Preto no Branco

26382 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Câmara de Vereadores de Juazeiro convoca sessão extraordinária para esta quinta-feira (19); em pauta, reajustes e Auxílio-Alimentação

0

 

A Câmara Municipal de Juazeiro realizará nesta quinta-feira (19), às 10h, mais uma sessão legislativa de forma virtual, através do canal no YouTube: https://youtube.com/@tvcamaramunicipaldejuazeiro?si=nbsBPa_uFkw_YoBk para apreciação e votação de importantes projetos de lei.

Na pauta estão o reajuste salarial dos servidores concursados da Câmara, a concessão de auxílio-alimentação aos servidores do Legislativo e o reajuste salarial dos professores da rede municipal, este último de autoria do Executivo.

Retorno das sessões presenciais

A Câmara Municipal informa ainda que as sessões legislativas retornarão na próxima terça-feira (24), de forma presencial, às 9h, no auditório do Rapport Hotel.

A presença da população é fundamental para acompanhar de perto os trabalhos do Poder Legislativo e as decisões que impactam diretamente o município.

Ascom

Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta (20)

0

As mulheres com 18 anos de todo o país que foram selecionadas para o Serviço Militar Inicial Voluntário Feminino 2025 precisam comparecer até sexta-feira (20) para passar pelos procedimentos da seleção complementar.Cada candidata deve acompanhar o site oficial do alistamento para saber o dia e o local exatos da unidade de uma das três forças armadas em que deve comparecer. O acesso deve ser feito por meio da plataforma Gov.br.

No local, serão avaliados requisitos considerados básicos para a formação militar, por meio da realização de exames clínicos e entrevistas complementares, bem como análise do preparo físico das candidatas.

Esta é a quarta e última fase antes da entrada oficial das selecionadas na vida militar, processo que é realizado pela segunda vez na história.

Incorporação

Os homens e as mulheres incorporados após o alistamento não terão estabilidade no serviço militar.

Neste ano, a incorporação das militares ocorrerá em dois momentos: de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto.

Na Marinha, as militares ingressarão como marinheiro-recruta; já no Exército e na Força Aérea, como soldado, tendo os mesmos direitos e deveres dos homens.

Vagas no serviço militar

Inicialmente, em 2026, são oferecidas às mulheres voluntárias 1.467 vagas, sendo 157 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Força Aérea.

As oportunidades estão distribuídas em 51 municípios, abrangendo unidades militares das três Forças em 13 estados, além do Distrito Federal.

Em 2025, cerca de 34 mil mulheres voluntárias se inscreveram para o recrutamento.

O alistamento masculino é obrigatório para quem completa 18 anos. Em 2025, foram 1.029.323 homens alistados.

Historicamente, as mulheres entravam nas Forças Armadas apenas por concursos para sargentos ou oficiais (nível técnico ou superior). Desde 2025, elas podem entrar como recrutas, na base das três forças armadas.

Agência Brasil

Central Estadual de Regulação soluciona mais de 5 mil casos durante o Carnaval

0

Em cinco dias, a Central Estadual de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) solucionou 5.095 casos de urgência e emergência em todo o estado. O período considerado no balanço vai das 19h da quinta-feira (12) às 19h da terça-feira (17), reforçando o funcionamento ininterrupto da rede estadual durante o Carnaval e garantindo acesso oportuno a leitos, procedimentos e avaliações especializadas.

“Esse balanço do Carnaval mostra, na prática, o que é uma regulação funcionando de forma contínua e com prioridade definida por critério clínico. Só em 2025, foram solucionados mais de 329 mil casos, e 71,93% tiveram desfecho em até 24 horas. É um trabalho diário, com equipe e estrutura, para garantir acesso ao serviço certo, no tempo certo”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

As três principais demandas registradas no período foram ortopedia, clínica médica e avaliação em cirurgia geral, que, juntas, somaram 1.768 solicitações encaminhadas por unidades de saúde municipais, filantrópicas, privadas e estaduais.

No período, o Governo do Estado realizou 10 transferências por UTI aérea, assegurando resposta rápida aos casos de maior gravidade e a remoção de pacientes para serviços de referência, conforme critério clínico.

As unidades estaduais que mais receberam pacientes via regulação foram o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e o Hospital Geral do Estado (HGE), todos localizados em Salvador, além do Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, referência para a região. É importante destacar que esses números se referem exclusivamente a pacientes regulados pela Central. No caso do HGE, por exemplo, a unidade atendeu, adicionalmente, 80 pacientes oriundos diretamente dos circuitos do Carnaval de Salvador.

Com operação 24 horas por dia, a Central Estadual de Regulação atua como instrumento estratégico do SUS para organizar o acesso aos serviços de saúde, priorizando a gravidade dos casos e garantindo que cada paciente seja direcionado ao serviço mais adequado.

Secom

Governo da Bahia realiza maior Ouro Negro da história e coloca a cultura afro-baiana como protagonista no Carnaval

0
O Governo da Bahia realizou, em 2026, a maior edição do Programa Ouro Negro desde sua criação, reforçando a presença das expressões culturais afro-baianas no Carnaval. Ao completar 18 anos de criação, a iniciativa atinge a maturidade e coloca a cultura afro-baiana como protagonista no Carnaval baiano, com investimento recorde e presença ampliada nos diversos circuitos da festa.
Programa realizado por meio das secretarias de Cultura (SecultBA) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), o Ouro Negro destinou este ano R$17 milhões para apoiar 134 entidades de matriz africana, sendo 95 delas no Carnaval de Salvador. Durante os seis dias de folia, o incentivo garantiu a presença de blocos afro, afoxés e outras manifestações ligadas à cultura negra, como grupos de samba, reggae e blocos de índio.
Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o fortalecimento do programa reafirma o lugar central das expressões afro-baianas na festa. “Fazer o maior Ouro Negro da história é colocar a nossa cultura raiz e a nossa identidade cultural como protagonista da maior festa popular de rua do planeta, que é o Carnaval da Bahia. O programa chega aos 18 anos como uma política pública consolidada e essencial, para que os blocos afros, de afoxé, de samba, de reggae e de índio tragam para seus desfiles a resistência ancestral e a riqueza histórica da nossa cultura afro-brasileira”, afirma.
Em 2026, o programa também contemplou festas populares e no interior do estado, incluindo eventos como a lavagem do Bonfim, as festas de Santo Amaro e Itapuã, além da Micareta de Feira de Santana.
DEMOCRATIZAÇÃO – Outro eixo do programa é a ampliação e democratização do acesso das expressões culturais afro-baianas pelos diversos locais do Carnaval baiano. As ações estiveram presentes nos três principais circuitos de Salvador (Dodô, na Barra/Ondina; Osmar, no Campo Grande/Praça Castro Alves; e Batatinha, no Centro Histórico) e também nos circuitos de bairros como Garcia (Riachão), Nordeste de Amaralina (Mestre Bimba), Itapuã (das Águas) e Liberdade (Mãe Hilda Jitolu).
De acordo com o secretário Bruno Monteiro, a proposta é garantir a presença da ancestralidade e das entidades de matriz africana nestes espaços. “A orientação do Governo é investir cada vez mais na democratização da festa. Isso significa termos atrações sem cordas, mas também apoiar o crescimento do Ouro Negro, chegando nos bairros de Salvador. Assim, as atuais gerações terão essa formação cultural e esse contato com sua história e ancestralidade por meio da arte”, complementa.
Inserido na programação oficial do Governo do Estado, que tem o tema “Carnaval da Bahia: Um Estado de Alegria”, o Programa Ouro Negro integrou um conjunto de ações que movimentaram cerca de R$7,5 bilhões na economia e geraram mais de 200 mil postos de trabalho diretos e indiretos na Bahia. Em Salvador, a estimativa é de mais de R$2,5 bilhões em circulação.
BLOCOS AFRO – Entre os contemplados, os blocos afro seguem como uma das principais vitrines da cultura afro-baiana, levando às ruas a música, a estética e os discursos de afirmação destas entidades. Grupos internacionalmente reconhecidos como Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Didá, Malê Debalê e Muzenza estiveram entre os apoiados.
Presidente do Malê Debalê, Cláudio Araújo destaca a importância da continuidade do incentivo. “Com o Ouro Negro, podemos fazer um desfile do tamanho que o Malê Debalê merece. É o fechamento de uma parceria contínua com o Governo da Bahia durante todo o ano, que também vem viabilizando a realização de ações continuadas na nossa sede, como as oficinas de percussão, dança e letramento racial para as nossas crianças”.
AFOXÉS – Os afoxés também marcaram presença com sua musicalidade e religiosidade, reunindo entidades tradicionais como os Filhos e as Filhas de Gandhy, Korin-Efan e Filhos do Congo. Para Mestre Macumba, fundador do Afoxé Dança Bahia, o Ouro Negro trouxe estabilidade ao segmento. “Antes do Ouro Negro, tudo era muito difícil. Vivíamos pedindo ajuda para conseguir colocar o afoxé na rua. Ter um projeto como esse nos dá segurança para manter a tradição e assegurar que estaremos presentes a cada ano”.
BLOCOS DE ÍNDIO – Com décadas de participação no Carnaval de Salvador, os blocos de índio também foram contemplados. Entre eles, os tradicionais Apaches do Tororó e o Commanche do Pelô. Para Jorginho Comancheiro, presidente do Commanche, o apoio é determinante.
“Estamos no Programa Ouro Negro desde o início, o que é algo crucial para nós. Muitas instituições culturais talvez não existissem sem essa iniciativa. Além disso, fomos contemplados também, recentemente, pelo edital Mãe Hilda Jitolu (PNAB Bahia). Com esse apoio, conseguimos investir na produção de adereços em nossa sede e desenvolver outras ações, garantindo que nosso trabalho cultural e social aconteça durante todo o ano”.
REGGAE – Gênero musical consolidado na Bahia, especialmente a partir dos anos 1980, o reggae também esteve presente com blocos como Filhos de Jhá e Ska Reggae. Para Janaína Costa, assistente de produção do Ska Reggae, o incentivo garante a continuidade das atividades.
“Só conseguimos realmente reunir foliões, amigos, parceiros e o público através do Ouro Negro. É um programa que vem crescendo e cada vez mais entendendo que as pequenas agremiações precisam desse apoio para poder colocar o bloco na rua e fazer um carnaval bonito, interativo, pertencente ao nosso universo ancestral”.
SAMBA – No samba, blocos como Alvorada, Alerta Geral e Filhos de Marujo mantêm viva a tradição deste estilo que completa 110 anos de criação em 2026, como herdeiros das escolas de samba marcaram o Carnaval de Salvador nas décadas de 1960 e 1970.
Um desses blocos é o Mutantes, criado em 1997, por Cloves Carneiro, no bairro do Engenho Velho de Brotas. Carneiro conta ter orgulho de ter participado das primeiras reuniões com a Secretaria de Cultura para que o Programa Ouro Negro se tornasse realidade. “Muitas entidades, assim como o Mutantes, só conseguem colocar o bloco na rua por conta desse apoio. Ele é essencial para garantir recursos para o trio, as fantasias e as atrações, além de incentivar a organização e a profissionalização das instituições”, destaca Carneiro.
CAPOEIRA – A capoeira também integrou a programação, com destaque para o grupo Mangangá Capoeira, liderado pelo cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria
“A política pública, por meio do Ouro Negro, nos dá a possibilidade de avançarmos nas nossas ações. É uma iniciativa que permite levar a nossa cultura adiante, mostrar através do corpo e da plasticidade da capoeira quem somos”, diz o mestre de capoeira e autor de sucessos como “Olha o Gandhi Aí”, “Menina Me Dá Seu Amor” e “Dia dos Namorados”, entre outros.
OURO NEGRO – Criado em 2008, o Programa Ouro Negro consolida o compromisso do Governo da Bahia, por meio da SecultBA e Sepromi, afirmando o papel central da cultura negra na formação da identidade baiana. Trata-se de uma importante política pública de reparação racial e de preservação das nossas tradições. O Edital Ouro Negro é uma ação reconhecida pela Lei nº 13.182/2014, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia. Seu crescimento e aprimoramento ao longo dos últimos anos ocorre a partir de avaliações e diálogos propositivos com as entidades culturais afro-baianas.
Secom

Lula chega à Índia e primeiro compromisso é cúpula sobre IA

0

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (18) em Nova Délhi, capital da Índia, para uma visita a convite do primeiro-ministro do país, Narendra Modi.O primeiro compromisso de Lula amanhã (19) será a participação na cúpula sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo.O evento começou na segunda-feira (16) e Lula deve discursar durante a plenária de alto nível, ao lado de outros chefes de Estado e grandes executivos do setor.O evento dará sequência ao chamado “processo de Bletchley”, série de reuniões intergovernamentais sobre segurança, governança e colaboração global em IA.

Também serão debatidos assuntos relacionados a fontes de recursos para a democratização da tecnologia, bem como seu uso para empoderamento social, inovação e desenvolvimento social. Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro comparecerá a um evento global de alto nível sobre o tema.

Na sexta-feira (20), o governo brasileiro está organizando o evento paralelo chamado IA para o bem de todos, que var tratar das perspectivas brasileiras para o futuro da inteligência artificial. O encontro vai contar com a presença de ministros de Estado – representando as pastas de Ciência, Tecnologia e Informação, Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Educação, Saúde e Comunicações.

Esta é a segunda viagem de Lula à Índia no atual mandato e uma retribuição à visita do primeiro-ministro indiano ao Brasil, em julho de 2025 durante a Cúpula do Brics.

Agenda Bilateral

Brasil e Índia mantêm parceria estratégica desde 2006 e, durante a visita, devem ser firmadas parcerias sobre terras raras e minerais críticos. Também está prevista a assinatura da declaração Brasil-Índia sobre parceria digital para o futuro.

A visita será oportunidade para o reforço político às negociações de ampliação do acordo de comércio Mercosul-Índia, além de oficializar o novo prazo de validade de vistos de negócios e turismo, de cinco para dez anos, entre os países.

São esperados ainda avanços nas colaborações entre a Embraer e a indiana Adani Defense & Aerospace, uma das empresas que lideram o setor aeroespacial indiano.

Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões. Atualmente, a Índia é o 10° destino das exportações do Brasil. Entre os produtos mais exportados estão óleos brutos de petróleo, açúcares e melaços, gorduras e óleos vegetais, e minério de ferro.

De acordo com o governo, as relações entre Brasil e Índia passam por um momento de ascensão, sustentadas por complementaridades econômicas e tecnológicas.

Um dos acordos firmados entre o Brasil e a Índia – durante visita do primeiro-ministro Modi, no ano passado – foi o conjunto de estruturas de relações bilaterais de cinco pilares prioritários para os próximos dez anos. São eles: defesa e segurança; segurança alimentar e nutricional; transição energética e mudança de clima; transformação digital e tecnologias emergentes; e parcerias industriais.

A Índia também é uma potência farmacêutica e de tecnologia em saúde e devem ser firmados acordos no setor para atração de investimentos, acesso a novos medicamentos e pesquisa pelo Brasil.

Lula e Narendra Modi têm posições coincidentes na pauta internacional e devem firmar documento sobre temas como desafios ao multilateralismo e ao comércio internacional; mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas; e a situação de Gaza.

Lula ainda participará da inauguração do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Índia. A instituição está organizando um fórum empresarial que já conta com a participação de mais de 300 empresários brasileiras, de setores como agropecuário, saúde, tecnologia, minérios, alimentos e fármacos.

Coreia do Sul

Lula fica em Nova Délhi até sábado (21) e, de lá, segue para Seul, na Coreia do Sul. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o presidente Lula se reunirá com o presidente sul coreano, Lee Jae Myung, e com executivos de grandes empresas do país asiático. Também está previsto um fórum empresarial com cerca de 230 empresários brasileiros.

O governo brasileiro pretende, com a viagem, ampliar o comércio entre os dois países e, para isso, deve ser assinado o Plano de Ação Trienal 2026-2029, que visa elevar o nível do relacionamento entre os países para uma parceria estratégica. As ações devem alavancar negócios em áreas como agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia.

O comércio bilateral Brasil-Coreia do Sul chegou a US$ 10,8 bilhões em 2025. O país ocupa o 13° lugar de destino das exportações brasileiras e entre os principais itens vendidos estão óleos brutos de petróleo, minério de ferro, farelos de soja, álcool, e café não torrado.

AMTT/Juazeiro notifica empresa pelo atraso na entrega dos semáforos derrubados por um caminhão desgovernado na Avenida Adolfo Viana

1

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) informou que já notificou a empresa Arte e Luz Engenharia, responsável pela instalação e manutenção dos semáforos no município de Juazeiro, pelo atraso na entrega dos equipamentos que foram derrubados após um caminhão desgovernado colidir com a estrutura, no último dia 8 de fevereiro, da Avenida Adolfo Viana.

Segundo a empresa, o atraso foi “em razão do feriado de Carnaval, que comprometeu a reposição dos semáforos da Avenida Adolfo Viana, nas proximidades da Sote. Ainda segundo a empresa, a base de sustentação dos novos semáforos já foi instalada e, tão logo os equipamentos cheguem, será realizada a reinstalação. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) informa que já notificou a empresa sobre a importância da reposição dos semáforos, a fim de garantir maior mobilidade e segurança no fluxo da via”, diz a nota da AMTT.

Lembrando que, enquanto a situação não é resolvida o trânsito segue com as seguintes restrições:

• Os veículos que trafegam pela Rua Ozelina Dias da Silva, no bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro (BA), e desejam seguir para o bairro Novo Encontro, devem acessar à direita pela Avenida Adolfo Viana e realizar a conversão na rotatória próxima à Lagoa de Calú.

• Já os condutores que estão no bairro Novo Encontro e desejam atravessar a via em direção ao Alto da Maravilha devem acessar à direita pela Avenida Adolfo Viana e realizar a conversão no retorno seguinte.

A empresa responsável pela instalação e manutenção dos semáforos no município já está trabalhando para restabelecer o funcionamento do sistema semafórico no menor tempo possível.

Redação PNB

Unidos do Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

0

A Unidos do Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (18), depois da apuração dos votos do Grupo Especial que ocorreu na Cidade do Samba, no bairro da Gamboa, região central da cidade.

O título veio depois de um total de 270 pontos. A vice-campeã foi a Beija-Flor, com 269,9 pontos, ao lado da Vila Isabel, com a mesma pontuação. Mais três agremiações completam o pódio: Salgueiro (269,7 pontos), Imperatriz (269,4) e Mangueira (269,2). Todas elas participam do Desfile das Campeãs no próximo sábado (21), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

A Viradouro levou para o Sambódromo o enredo Para cima, Ciça!, que celebra os 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, o mais longevo mestre de bateria de uma escola de samba em atividade.

Durante o desfile, o mestre homenageado participou da comissão de frente e do último carro alegórico, regendo os ritmistas. Além da Viradouro, Ciça já regeu as baterias da Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá, onde começou em 1988.

O mestre, reconhecido pelas bem ensaiadas paradinhas das baterias, liderou a percussão em dois dos três carnavais vencidos pela Viradouro (2020 e 2024) e em um desfile ganho pela Estácio de Sá (1992).

Este é o quarto título da Viradouro no Carnaval do Rio de Janeiro. O último troféu da escola havia sido em 2024. Na lista de maiores campeãs, a Portela permanece na liderança com 22 títulos, seguida de Mangueira (20), Beija-Flor de Nilópolis (15), Salgueiro, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense (9).

A Acadêmicos de Niterói foi a rebaixada deste ano para a Série Ouro com 264,6 pontos. A escola trouxe o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil.

A agremiação que ocupará a vaga da Acadêmicos de Niterói será conhecida na quinta-feira (19), quando sai o resultado oficial da apuração de votos da Série Ouro.

Agência Brasil

“As calçadas ficam intransitáveis”: Moradora denuncia descarte irregular de lixo e entulhos em avenida do Park Centenário, Juazeiro

0

 

Rosa Duarte Varjão, moradora da Avenida Novo Juazeiro, no bairro Park Centenário, em Juazeiro, em contato com o PNB, nesta quarta-feira (18), apontou um problema que vem gerando transtornos à comunidade. Ela conta que “o canteiro que compreende toda a extensão da avenida tem se transformado em espaço para descarte de entulho de reforma e reparos de residências”.

A moradora destaca que o poder público realiza a limpeza “de vez em quando”, mas peca na fiscalização contra a prática irregular.

“Uma pequena caminhada ao longo da avenida e a gente se depara com montes de restos de alvenaria, concreto, pedaços de blocos, embalagens de cimento, argamassa, e móveis velhos, descartados pela população. Embora o Poder Público limpe, vez em quando, esta situação se repetido, infelizmente. A falta de fiscalização e ação contra estes descartes de materiais oriundos de reformas e reparos na construção domiciliar cria aspectos de sujeira e abandono no bairro e na cidade. Há situações em que as calçadas ficam intransitáveis devido a areias que ficam, por meses, obstruindo o fluxo das águas pluviais e as águas que são da limpeza das áreas externas das residências. Convivemos com águas paradas, com presenças de mosquitos em razão dessas instruções das vias de escoamento.

Estamos encaminhando a reclamação para a SESP.

Redação PNB

Funcionário da Receita Federal em Salvador está entre os suspeitos pelo vazamento de dados de ministros do STF; veja os demais.

0

Quatro servidores da Receita Federal foram alvo de operação da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira, para investigar suposto vazamento de informações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de seus familiares.

Os suspeitos teriam acessado o sistema da Receita de forma irregular para divulgar esses dados protegidos. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

De acordo com o Supremo, que autorizou a ação, “foram constatados diversos e múltiplos acessos ilícitos ao sistema da Secretaria da Receita Federal do Brasil, seguindo-se de posterior vazamento das informações sigilosas”.

O STF divulgou o nome dos investigados. São eles: Luiz Antônio Martins Nunes, Luciano Pery Santos Nascimento, Ruth Machado dos Santos e Ricardo Mansano de Moraes, que atuam em delegacias da Receita nos estados que foram alvo da operação, com salários que vão de R$ 11.128,16 a R$ 38.261,86, segundo o Portal da Transparência.

Luiz Antônio Martins Nunes

Servidor desde 1981, Luiz Antônio Martins atualmente é técnico do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) no Rio de Janeiro, órgão em que ingressou em 2000. Ele está lotado na delegacia da Receita Federal no estado.

Ricardo Mansano de Moraes

O auditor fiscal da Receita, Ricardo Mansano de Moraes está no cargo desde 2007, e atua na Equipe de Gestão do Crédito Tributário e do Direito Creditório (Eqrat), uma área do órgão que gerencia a gestão de créditos tributários que contribuintes podem receber da União. Ele trabalha na Delegacia da Receita em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Em suas redes sociais, o auditor fiscal segue perfis de políticos de direita, como do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Kim Kataguiri (UNIÃO-SP).

Ruth Machado dos Santos

Técnica do Seguro Social, Ruth Machado ingressou no funcionalismo em 1994. Hoje, é agente administrativa em uma delegacia da Receita em no Guarujá, litoral de São Paulo.

Luciano Pery Santos

Também atua como técnico do Seguro Social, mas em uma delegacia da Receita em Salvador, capital da Bahia. Está no serviço público desde 1983.

Os quatro servidores foram afastados de seus cargos e prestarão depoimentos à PF, segundo o Supremo.

BNews