Preto no Branco

26400 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Crianças portadoras do HIV terão novo medicamento com tecnologia inovadora

0

(foto: reprodução)

Crianças que vivem com o vírus HIV da aids, no Brasil, serão beneficiadas com a chegada de um medicamento fabricado com tecnologia inovadora.

O remédio, conhecido como Efavirenz, já produzido na forma de comprimidos, indicados no coquetel de tratamento da aids, de adultos, foi incrementado a partir do uso da nanotecnologia ou pequenas partículas. O resultado é uma versão diferenciada menor, para melhorar a aceitação pelas crianças.

A tecnologia permite melhor aproveitamento do princípio ativo da substância pelo organismo, uma vez que as formulações líquidas existentes, além de não serem recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), têm sabor desagradável, curto prazo de validade e elevado custo para transporte.

O produto está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos, da Fiocruz, principal instituição pública produtora de antirretrovirais no país para o Ministério da Saúde (MS).

O pesquisador Helvécio Rocha, coordenador do Laboratório de Sistemas Farmacêuticos Avançados, disse que a expectativa é de que o novo comprimido, que se dissolve na boca e na água, facilite a aceitação pelos pequenos pacientes.

“A ideia do nosso produto é gerar para esses pacientes pediátricos uma formulação mais adequada à idade deles. A gente precisa dar uma apresentação boa porque é um tratamento de longo prazo. Aí, se o sabor for ruim, as crianças começam a rejeitar a medicação. Tem essa tentativa de melhorar o sabor e, ao mesmo tempo, adequar o produto nacional a recomendações do MS e da OMS”, enfatizou.

Segundo Rocha, o desafio maior foi colocar o princípio ativo em porções pequenas, para que o remédio chegasse à corrente sanguínea sem perder o efeito desejado.

Ele disse ainda que esse tipo de medicamento pediátrico para tratamento da aids, com a tecnologia das nanopartículas, é inédito no mundo.

A previsão é de que o produto passe por testes clínicos até o final do próximo ano e fique disponível no mercado em 2020.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 21 mil crianças no Brasil são soropositivas, isto é, portadoras do vírus HIV.

iBahia

Formado o grupo de semifinalistas do Campeonato Interbairro 2017 de Juazeiro

0

(foto: divulgação)

Os dois últimos jogos da fase de quartas de final, que definiram o grupo de semifinalistas do Campeonato Interbairro 2017 foram realizados neste sábado, 16. Vila Tiradentes x Quidé e Alto da Aliança x Jardim Primavera fazem os confrontos da fase semifinal que apontará os dois finalistas

Os torcedores compareceram em grande número aos campos dos bairros Jardim Primavera e João Paulo II e puderam assistir dois bons jogos. O superintendente Gilberto Pacheco acompanhou a partida entre o João Paulo II e Quidé e disse que ficou “satisfeito e de certa forma aliviado, porque embora o time local tenha sido eliminado nas penalidades, a torcida soube aceitar a derrota com naturalidade e aplaudiu o seu representante ao final”.

Os jogos

Em crescimento técnico na competição, o Jardim Primavera, com o apoio de sua torcida, fez valer o mando de campo e venceu o João XXIII. Os gols foram marcados por Thiago e Fagner na primeira etapa. O adversário na próxima fase será o Alto da Aliança. João Torres foi o árbitro da partida, tendo como assistentes Aleomar Amorim e Márcio Régis.

Já no bairro João Paulo II, o time local, considerado um dos favoritos ao título, decepcionou sua torcida ao ser eliminado pelo visitante Quidé nas penalidades. No tempo normal, aconteceu empate em 1 x 1. Johnatan abriu o placar para o Quidé aos 23 minutos e Magno empatou para o time da casa aos 46 minutos do primeiro tempo.

Na segunda etapa, embora criassem muitas oportunidades de gols, os atacantes do João Paulo II esbarravam na boa atuação do goleiro Jonas e o placar não sofreu alteração. Na decisão por pênaltis, mais uma vez o goleiro Jonas foi decisivo ao defender cobrança de Gleiber, e o marcador ficou em 5 x 4 para o Quidé, que enfrenta o Vila Tiradentes na próxima fase.

O árbitro Fábio Ribeiro, que expulsou o volante Cleyton aos 30 minutos do segundo tempo, foi assistido pelos auxiliares Jesualdo Lima e Paulo Vítor. Na reunião da próxima quarta-feira 20, a coordenação irá oficializar a tabela dos jogos da fase seminal com horários e locais.

O 15º título do Campeonato Interbairro sairá dos vencedores dos confrontos entre Vila Tiradentes x Quidé e Alto da Aliança x Jardim Primavera no dia 23, antevéspera de Natal.

Ascom/PMJ

Denúncia: obra no centro de Juazeiro causa transtornos no trânsito de carros e pedestres

0

(foto: divulgação/José Gomes)

Um leitor do Preto no Branco enviou à nossa redação uma denúncia envolvendo uma construção em uma residência localizada no centro da cidade de Juazeiro-BA. A obra está sendo feita na rua Elizabeth Safira, no bairro Coreia, próximo ao sinal da Avenida Adolfo Viana, local com um grande fluxo de carros.

De acordo com o morador José Gomes, a obra está causando transtornos para pedestres e condutores, tendo em vista que a área de frente a construção está sendo usada para alojar os materiais de construção. “Na última sexta-feira (15) parou um caminhão carregado de cimento e ficou horas no meio da rua, deixando o trânsito bastante congestionado. Todo dia chega material de construção e causa esse problema”, disse o leitor.

(foto: divulgação/José Gomes)

“O dono da construção acredita que a rua é pública e pode fazer o que está fazendo. Não tem nenhum contêiner daqueles da prefeitura que é colocado no local que está em construção, para o despejo dos entulhos”, reclama José Gomes.

(foto: divulgação/José Gomes)

José ressalta que já procurou os órgãos responsáveis pela fiscalização desse tipo de construção, mas ainda não foram tomadas as medidas cabíveis.

O PNB está em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) para solicitar esclarecimentos sobre essa denúncia.

Da Redação

Reforma é tema do momento e governo continuará tentando a aprovação, diz Temer

0

(foto: divulgação)

Interrompido nesta segunda-feira, 18, pelo deputado Darcísio Perondi (PMD-RS) que o cobrou para falar sobre Previdência, o presidente da República, Michel Temer, voltou a defender a reforma e afirmou que seu governo vai continuar a trabalhar para tentar a sua aprovação. “A reforma da Previdência é o tema do momento, que estamos enfrentando e vamos levar adiante”, disse, em discurso na Fundação Ulysses Guimarães, ressaltando que a reforma “faz com que os mais ricos possam compensar os mais pobres.”

Em sua fala, Temer fez novamente a defesa das reformas, lembrou que a PEC do teto dos gastos foi chamada de PEC da morte, mas garantiu que a limitação de gastos públicos não impactará os investimentos em saúde e educação. O presidente citou ainda a reforma do ensino médio e modernização trabalhista. Segundo ele, a reforma trabalhista “vai ajudar a combater o desemprego”.

O presidente também lembrou algumas medidas de auxílio aos municípios, como a liberação de R$ 2 bilhões neste fim de ano. “Fizemos uma porção de coisas com vistas a melhorar a economia do Brasil”, afirmou, destacando a queda da inflação e dos juros no seu governo. “São exemplos concretos do que estamos fazendo.”

Base aliada

Assim como os demais integrantes da cúpula do PMDB, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que o candidato à Presidência da base aliada em 2018 terá que defender o legado do governo. “Vamos ter sim candidato para defender o nosso legado. Seja com candidatura própria, seja através de alianças, mas teremos que ter sim a defesa do legado do governo do presidente Michel Temer”, disse.

Esse foi o tom adotado pelos principais nomes do PMDB, incluindo Temer, no evento da Fundação Ulysses Guimarães realizado em Brasília. Também se manifestaram nesse sentido o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

As declarações foram entendidas como uma resposta ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo neste domingo, Maia afirmou que o candidato à Presidência da base aliada em 2018 não precisaria ter o nome de Temer tatuado na testa. Segundo ele, bastaria que o candidato defendesse uma agenda de reformas.

Desafio

Padilha também fez uma defesa da reforma da Previdência. Para ele, mudar as regras da aposentadoria e aprovar a reforma é o grande desafio do governo, pois ela é fundamental “não para esse governo”, mas para o País. “A reforma da Previdência se faz necessária para garantir aos aposentados que possam continuar recebendo”, disse.

O ministro destacou ainda que as regras terão transição, que não vão tirar direitos já adquiridos e ponderou que não se deve ter “ilusão”, pois o problema da Previdência Social não se resolverá “num passe de mágica”. Ele citou a situação da Grécia e disse que, se as contas brasileiras não forem colocadas em ordem agora, o Brasil “pode ser forçado” a tomar medidas mais duras no futuro.

Correio 24 horas

Acompanhe os trabalhos da SESP para esta segunda-feira (18) em Juazeiro

0

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa à população juazeirense a programação dos trabalhos relacionados à iluminação e limpeza dos espaços públicos para esta segunda-feira (18).

A equipe de mutirão de limpeza estará no Antônio Gulhermino. As equipes de varrição atendem hoje Alto do Alencar, João Paulo II, Cajueiro, Piranga, Dom José Rodrigues e Terminal Rodoviário (João XXIII). Em relação à iluminação pública os bairros atendidos serão Centro, Nossa Senhora da Penha, Maringá, Pedra do Lorde, Piranga I, Antônio Conselheiro, Monte Castelo, Palmares I, Palmares II e Antônio Guilhermino.

Qualquer solicitação de atendimento deve ser realizada pelo telefone (74) 3612 5411, e é necessário que a pessoa forneça o endereço completo e o número do telefone para que possa ser realizado o registro de protocolo.

Ascom/SESP

Confira a previsão do tempo para esta semana em Juazeiro

0

De acordo com dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), há possibilidade de chuva para Juazeiro nesta semana. Apesar da previsão apontar que o céu deve permanecer parcialmente nublado durante esses dias, na cidade, as temperaturas continuam com máximas acima dos 30 graus.

Entre essa segunda-feira (18) e domingo (24), de acordo com o CPTEC/INPE, os termômetros estarão oscilando entre 21º e 35º graus. Porém no sábado (23), há 80% de possibilidade de ocorrer pancadas de chuva à tarde.

Da Redação por Thiago Santos

Acompanhe a cotação diária de todos os produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro

0

O preço da cebola roxa nesta segunda-feira, 18 de dezembro está cotada por R$0,90 o quilo; o tomate está custando R$ 2,02 o quilo; já a batatinha está sendo vendida a R$88,00 o saco com 50 quilos e o melão Orange R$1,00 o quilo.

A cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro está disponível no site da prefeitura (http://www5.juazeiro.ba.gov.br/). Os preços são resultado de uma pesquisa diária no comércio atacadista do entreposto municipal.

Acompanhe a cotação completa.

Daniela Duarte/AMA

Aposentados e pensionistas podem ter pagamento suspenso caso não façam recadastramento do Igeprev

0

(foto: divulgação)

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (Igeprev) devem se recadastrar para continuar a receber o benefício. O procedimento é obrigatório. O prazo segue até o dia 29 de dezembro (sexta-feira).

Segundo o diretor-presidente do Igeprev, Wíllames Barbosa, “o objetivo é manter os dados atualizados e evitar fraudes na previdência municipal”.

Para fazer o recadastramento é preciso comparecer no órgão com RG, CPF, comprovante de escolaridade, Título de Eleitor, comprovante de residência atual, Certidão de Nascimento/Casamento ou Divórcio, 2 fotos 3X4, Carteira de Registro Profissional, além de Certidão de Nascimento dos dependentes. No caso dos pensionistas, levar também o Atestado de Óbito. O Igeprev funciona de 7h às 13h.

Ascom/Prefeitura de Petrolina

Cidade Mais Limpa: mutirão de limpeza percorre mais de 10 ruas e avenidas do centro de Petrolina

0

(foto: divulgação)

Enquanto que para muita gente o domingo é de descanso, para as equipes de limpeza da Prefeitura de Petrolina o dia foi de muito trabalho. Cerca de 30 homens e mulheres promoveram uma faxina geral no centro da cidade. A ideia é aproveitar a menor circulação de pessoas e veículos para minimizar qualquer possível transtorno que poderia ser causado à população com a realização das atividades nos outros dias da semana.

Mais de 10 ruas e avenidas receberam o serviços de manutenção e limpeza, como poda de árvores, capina, varrição e pintura de meio-fio. Entre as principais estão as avenidas Cardoso de Sá e Souza Filho, além das ruas Ouricuri, Dom Vital e Valério Pereira. É o segundo final de semana seguido do mutirão coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

A SEMANA

A programação desta semana do Programa Cidade Mais Limpa também vai levar os serviços de manutenção e limpeza para as avenidas Ulisses Guimarães e Monsenhor Ângelo Sampaio e o Parque Municipal Josepha Coelho. Além da atenção ao centro da cidade, o bairro Cacheado também será contemplado. Enquanto isso a Prefeitura segue realizando a limpeza dos canais da cidade nos bairros Vila dos Ingás, Palhinhas e ainda na lagoa do São Joaquim.

Ascom/Prefeitura de Petrolina