Preto no Branco
Juazeirense enfrenta o Barcelona nesta quinta (19); jogo será transmitido pela TVE
Sobradinho realiza encontro com gestantes e reforça políticas públicas de cuidado materno-infantil
O Centro de Referência de Assistência Social promoveu o encontro “Cuidando de Quem Cuida”, iniciativa voltada às gestantes acompanhadas pelo PAIF, com uma programação dedicada à informação, acolhimento e fortalecimento de vínculos.
A atividade reuniu 19 futuras mães e outras quatro acompanhantes, totalizando 23 mulheres. Durante o evento, sete gestantes receberam kits de enxoval por meio do Benefício Eventual de Natalidade, um direito garantido às famílias que necessitam do suporte da política pública de assistência.
Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema “Os Mil Dias”, conduzida em parceria com o Programa Criança Feliz, abordando a fase que vai da gestação aos dois primeiros anos de vida do bebê, considerada decisiva para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. A orientação técnica reforçou a importância do pré-natal, do cuidado contínuo e da presença ativa da família na formação da criança.
Também houve espaço para emoção e reconhecimento pessoal. Em uma dinâmica simbólica, cada participante se apresentou diante do espelho, exercitando autoestima, identidade e a percepção da própria força no papel de mulher e mãe.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Raimundo Nonato, acompanhou a ação e ressaltou que o município tem avançado no acolhimento às gestantes, especialmente às mães de primeira viagem.
“O apoio integral da gestão do prefeito Cleivynho Sampaio tem permitido ampliar direitos e garantir que iniciativas como essa cheguem a quem mais precisa. Destaco o empenho das equipes técnicas, fundamentais para transformar a política pública em atendimento humanizado. Agradeço o envolvimento das profissionais do Criança Feliz, além de orientadoras sociais e técnicos do CRAS, que atuaram desde a organização até o acompanhamento individual das participantes. Essa iniciativa reafirma o compromisso da rede socioassistencial em promover dignidade, fortalecer laços familiares e assegurar proteção desde os primeiros passos da vida — começando, naturalmente, por quem cuida”, disse o secretário da pasta.
Ascom/PMS
Campeonato Interno do Projeto Sementes da Esperança acontecerá nesta sexta-feira (20) no bairro Quidé, Juazeiro
O bairro Quidé vai viver uma noite especial no próximo dia 20 de fevereiro, as 19h, com a realização do Campeonato Interno do Projeto Sementes da Esperança, em comemoração aos dois anos de caminhada e transformação na comunidade.
O evento acontecerá no CT Muzenza Juazeiro, que funciona na Casa da Cultura Jordelio de Souza, espaço administrado pelo Instituto NAENDA; e promete reunir crianças, adolescentes, adultos, familiares e amigos em um grande momento de celebração, esporte e união.
Ao longo desses dois anos, o projeto tem sido um verdadeiro espaço de acolhimento, aprendizado e fortalecimento dos vínculos comunitários.
De acordo com o Professor Surpresa, Coordenador do Projeto, “o campeonato representa mais do que uma competição. É a celebração de histórias construídas com dedicação, disciplina e esperança”, comentou.
A competição será dividida por faixa etária: Infantil (05 a 07 anos, 08 a 10 anos, 11 a 13 anos e 14 a 15 anos). Adulto (Crua a 1ª e 2ª a 4ª).
PREMIAÇÃO
Os participantes disputarão premiações simbólicas e cheias de significado:
Campeão: Berimbau.
2º lugar: Medalha de prata.
3º lugar: Medalha de bronze.
A organização convida toda a comunidade do Quidé e bairros vizinhos para prestigiar esse momento tão importante.
“Será uma noite para celebrar conquistas, incentivar nossos jovens e fortalecer ainda mais o espírito de união que marca o Projeto Sementes da Esperança. Mais do que um campeonato, será uma grande festa da comunidade”, finalizou o coordenador.
Ascom
Carnaval da Melhor Idade reafirma alegria, protagonismo e tradição em Sobradinho
Na última sexta-feira (13), Sobradinho foi tomada por cores, música e emoção com a realização de mais uma edição do já tradicional Carnaval da Melhor Idade. Um evento que, a cada ano, consolida-se como espaço de convivência, celebração e reconhecimento de quem ajudou a construir a história da cidade.
Mais do que uma programação festiva, a iniciativa revela o protagonismo de homens e mulheres que transformam o envelhecer em ato de presença, participação e vitalidade.
Entre marchinhas e aplausos, aconteceu a escolha da Rainha do Carnaval da Melhor Idade. Ângela Assis foi eleita, encantando o público com elegância, carisma e uma disposição que arrancou muitos aplausos. Também foram premiadas a melhor fantasia e a idosa mais alegre, destacando a criatividade e o entusiasmo que marcam o grupo.
As presenças do Prefeito Cleivynho Sampaio, da primeira-dama, do secretário Raimundo Nonato, da coordenadora do CRAS Nájara Sheila, e dos vereadores reforçaram o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas ao público 60 mais.
“Quando o poder público participa, apoia e estrutura, o resultado aparece: organização, participação popular e sentimento de pertencimento,” destacou o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Raimundo Nonato.
O salão se transformou em um verdadeiro baile popular. A animação ficou por conta do cantor Guel Senna, que conduziu a festa com repertório animado, trazendo aquela energia contagiante.
“É com muita alegria que celebramos todos os anos o carnaval da Melhor Idade. Esta manifestação é sobretudo, um encontro com a memória, com a cultura e com a dignidade de viver cada etapa da vida com intensidade. Em Sobradinho, a tradição segue viva fortalecida acima de tudo por nosso povo que celebra o nosso carnaval com muita alegria,” declarou Cleivynho.
Ascom/PMS
Câmara de Vereadores de Juazeiro convoca sessão extraordinária para esta quinta-feira (19); em pauta, reajustes e Auxílio-Alimentação
A Câmara Municipal de Juazeiro realizará nesta quinta-feira (19), às 10h, mais uma sessão legislativa de forma virtual, através do canal no YouTube: https://youtube.com/@tvcamaramunicipaldejuazeiro?si=nbsBPa_uFkw_YoBk para apreciação e votação de importantes projetos de lei.
Na pauta estão o reajuste salarial dos servidores concursados da Câmara, a concessão de auxílio-alimentação aos servidores do Legislativo e o reajuste salarial dos professores da rede municipal, este último de autoria do Executivo.
Retorno das sessões presenciais
A Câmara Municipal informa ainda que as sessões legislativas retornarão na próxima terça-feira (24), de forma presencial, às 9h, no auditório do Rapport Hotel.
A presença da população é fundamental para acompanhar de perto os trabalhos do Poder Legislativo e as decisões que impactam diretamente o município.
Ascom
Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta (20)
As mulheres com 18 anos de todo o país que foram selecionadas para o Serviço Militar Inicial Voluntário Feminino 2025 precisam comparecer até sexta-feira (20) para passar pelos procedimentos da seleção complementar.
Cada candidata deve acompanhar o site oficial do alistamento para saber o dia e o local exatos da unidade de uma das três forças armadas em que deve comparecer. O acesso deve ser feito por meio da plataforma Gov.br.
No local, serão avaliados requisitos considerados básicos para a formação militar, por meio da realização de exames clínicos e entrevistas complementares, bem como análise do preparo físico das candidatas.
Esta é a quarta e última fase antes da entrada oficial das selecionadas na vida militar, processo que é realizado pela segunda vez na história.
Incorporação
Os homens e as mulheres incorporados após o alistamento não terão estabilidade no serviço militar.
Neste ano, a incorporação das militares ocorrerá em dois momentos: de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto.
Na Marinha, as militares ingressarão como marinheiro-recruta; já no Exército e na Força Aérea, como soldado, tendo os mesmos direitos e deveres dos homens.
Vagas no serviço militar
Inicialmente, em 2026, são oferecidas às mulheres voluntárias 1.467 vagas, sendo 157 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Força Aérea.
As oportunidades estão distribuídas em 51 municípios, abrangendo unidades militares das três Forças em 13 estados, além do Distrito Federal.
Em 2025, cerca de 34 mil mulheres voluntárias se inscreveram para o recrutamento.
O alistamento masculino é obrigatório para quem completa 18 anos. Em 2025, foram 1.029.323 homens alistados.
Historicamente, as mulheres entravam nas Forças Armadas apenas por concursos para sargentos ou oficiais (nível técnico ou superior). Desde 2025, elas podem entrar como recrutas, na base das três forças armadas.
Agência Brasil
Central Estadual de Regulação soluciona mais de 5 mil casos durante o Carnaval
Em cinco dias, a Central Estadual de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) solucionou 5.095 casos de urgência e emergência em todo o estado. O período considerado no balanço vai das 19h da quinta-feira (12) às 19h da terça-feira (17), reforçando o funcionamento ininterrupto da rede estadual durante o Carnaval e garantindo acesso oportuno a leitos, procedimentos e avaliações especializadas.
“Esse balanço do Carnaval mostra, na prática, o que é uma regulação funcionando de forma contínua e com prioridade definida por critério clínico. Só em 2025, foram solucionados mais de 329 mil casos, e 71,93% tiveram desfecho em até 24 horas. É um trabalho diário, com equipe e estrutura, para garantir acesso ao serviço certo, no tempo certo”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
As três principais demandas registradas no período foram ortopedia, clínica médica e avaliação em cirurgia geral, que, juntas, somaram 1.768 solicitações encaminhadas por unidades de saúde municipais, filantrópicas, privadas e estaduais.
No período, o Governo do Estado realizou 10 transferências por UTI aérea, assegurando resposta rápida aos casos de maior gravidade e a remoção de pacientes para serviços de referência, conforme critério clínico.
As unidades estaduais que mais receberam pacientes via regulação foram o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e o Hospital Geral do Estado (HGE), todos localizados em Salvador, além do Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, referência para a região. É importante destacar que esses números se referem exclusivamente a pacientes regulados pela Central. No caso do HGE, por exemplo, a unidade atendeu, adicionalmente, 80 pacientes oriundos diretamente dos circuitos do Carnaval de Salvador.
Com operação 24 horas por dia, a Central Estadual de Regulação atua como instrumento estratégico do SUS para organizar o acesso aos serviços de saúde, priorizando a gravidade dos casos e garantindo que cada paciente seja direcionado ao serviço mais adequado.
Secom
Governo da Bahia realiza maior Ouro Negro da história e coloca a cultura afro-baiana como protagonista no Carnaval
Lula chega à Índia e primeiro compromisso é cúpula sobre IA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (18) em Nova Délhi, capital da Índia, para uma visita a convite do primeiro-ministro do país, Narendra Modi.O primeiro compromisso de Lula amanhã (19) será a participação na cúpula sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo.
O evento começou na segunda-feira (16) e Lula deve discursar durante a plenária de alto nível, ao lado de outros chefes de Estado e grandes executivos do setor.O evento dará sequência ao chamado “processo de Bletchley”, série de reuniões intergovernamentais sobre segurança, governança e colaboração global em IA.
Também serão debatidos assuntos relacionados a fontes de recursos para a democratização da tecnologia, bem como seu uso para empoderamento social, inovação e desenvolvimento social. Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro comparecerá a um evento global de alto nível sobre o tema.
Na sexta-feira (20), o governo brasileiro está organizando o evento paralelo chamado IA para o bem de todos, que var tratar das perspectivas brasileiras para o futuro da inteligência artificial. O encontro vai contar com a presença de ministros de Estado – representando as pastas de Ciência, Tecnologia e Informação, Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Educação, Saúde e Comunicações.
Esta é a segunda viagem de Lula à Índia no atual mandato e uma retribuição à visita do primeiro-ministro indiano ao Brasil, em julho de 2025 durante a Cúpula do Brics.
Agenda Bilateral
Brasil e Índia mantêm parceria estratégica desde 2006 e, durante a visita, devem ser firmadas parcerias sobre terras raras e minerais críticos. Também está prevista a assinatura da declaração Brasil-Índia sobre parceria digital para o futuro.
A visita será oportunidade para o reforço político às negociações de ampliação do acordo de comércio Mercosul-Índia, além de oficializar o novo prazo de validade de vistos de negócios e turismo, de cinco para dez anos, entre os países.
São esperados ainda avanços nas colaborações entre a Embraer e a indiana Adani Defense & Aerospace, uma das empresas que lideram o setor aeroespacial indiano.
Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões. Atualmente, a Índia é o 10° destino das exportações do Brasil. Entre os produtos mais exportados estão óleos brutos de petróleo, açúcares e melaços, gorduras e óleos vegetais, e minério de ferro.
De acordo com o governo, as relações entre Brasil e Índia passam por um momento de ascensão, sustentadas por complementaridades econômicas e tecnológicas.
Um dos acordos firmados entre o Brasil e a Índia – durante visita do primeiro-ministro Modi, no ano passado – foi o conjunto de estruturas de relações bilaterais de cinco pilares prioritários para os próximos dez anos. São eles: defesa e segurança; segurança alimentar e nutricional; transição energética e mudança de clima; transformação digital e tecnologias emergentes; e parcerias industriais.
A Índia também é uma potência farmacêutica e de tecnologia em saúde e devem ser firmados acordos no setor para atração de investimentos, acesso a novos medicamentos e pesquisa pelo Brasil.
Lula e Narendra Modi têm posições coincidentes na pauta internacional e devem firmar documento sobre temas como desafios ao multilateralismo e ao comércio internacional; mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas; e a situação de Gaza.
Lula ainda participará da inauguração do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Índia. A instituição está organizando um fórum empresarial que já conta com a participação de mais de 300 empresários brasileiras, de setores como agropecuário, saúde, tecnologia, minérios, alimentos e fármacos.
Coreia do Sul
Lula fica em Nova Délhi até sábado (21) e, de lá, segue para Seul, na Coreia do Sul. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o presidente Lula se reunirá com o presidente sul coreano, Lee Jae Myung, e com executivos de grandes empresas do país asiático. Também está previsto um fórum empresarial com cerca de 230 empresários brasileiros.
O governo brasileiro pretende, com a viagem, ampliar o comércio entre os dois países e, para isso, deve ser assinado o Plano de Ação Trienal 2026-2029, que visa elevar o nível do relacionamento entre os países para uma parceria estratégica. As ações devem alavancar negócios em áreas como agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia.
O comércio bilateral Brasil-Coreia do Sul chegou a US$ 10,8 bilhões em 2025. O país ocupa o 13° lugar de destino das exportações brasileiras e entre os principais itens vendidos estão óleos brutos de petróleo, minério de ferro, farelos de soja, álcool, e café não torrado.








