremo Tribunal Federal, em jurisprudência consolidada
(ex: ADI nº 7737 e precedentes como o da Assembleia Legislativa do RN), fixou o entendimento de que a eleição prematura de Mesas Diretoras viola o princípio da contemporaneidade (…) A antecipação excessiva compromete a alternância de poder e o
dever de fiscalização dos parlamentares sobre a gestão atual, gerando uma cristalização
precoce do poder político”.

Por fim, o representante do MPBA, recomenda ao presidente do legislativo que: “Abstenha-se de pautar ou realizar a eleição para a Mesa Diretora referente ao biênio 2027-
2028 na data de 26 de fevereiro de 2026, ou em qualquer data que desrespeite o critério da contemporaneidade e o prazo estabelecido na Lei Orgânica Municipal”, garantindo que o
pleito ocorra ao final da sessão legislativa de 2026.

“O não cumprimento desta Recomendação poderá ensejar a adoção de medidas
judiciais cabíveis, inclusive o ajuizamento de Ação Civil Pública por ato de improbidade
administrativa e a interposição de medidas para a sustação imediata do ato ilegal”.

RECOMENDAÇÃO (1)

Redação PNB

Um ano de gestão: Prefeitura de Juazeiro lança vídeo sobre os avanços do município em 2025; qual sua avaliação?

0

 

A Prefeitura de Juazeiro lançou nesta quinta-feira (19) um vídeo que apresenta o primeiro ano da gestão “Presente no Futuro da Gente”, a partir do olhar de cidadãos e cidadãs que, de forma espontânea, compartilham suas percepções sobre os resultados já vividos nos primeiros 12 meses de trabalho. O material reúne depoimentos que refletem avanços percebidos no dia a dia da população e o impacto das ações desenvolvidas nas diversas áreas da administração municipal.

Mesmo reconhecendo que ainda há metas a serem alcançadas e muitos avanços por vir, este primeiro ano já demonstra frutos importantes. Os juazeirenses começam a sentir os resultados, principalmente nos serviços que mais impactam a vida das pessoas, como o acolhimento social, o cuidado com a saúde, a educação das crianças, a limpeza urbana e o início de obras estruturantes que a cidade merece.

O vídeo completo está disponível no YouTube da Prefeitura de Juazeiro (https://youtu.be/4efb6kx2i2U?si=_0oCt9hVbaDQjz0C) e também nas redes sociais oficiais, acompanhado de um álbum de fotos com personagens e trechos de seus depoimentos. Segundo o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, o primeiro ano foi de ajustes, conhecimento e planejamento. 2026 será marcado por uma nova fase da gestão, “Juazeiro se transformará em um grande canteiro de obras, com desenvolvimento, fortalecimento da autoestima do nosso povo, com dignidade da população e com responsabilidade na gestão dos recursos públicos”, afirmou o prefeito.

Ascom

Juazeirense enfrenta o Barcelona nesta quinta (19); jogo será transmitido pela TVE

0
Nesta quinta-feira (19), a TVE transmite ao vivo, a partir das 19h, o último jogo da oitava rodada do Campeonato Baiano, com o confronto entre Barcelona e Juazeirense, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Os torcedores acompanham todas as partidas do Baianão pela TVE e também pelo youtube.com/tvebahia.
Na rodada anterior, o Barcelona foi goleado por 6 a 1 pelo Bahia de Feira e ocupa a nona colocação, com oito pontos. Já a Juazeirense empatou em 1 a 1 com o Bahia e aparece na oitava posição, com nove pontos, buscando se firmar na zona de classificação.
A cobertura do Baianão inclui ainda conteúdos exclusivos no instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e twitter.com/tvebahia. Os torcedores também podem seguir o canal oficial da emissora no WhatsApp e interagir pelo número (71) 99626-0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h) realizam cobertura especial da competição.
Durante as partidas do campeonato está sendo realizada uma campanha pelo Feminicídio Zero e pela Prevenção à Violência contra as Mulheres. A iniciativa reforça o compromisso dos times, Federação Bahiana de Futebol, Governo do Estado e TVE com a promoção da vida e a conscientização da sociedade, buscando zerar os casos de feminicídio no estado.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Serviço:
Barcelona e Juazeirense nesta quinta na TVE
Oitava Rodada:
Barcelona X Juazeirense
Quinta-feira (19), às 19h (pré-jogo)
Onde: TVE, youtube.com/tvebahia e canal 222 das novas parabólicas digitais
Ascom

Sobradinho realiza encontro com gestantes e reforça políticas públicas de cuidado materno-infantil

0

 

O Centro de Referência de Assistência Social promoveu o encontro “Cuidando de Quem Cuida”, iniciativa voltada às gestantes acompanhadas pelo PAIF, com uma programação dedicada à informação, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

A atividade reuniu 19 futuras mães e outras quatro acompanhantes, totalizando 23 mulheres. Durante o evento, sete gestantes receberam kits de enxoval por meio do Benefício Eventual de Natalidade, um direito garantido às famílias que necessitam do suporte da política pública de assistência.

Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema “Os Mil Dias”, conduzida em parceria com o Programa Criança Feliz, abordando a fase que vai da gestação aos dois primeiros anos de vida do bebê, considerada decisiva para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. A orientação técnica reforçou a importância do pré-natal, do cuidado contínuo e da presença ativa da família na formação da criança.

Também houve espaço para emoção e reconhecimento pessoal. Em uma dinâmica simbólica, cada participante se apresentou diante do espelho, exercitando autoestima, identidade e a percepção da própria força no papel de mulher e mãe.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Raimundo Nonato, acompanhou a ação e ressaltou que o município tem avançado no acolhimento às gestantes, especialmente às mães de primeira viagem.

“O apoio integral da gestão do prefeito Cleivynho Sampaio tem permitido ampliar direitos e garantir que iniciativas como essa cheguem a quem mais precisa. Destaco o empenho das equipes técnicas, fundamentais para transformar a política pública em atendimento humanizado. Agradeço o envolvimento das profissionais do Criança Feliz, além de orientadoras sociais e técnicos do CRAS, que atuaram desde a organização até o acompanhamento individual das participantes. Essa iniciativa reafirma o compromisso da rede socioassistencial em promover dignidade, fortalecer laços familiares e assegurar proteção desde os primeiros passos da vida — começando, naturalmente, por quem cuida”, disse o secretário da pasta.

Ascom/PMS

Campeonato Interno do Projeto Sementes da Esperança acontecerá nesta sexta-feira (20) no bairro Quidé, Juazeiro

0

O bairro Quidé vai viver uma noite especial no próximo dia 20 de fevereiro, as 19h, com a realização do Campeonato Interno do Projeto Sementes da Esperança, em comemoração aos dois anos de caminhada e transformação na comunidade.

O evento acontecerá no CT Muzenza Juazeiro, que funciona na Casa da Cultura Jordelio de Souza, espaço administrado pelo Instituto NAENDA; e promete reunir crianças, adolescentes, adultos, familiares e amigos em um grande momento de celebração, esporte e união.

Ao longo desses dois anos, o projeto tem sido um verdadeiro espaço de acolhimento, aprendizado e fortalecimento dos vínculos comunitários.

De acordo com o Professor Surpresa, Coordenador do Projeto, “o campeonato representa mais do que uma competição. É a celebração de histórias construídas com dedicação, disciplina e esperança”, comentou.

A competição será dividida por faixa etária: Infantil (05 a 07 anos, 08 a 10 anos, 11 a 13 anos e 14 a 15 anos). Adulto (Crua a 1ª e 2ª a 4ª).
PREMIAÇÃO

Os participantes disputarão premiações simbólicas e cheias de significado:
Campeão: Berimbau.
2º lugar: Medalha de prata.
3º lugar: Medalha de bronze.

A organização convida toda a comunidade do Quidé e bairros vizinhos para prestigiar esse momento tão importante.

“Será uma noite para celebrar conquistas, incentivar nossos jovens e fortalecer ainda mais o espírito de união que marca o Projeto Sementes da Esperança. Mais do que um campeonato, será uma grande festa da comunidade”, finalizou o coordenador.

Ascom

Carnaval da Melhor Idade reafirma alegria, protagonismo e tradição em Sobradinho

0

 

Na última sexta-feira (13), Sobradinho foi tomada por cores, música e emoção com a realização de mais uma edição do já tradicional Carnaval da Melhor Idade. Um evento que, a cada ano, consolida-se como espaço de convivência, celebração e reconhecimento de quem ajudou a construir a história da cidade.

Mais do que uma programação festiva, a iniciativa revela o protagonismo de homens e mulheres que transformam o envelhecer em ato de presença, participação e vitalidade.

Entre marchinhas e aplausos, aconteceu a escolha da Rainha do Carnaval da Melhor Idade. Ângela Assis foi eleita, encantando o público com elegância, carisma e uma disposição que arrancou muitos aplausos. Também foram premiadas a melhor fantasia e a idosa mais alegre, destacando a criatividade e o entusiasmo que marcam o grupo.

As presenças do Prefeito Cleivynho Sampaio, da primeira-dama, do secretário Raimundo Nonato, da coordenadora do CRAS Nájara Sheila, e dos vereadores reforçaram o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas ao público 60 mais.

“Quando o poder público participa, apoia e estrutura, o resultado aparece: organização, participação popular e sentimento de pertencimento,” destacou o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Raimundo Nonato.

O salão se transformou em um verdadeiro baile popular. A animação ficou por conta do cantor Guel Senna, que conduziu a festa com repertório animado, trazendo aquela energia contagiante.

“É com muita alegria que celebramos todos os anos o carnaval da Melhor Idade. Esta manifestação é sobretudo, um encontro com a memória, com a cultura e com a dignidade de viver cada etapa da vida com intensidade. Em Sobradinho, a tradição segue viva fortalecida acima de tudo por nosso povo que celebra o nosso carnaval com muita alegria,” declarou Cleivynho.

Ascom/PMS