Preto no Branco

26398 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Eleições para gestores e vice da Rede municipal de Petrolina acontecem nesta terça-feira (19)

0

(foto: divulgação)

A comunidade escolar da Rede municipal de Petrolina vai às urnas nesta terça-feira (19). A votação faz parte da eleição para a escolha do Gestor e Vice-Gestor das unidades de ensino.

Esta é a segunda etapa do processo, que começou com um exame de certificação. De acordo com o edital, poderão votar: alunos com mais de 12 anos, responsável legal do aluno, professores e servidores das unidades, obedecendo ao critério de proporcionalidade simples, 33,33%. As escolas estarão abertas para a votação nos turnos de funcionamento.

Após o resultado, os votados participarão da última etapa, Seminário de Gestão Escolar, promovido pela Facape entre os dias 08 e 12 de janeiro de 2018. Os participantes terão que obter 90% de frequência para o direito à nomeação para o cargo que tem mandato de dois anos. A posse está prevista para acontecer na segunda quinzena de janeiro de 2018.

“Convido a todos os membros da comunidade escolar a se fazer presente nesta festa da democracia. Juntos, estamos fazendo uma Educação de qualidade e participativa. Desejo boa sorte a todos os concorrentes e esperamos um pleito tranquilo”, frisa Maéve Melo, secretária municipal de Educação.

Ascom/Prefeitura de Petrolina

Comunidade do São Geraldo receberá nesta quarta-feira a Caravana da Saúde

0

(foto: divulgação)

Com registro de mais de 25 mil atendimentos no período de quase dois anos, na penúltima quarta-feira do ano, dia 20, a Secretaria de Saúde de Juazeiro estará com a Caravana da Saúde no bairro São Geraldo, levando equipe de especialistas para atender a demanda dos usuários.

O atendimento terá inicio às 8h e, além do atendimento médico, os usuários receberão orientações sobre cuidados com a saúde, educação no trânsito, além da Estação Cidadania, unidade móvel da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), que estará realizando o recadastramento do Bolsa Família.

Ascom/PMJ

Novo ponto de apoio da Ammpla também realiza atendimento à população de Petrolina

0

(foto: divulgação)

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) de Petrolina passa a contar com novo ponto de apoio aos agentes de trânsito e atendimento à população. O espaço foi instalado na Av. Souza Filho, local de maior movimentação do comércio da cidade e dispõe de toda estrutura para registro de ocorrências e fiscalização.

O ponto de apoio era uma reivindicação antiga da categoria, desde 1997 lutamos por esse local que, além de oferecer uma maior comodidade aos agentes, vai amenizar a grande demanda do registro das ocorrências na região, diminuindo o tempo de resposta ao atendimento ao público“, destacou o coordenador de Educação e Trânsito, agente Franklin Alves.

A instalação possui internet, equipamento de vídeo monitoramento, banheiro, geladeira e água para os agentes, além disso, a população poderá solicitar alguns serviços, como por exemplo: confecção de boletim de ocorrência; pedido de intervenção na via; consulta da situação do veículo e do condutor, entre outras informações relacionadas ao trânsito.

De acordo com o diretor-presidente da Ammpla, Geraldo Miranda, o ponto de apoio é mais um avanço do Governo Municipal na busca pela melhoria de um trânsito mais seguro.

Este passa a ser mais um ponto de apoio à disposição da comunidade e dos agentes de trânsito. Por ser uma região de grande movimentação do comércio, o posto possibilitará a presença mais ostensiva da Ammpla, o que, naturalmente, já impede a ocorrência de infrações, garantindo mais segurança e tranquilidade no trânsito“, ressaltou.

Ascom/Prefeitura de Petrolina

Petrobras decide aumento da gasolina, mas preço do diesel terá redução

0

(foto: reprodução)

A Petrobras elevará os preços da gasolina em 0,4% e reduzirá os do diesel em 0,7% nas refinarias a partir de terça-feira, informou a estatal em comunicado em seu site. Na semana passada, a empresa informou A Petrobras elevará os preços do diesel em 1,8% e os da gasolina em 1,4%

Os reajustes fazem parte da nova sistemática de formação de preços da companhia, em vigor desde julho e que prevê alterações quase que diárias nas cotações dos combustíveis.

De acordo com a inflação oficial medida pelo IBGE, em novembro o preço da gasolina na bomba já acumulava alta de 7,89% e o diesel de 7,19%. Só no mês passado, a gasolina teve alta de 2,92% e o diesel de 1,82%, em relação ao mês anterior.

Gazeta Online

Facape oferta vagas no curso de Direito para transferência interna e externa

0

(foto: divulgação)

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está com o processo seletivo aberto para alunos que desejam ingressar no curso de Direito da instituição por meio de transferência interna e externa. Os interessados devem se inscrever do dia 14 de dezembro a 10 de janeiro de 2018, no link de Concursos da página eletrônica da Facape (www.facape.br).

Ao todo, são 16 vagas divididas entre os três turnos. Podem se inscrever os estudantes da autarquia (transferência interna), alunos de Direito de outras instituições (transferência externa). As provas serão aplicadas eletronicamente no dia 14 de janeiro e o resultado final será divulgado até o dia 24 do mesmo mês.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Facape. Em caso de dúvidas, o candidato pode comparecer na Central de Atendimento ao Discente ou telefonar para os números (87) 3866-3260 e 3866-3200.

Ascom/Facape

 

Pesquisa aponta que 50 milhões de brasileiros vivem na linha de pobreza

0

(foto: reprodução/internet)

Cerca de 50 milhões de brasileiros, o equivalente a 25,4% da população, vivem na linha de pobreza e têm renda familiar equivalente a R$ 387,07 – ou US$ 5,5 por dia, valor adotado pelo Banco Mundial para definir se uma pessoa é pobre. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 15 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2017(SIS 2017).

O levantamento indica, ainda, que o maior índice de pobreza se dá na Região Nordeste do país, onde 43,5% da população se enquadram nessa situação e, a menor, no Sul: 12,3%. A situação é ainda mais grave se levadas em conta as estatísticas do IBGE envolvendo crianças de 0 a 14 anos de idade. No país, 42% das crianças nesta faixa etária se enquadram nestas condições e sobrevivem com apenas US$ 5,5 por dia.

No que diz respeito à distribuição de renda no país, a Síntese dos Indicadores Sociais 2017 comprovou, mais uma vez, que o Brasil continua um país de alta desigualdade de renda, inclusive, quando comparado a outras nações da América Latina, região onde a desigualdade é mais acentuada. Segundo o estudo, em 2017 as taxas de desocupação da população preta ou parda foram superiores às da população branca em todos os níveis de instrução. Na categoria ensino fundamental completo ou médio incompleto, por exemplo, a taxa de desocupação dos trabalhadores pretos ou pardos era de 18,1%, bem superior que o percentual dos brancos: 12,1%.

O peso da escolaridade

Os dados do estudo indicam que, quanto menos escolaridade, mais cedo o jovem ingressa no mercado de trabalho. A pesquisa revela que 39,6% dos trabalhadores ingressaram no mercado de trabalho com até 14 anos.

Ao mesmo tempo em que revela que 39,6% dos trabalhadores ingressaram no mercado com até 14 anos, o levantamento indica também que este percentual cresce para o grupo de trabalhadores que tinha somente até o ensino fundamental incompleto, chegando a atingir 62,1% do total, enquanto que, para os que têm nível superior completo, o percentual despenca para 19,6%.

Ainda sobre o trabalho precoce, o IBGE constata que, em 2016, a maior parte dos trabalhadores brasileiros (60,4%) começou a trabalhar com 15 anos ou mais de idade. Entre os trabalhadores com 60 anos ou mais houve elevada concentração entre aqueles que começaram a trabalhar com até 14 anos de idade (59%).

Já entre as mulheres foi maior a participação das que começaram a trabalhar com 15 anos ou mais de idade (67,5%) quando comparadas com a dos homens (55%). Para os técnicos do instituto, esta inserção mais tardia das mulheres no mercado de trabalho pode estar relacionada “tanto ao fato de elas terem maior escolaridade que os homens, quanto à maternidade e os encargos com os cuidados e afazeres domésticos”.

Pobreza é maior no Nordeste

Quando se avalia os níveis de pobreza no país por estados e capitais, ganham destaque – sob o ponto de vista negativo – as Regiões Norte e Nordeste com os maiores valores sendo observados no Maranhão (52,4% da população), Amazonas (49,2%) e Alagoas (47,4%).

Em todos os casos, a pobreza tem maior incidência nos domicílios do interior do país do que nas capitais, o que está alinhado com a realidade global, onde 80% da pobreza se concentram em áreas rurais. Ainda utilizando os parâmetros estabelecidos pelo Banco Mundial, chega-se à constatação de que, no mundo, 50% dos pobres têm até 18 anos, com a pobreza monetária atingindo mais fortemente crianças e jovens – 17,8 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, ou 42 em cada 100 crianças.

Agência CNM

Pernambuco contabiliza quase seis estupros por dia em novembro

0

(foto: reprodução/Pernambuco Press))

Quase seis pessoas foram vítimas de estupro por dia em Pernambuco durante novembro de 2017. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), na sexta-feira (15), o estado registrou 171 casos de violência sexual no referido mês, o que corresponde a uma média diária de 5,7 estupros. De janeiro a novembro deste ano, Pernambuco contabilizou 1.961 casos de estupro.

Com 36 registros de estupros em novembro, Recife dispara na frente dos outros municípios. A capital pernambucana teve mais que o dobro do número de casos da segunda colocada, Paulista, onde houve 15 ocorrências. Em seguida, aparecem Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, com 12 casos; Caruaru, no Agreste, com oito; e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, com seis.

Analisando os meses de 2017, os 193 casos contabilizados em setembro fizeram desse mês o que mais apresentou ocorrências de estupro, equivalendo a uma média de 6,4 vítimas por dia. Janeiro, com 196 estupros, aparece logo depois, com uma média diária de 6,3 estupros. Três meses aparecem no terceiro lugar, todos com uma média de 6,1 estupros por dia: fevereiro, com 173 casos; março, com 191; e agosto, com 190.

Em outubro, foram contabilizados 183 estupros, uma média de 5,9 por dia, enquanto em junho os 169 casos registrados equivalem a uma média diária de 5,6 casos. Por sua vez, abril somou 167 estupros, com média de 5,5 casos a cada dia. Com um total de 142 estupros, o que equivale a 4,5 casos por dia, julho foi o mês com menos ocorrências contabilizadas em 2017.

G1

Crianças portadoras do HIV terão novo medicamento com tecnologia inovadora

0

(foto: reprodução)

Crianças que vivem com o vírus HIV da aids, no Brasil, serão beneficiadas com a chegada de um medicamento fabricado com tecnologia inovadora.

O remédio, conhecido como Efavirenz, já produzido na forma de comprimidos, indicados no coquetel de tratamento da aids, de adultos, foi incrementado a partir do uso da nanotecnologia ou pequenas partículas. O resultado é uma versão diferenciada menor, para melhorar a aceitação pelas crianças.

A tecnologia permite melhor aproveitamento do princípio ativo da substância pelo organismo, uma vez que as formulações líquidas existentes, além de não serem recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), têm sabor desagradável, curto prazo de validade e elevado custo para transporte.

O produto está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos, da Fiocruz, principal instituição pública produtora de antirretrovirais no país para o Ministério da Saúde (MS).

O pesquisador Helvécio Rocha, coordenador do Laboratório de Sistemas Farmacêuticos Avançados, disse que a expectativa é de que o novo comprimido, que se dissolve na boca e na água, facilite a aceitação pelos pequenos pacientes.

“A ideia do nosso produto é gerar para esses pacientes pediátricos uma formulação mais adequada à idade deles. A gente precisa dar uma apresentação boa porque é um tratamento de longo prazo. Aí, se o sabor for ruim, as crianças começam a rejeitar a medicação. Tem essa tentativa de melhorar o sabor e, ao mesmo tempo, adequar o produto nacional a recomendações do MS e da OMS”, enfatizou.

Segundo Rocha, o desafio maior foi colocar o princípio ativo em porções pequenas, para que o remédio chegasse à corrente sanguínea sem perder o efeito desejado.

Ele disse ainda que esse tipo de medicamento pediátrico para tratamento da aids, com a tecnologia das nanopartículas, é inédito no mundo.

A previsão é de que o produto passe por testes clínicos até o final do próximo ano e fique disponível no mercado em 2020.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 21 mil crianças no Brasil são soropositivas, isto é, portadoras do vírus HIV.

iBahia

Formado o grupo de semifinalistas do Campeonato Interbairro 2017 de Juazeiro

0

(foto: divulgação)

Os dois últimos jogos da fase de quartas de final, que definiram o grupo de semifinalistas do Campeonato Interbairro 2017 foram realizados neste sábado, 16. Vila Tiradentes x Quidé e Alto da Aliança x Jardim Primavera fazem os confrontos da fase semifinal que apontará os dois finalistas

Os torcedores compareceram em grande número aos campos dos bairros Jardim Primavera e João Paulo II e puderam assistir dois bons jogos. O superintendente Gilberto Pacheco acompanhou a partida entre o João Paulo II e Quidé e disse que ficou “satisfeito e de certa forma aliviado, porque embora o time local tenha sido eliminado nas penalidades, a torcida soube aceitar a derrota com naturalidade e aplaudiu o seu representante ao final”.

Os jogos

Em crescimento técnico na competição, o Jardim Primavera, com o apoio de sua torcida, fez valer o mando de campo e venceu o João XXIII. Os gols foram marcados por Thiago e Fagner na primeira etapa. O adversário na próxima fase será o Alto da Aliança. João Torres foi o árbitro da partida, tendo como assistentes Aleomar Amorim e Márcio Régis.

Já no bairro João Paulo II, o time local, considerado um dos favoritos ao título, decepcionou sua torcida ao ser eliminado pelo visitante Quidé nas penalidades. No tempo normal, aconteceu empate em 1 x 1. Johnatan abriu o placar para o Quidé aos 23 minutos e Magno empatou para o time da casa aos 46 minutos do primeiro tempo.

Na segunda etapa, embora criassem muitas oportunidades de gols, os atacantes do João Paulo II esbarravam na boa atuação do goleiro Jonas e o placar não sofreu alteração. Na decisão por pênaltis, mais uma vez o goleiro Jonas foi decisivo ao defender cobrança de Gleiber, e o marcador ficou em 5 x 4 para o Quidé, que enfrenta o Vila Tiradentes na próxima fase.

O árbitro Fábio Ribeiro, que expulsou o volante Cleyton aos 30 minutos do segundo tempo, foi assistido pelos auxiliares Jesualdo Lima e Paulo Vítor. Na reunião da próxima quarta-feira 20, a coordenação irá oficializar a tabela dos jogos da fase seminal com horários e locais.

O 15º título do Campeonato Interbairro sairá dos vencedores dos confrontos entre Vila Tiradentes x Quidé e Alto da Aliança x Jardim Primavera no dia 23, antevéspera de Natal.

Ascom/PMJ