Redação

33342 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Após buscar o serviço e não ter retorno, paciente questiona atuação da Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Juazeiro: “Não funciona”

1

Uma moradora de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco para criticar a falta de resposta da Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Juazeiro, após registrar uma reclamação sobre transtornos enfrentados durante e após um atendimento voltado ao tratamento de varizes. Segundo ela, mesmo após a abertura de um memorando e a promessa de retorno em até dez dias, o prazo expirou sem qualquer posicionamento.

“Em abril deste ano, fiz um procedimento para retirada de varizes na Policlínica Municipal. Depois, recebi orientações para usar meias elásticas e medicamentos, mas fiquei com várias dúvidas sobre os cuidados após o procedimento. Também me preocupei com o custo das meias, que custavam cerca de R$ 300, e com a prescrição da Rivaroxabana, já que não tive uma consulta prévia para esclarecer os riscos e contraindicações do medicamento. Tentei retornar com o médico responsável, mas a consulta foi remarcada sem aviso prévio, o que me causou transtornos porque faço fisioterapia diariamente e já tinha outros compromissos agendados”, relatou.

A paciente relata que, após enfrentar a série de dúvidas e dificuldades, decidiu procurar a Ouvidoria da SESAU.

“Encaminhei todo o relato para a Ouvidoria no dia 18 de maio. Foi gerado o Memorando 172/2026 e me disseram que, em dez dias, eu teria uma resposta. Vinte e dois dias depois, o silêncio era total”, afirmou.

Ela conta ainda que, após o fim do prazo prometido, voltou a procurar o setor.

“Eu disse que o serviço era ineficiente e que procuraria a imprensa. Aí me pediram novamente meu nome, minha idade e que eu descrevesse toda a reclamação outra vez. Ou seja, eles apagam as reclamações? Isso me chateou muito”, afirmou.

Segundo ela, ao questionar se precisaria recorrer à imprensa para obter respostas, recebeu a informação de que a Ouvidoria apenas encaminha as demandas aos setores competentes.

“Disseram que não é a ouvidora quem responde, mas o setor responsável. Mandaram eu aguardar. Tentei fazer o caminho correto, relatar o fato e esperar uma resposta, mas não tive resultado. Falam para a gente não procurar a imprensa e procurar a Ouvidoria, mas o serviço não funciona”, desabafou.

O Portal Preto no Branco está encaminhando a reclamação à Secretaria de Saúde de Juazeiro e à Ouvidoria do município para solicitar esclarecimentos sobre o caso.

 

Redação PNB 

Pacientes são surpreendidos com suspensão de atendimentos e cancelamento de cirurgias agendadas pela Secretaria de Saúde no Hospital São Lucas, em Juazeiro

2

Pacientes e familiares procuraram o Portal Preto no Branco para questionar a suspensão de atendimentos realizados pelo Hospital São Lucas por meio de um convênio com a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau). Segundo os relatos, pessoas que chegaram à unidade para consultas de revisão e até para realizar cirurgias autorizadas foram surpreendidas com cancelamentos e a informação de que os serviços vinculados ao município haviam sido interrompidos.

“Cheguei ontem ao Hospital São Lucas para fazer a revisão da cirurgia que foi realizada no dia 27.05 e fui informada que o atendimento pela Prefeitura Municipal de Juazeiro havia sido suspenso, porque desde janeiro deste ano eles não recebem o repasse do órgão citado. No entanto, o Dr. Joaquim Gusmão, médico muito competente e empático, e sua equipe, que realizaram a minha cirurgia, não permitiram que eu saísse sem realizar a revisão. Graças a Deus.”, relatou a paciente Ana Cláudia.

Ana Cláudia disse ainda que presenciou outros pacientes deixando a unidade sem atendimento.

“Muitos pacientes estavam chegando e tendo que retornar sem atendimento. Isso é um absurdo, porque é a população que padece. Espero que isso seja resolvido o mais rápido possível”, desabafou.

Outra denunciante relatou ao PNB que a tia estava com uma cirurgia marcada para as 7h dessa quarta-feira (10), após ter recebido a confirmação do procedimento no dia anterior.

“Minha tia estava com uma cirurgia marcada para ontem, às 7h. Às 6h40, foi informada que a cirurgia tinha sido cancelada. O detalhe disso tudo é que o procedimento foi marcado na terça-feira  (09) e confirmado às 16h”, contou.

Ela informou que a justificativa apresentada também envolvia problemas relacionados aos pagamentos no hospital.

“Alegam que os funcionários não estão recebendo e que cortaram os vínculos com a Secretaria da Saúde. Mais de 10 pessoas saíram sem operar, mesmo estando com as guias e todas as autorizações em mãos. É revoltante. Caso você tenha R$ 6.400 disponíveis, opera na mesma hora”, afirmou.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.

 

Redação PNB 

Lançamento da segunda edição do Festival Juá Literária celebra a força da literatura local e homenageia 50 escritores juazeirenses

0

Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, realizou o lançamento da segunda edição do Festival Juá Literária, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de julho, integrando a programação comemorativa do aniversário da cidade. O evento, realizado no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, foi marcado pela emoção e pela homenagem a 50 escritores juazeirenses que, ao longo das décadas, contribuíram para a formação histórico-literária do município.

Já consagrado como a maior feira literária do interior do Nordeste, o lançamento do Festival Juá Literária 2026 reuniu cerca de 200 participantes, entre escritores, artistas, representantes da imprensa, profissionais da rede municipal de ensino e autoridades locais. Entre os destaques da noite estiveram a divulgação da programação oficial, que contará com 180 atrações; o anúncio da ampliação da duração do evento para seis dias; a apresentação dos resultados da edição anterior; e a homenagem a 50 escritores regionais, entre autores póstumos, clássicos e contemporâneos, que contribuíram significativamente para a literatura local.

Com o tema “Palavras que navegam pelo tempo”, o festival homenageia a tradição literária juazeirense, estabelecendo conexões entre a memória histórica do município e a produção criativa de autores que continuam fortalecendo a identidade cultural local.

Durante a solenidade, Esmelinda Pergentino, membro da Academia Juazeirense de Letras e uma das homenageadas da noite, destacou a importância do evento para o município e a honra de receber esse reconhecimento. “Este evento é um convite ao desenvolvimento intelectual dos juazeirenses, para que todos enveredem pelos caminhos do conhecimento e colham os frutos extraordinários do fazer poético e das reflexões em prosa. Sinto-me honrada com esta significativa homenagem e desejo compartilhá-la com todos aqueles que querem ver Juazeiro pulsando de alegria, acompanhando seu desenvolvimento físico, cultural e intelectual”, afirmou.

A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou que o Juá Literária vai além de um festival, consolidando-se como um programa de governo que tem como principal objetivo transformar Juazeiro em uma cidade leitora e contribuir para a melhoria dos índices de alfabetização da rede municipal de ensino. “Entre as ações do Juá Literária estão a distribuição de mais de 135 mil livros para os estudantes da rede municipal, os projetos Juazeiro por Juazeiro, Busarte, Agentes Literários, Autores nas Escolas e o projeto ‘Escrevendo Meu Livro’, que já resultou no lançamento de três obras durante a Bienal do Livro de Salvador. São iniciativas que já começam a apresentar resultados concretos, refletidos no aumento do índice de alfabetização do município, que passou de 29% para 50% em 2025. O Festival Juá Literária representa a culminância de todas essas ações, proporcionando a professores, estudantes e a toda a comunidade o acesso gratuito à literatura, à cultura e ao conhecimento”, afirmou.

O prefeito Andrei Gonçalves destacou as novidades da segunda edição do Juá Literária, que contará com uma estrutura ampliada e uma programação ainda mais diversificada. “Neste ano, o Juá Literária ganha uma dimensão ainda maior, com 15 espaços distribuídos ao longo de toda a Orla Nova, desde a Casa do Artesão até o Centro de Cultura João Gilberto. Será uma estrutura muito mais ampla do que a da edição passada, reafirmando o compromisso de Juazeiro com a valorização da educação, da literatura e da cultura. Ao longo dos seis dias de festival, teremos cerca de 180 atividades, entre apresentações musicais e poéticas, mesas de debate, bate-papos, contações de histórias, oficinas e ações artísticas, além de 30 lançamentos de livros no espaço Cais das Palavras. Mas o grande diferencial desta edição é que Juazeiro será a única cidade da Bahia a distribuir bônus-livro para todos os 38 mil estudantes da rede municipal de ensino. É uma iniciativa inovadora que, pelo segundo ano consecutivo, fortalece o acesso à leitura e incentiva a formação de novos leitores, proporcionando aos nossos estudantes a oportunidade de escolher e adquirir seus próprios livros”, destacou.

Durante a solenidade, o prefeito Andrei Gonçalves também realizou a entrega dos press kits de lançamento do Juá Literária, produzidos com a temática anual que celebra o orgulho pela tradição literária juazeirense. Os materiais foram distribuídos à imprensa e aos escritores homenageados, em reconhecimento à contribuição de cada um para a cultura e a literatura do município.

Entre os autores homenageados pelo Festival Juá Literária estão: Adila Matança, Álamo Pimentel, Ângelo Roncalli, Antoníla da França Cardoso, Antônio Carlos Coelho de Assis, Bárbara Pontes, Bertolino Alves, Charles Alexandre de Souza, Edson Ribeiro, Eduardo França, Elmo Aureliano, Ermi Ferrari Magalhães, Esmelinda Pergentino, Euvaldo Macedo Filho, Expedito Almeida Filho, Graciosa Xavier Ramos Gomes, Ioná Pereira, João Fernandes da Cunha, João Gilberto Guimarães, John Williams, Joseph Bandeira, José Eurico Pereira de Oliveira, José Petitinga, Layze de Luna Brito, Leidy Neth Pereira, Lúcio Emanuel, Luís Galvão, Luiz Hélio, Maisa Antunes, Manolo Ferreira, Manuca Almeida, Maria Franca Pires, Maria Izabel Muniz Figueiredo (Bebela), Mariana Oliveira, Mario Espinola (Filho), Martha Luz, Márcio Fabiano, Múcio do Nascimento Brandão, Otoniel Gondim, Parlim, Pedro Diamantino, Pedro Raymundo Rodrigues Rêgo, Rivadávio Espinola Ramos, Salvador Alexandre, Vanderléa Oliveira, Waldir Lemos, Walter Dourado, Wellington Monteclaro, Wiliam Contador de Histórias, Wilson Dias da Silva e Zé Araújo.

ASCOM/PMJ

Diante dos desafios da violência na Bahia, 11 municípios recebem seminários de integração para debater soluções em segurança pública

0

A série de encontros já percorreu as cidades de Feira de Santana, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus. Nesta terça, é a vez de Lauro de Freitas.

A Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia (Força Invicta) com o apoio institucional da Policia Militar (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) iniciou uma série de seminários regionais que estão percorrendo diferentes territórios baianos. A proposta é reunir oficiais militares estaduais, representantes do poder público, entidades da sociedade civil organizada, setor produtivo e lideranças locais para discutir segurança pública, ordem pública e os impactos da violência nas cidades.

Esses encontros também preveem a criação de um relatório estadual consolidado ao final do Seminário Regional de Integração. O documento deve reunir diagnósticos regionais, demandas recorrentes e propostas debatidas ao longo dos seminários. A ideia é transformar as discussões em dados estratégicos que possam contribuir com futuras políticas públicas e ações institucionais voltadas à segurança pública e ao desenvolvimento regional.

Abertura

A abertura da programação aconteceu dia 28 de maio, em Feira de Santana.

A programação traz painéis de discussões com os temas: “Construindo Comunidades Seguras: Ordem Pública e Sociedade” e “Desastres: desafios e soluções nas cidades”.

Além de Feira de Santana, os seminários já passaram por Itaberaba, no dia 2 de junho; Santo Antônio de Jesus, em 8 de junho e l Lauro de Freitas, no dia 09 de junho. *Juazeiro* será a próxima parada no seminário, no dia 11 de junho.

Municípios sede

Os seminários ainda percorrem as cidades de Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, e Paulo Afonso.

Segundo o presidente da Força Invicta, Major PM Igor Rocha Carvalho, a proposta nasceu da necessidade de aproximar o debate da realidade vivida nos municípios baianos. “A Bahia possui realidades diferentes em cada região. O seminário busca ouvir essas demandas locais e promover um diálogo entre oficiais militares estaduais, sociedade civil, setor produtivo e representantes públicos”, afirma.

Reuniões estratégicas

A programação dos seminários inclui reuniões estratégicas com associados, representantes de entidades de classe, sindicatos patronais, integrantes do poder público regional e lideranças locais. A expectativa da organização é que os encontros funcionem como um espaço permanente de articulação regional, troca de experiências e construção coletiva de propostas voltadas à preservação da vida e ao fortalecimento das políticas públicas de segurança no estado.

“Queremos construir um ambiente permanente de escuta e produção de conhecimento sobre os desafios da segurança pública na Bahia. O objetivo é que essas informações possam auxiliar na formulação de propostas e fortalecer o diálogo institucional”, finaliza o presidente da Força Invicta, Major PM Igor Rocha Carvalho.

Ascom

Juá Literária abre inscrições para escritores do Vale do São Francisco lançarem seus livros na 2ª edição do Cais da Palavra

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abriu nesta quinta-feira (11) as inscrições para o edital do Cais da Palavra, plataforma dedicada ao lançamento de obras de escritores e escritoras do Vale do São Francisco. A ação integra a programação do Festival Juá Literária 2026, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de julho, como parte das comemorações pelo aniversário da cidade.

O Cais da Palavra tem como objetivo promover a produção literária regional, incentivar a circulação de obras independentes e fortalecer a cena cultural e literária do Vale do São Francisco, proporcionando um espaço de visibilidade, lançamento e comercialização de livros durante a realização do festival. Serão selecionados até 30 autores e autoras para participar das atividades literárias do evento, lançando, divulgando e comercializando suas obras em um dos mais importantes encontros literários da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de julho, exclusivamente por meio do e-mail: caisdapalavra2026@gmail.com. Podem se inscrever escritores e escritoras residentes no Vale do São Francisco que desejem apresentar seus livros ao público do Festival Juá Literária 2026.

Para mais informações, acesse o edital AQUI!

FESTIVAL JUÁ LITERÁRIA 

Com o tema “Palavras que navegam pelo tempo”, a segunda edição do Festival Juá Literária contará com cerca de 180 atividades, entre apresentações musicais e poéticas, mesas de debate, bate-papos, contações de histórias, oficinas, ações voltadas ao público infantil e lançamentos de livros. Totalmente gratuito, o evento reunirá grandes nomes da música, da literatura e da cultura popular brasileira, como Adriana Calcanhotto, Oswaldo Montenegro, Marcelo Jeneci, Bárbara Carine e Aline Bei.

Ascom

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra pai de bebê morta durante ataque a tiros em Juazeiro; ele é acusado de assassinato registrado no bairro Malhada da Areia

0

O pai da pequena Luana Graziele, bebê de apenas nove meses que morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo no bairro Antônio Conselheiro, em Juazeiro, teve um mandado de prisão temporária por homicídio cumprido pela Polícia Civil. De acordo com as investigações, ele possuía uma ordem judicial relacionada à morte de Kerginaldo Ferreira de Andrade Junior, de 42 anos, assassinado a tiros no dia 1º de junho, no bairro Malhada da Areia.

Conforme a Polícia Civil, além desse caso, o pai de Luana também é investigado por suposto envolvimento em outras duas mortes ocorridas entre os meses de abril e maio deste ano. O homem responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), após a polícia localizar porções de crack no interior do imóvel onde ele estava.

O pai da bebê ficou ferido durante o ataque a tiros que matou a filha. Segundo as apurações da Polícia Civil, ele era o verdadeiro alvo da ação criminosa. No momento dos disparos, ele estava com Luana nos braços, quando ambos foram atingidos.

As investigações apontam que o crime ocorreu após um homem, de 52 anos, chegar ao imóvel e simular interesse na compra de entorpecentes. Ao chamar pelo pai da criança, o suspeito efetuou diversos disparos por meio de uma estrutura existente na entrada da residência, utilizada para a entrega de drogas. A bebê foi atingida pelos tiros e não resistiu aos ferimentos.

Ainda conforme a polícia, o suspeito de matar Luana Graziele e tentar assassinar o pai da criança também é investigado por participação em outros três homicídios registrados entre abril e maio deste ano. Ele foi preso ainda na quarta-feira (10), após ser localizado em sua residência, situada no mesmo bairro onde ocorreu o crime.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer todas as circunstâncias e eventuais conexões entre os homicídios apurados no município.

Relação PNB

Comédia “O Noviço” promete arrancar gargalhadas do público nesta quinta-feira (11), no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro

0

Quem gosta de boas risadas já tem programação garantida para esta quinta-feira (11), em Juazeiro, na região Norte da Bahia. O palco do Centro de Cultura João Gilberto recebe, a partir das 20h, a peça “O Noviço”, um dos maiores sucessos da comédia de costumes do dramaturgo Martins Pena.

O espetáculo será apresentado pelo Coletivo de teatro Lumiar.  A história acompanha as armações de Ambrósio, um sujeito esperto e interesseiro que se casa com a rica viúva Florência de olho na fortuna da família.

Para eliminar qualquer ameaça aos seus planos, o golpista decide mandar os herdeiros Carlos e Emília para o convento. Só que o golpe perfeito começa a desmoronar quando Rosa, ex-esposa de Ambrósio, reaparece para bagunçar completamente a vida do vilão.

Como se não bastasse, a chegada do Padre Mestre leva a trama por rumos inesperados. Com muito humor, confusões, reviravoltas e personagens marcantes, “O Noviço” promete divertir o público do início ao fim, mostrando que, muitas vezes, a ganância acaba se voltando contra quem tenta tirar vantagem de tudo.

A montagem tem direção de Neto Duarte e é realizada pelo Coletivo Lumiar. No elenco estão Carmem Moura, Eclair Libório, Neto Duarte, Fabrícia Torres, Stefane Araújo e Fernnando França.

Os ingressos promocionais antecipados custam R$ 25 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

Redação PNB 

“Do nada, proibiram e pronto”, denunciam estudantes após serem barrados em colégio de Juazeiro por uso de calça preta

0

Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para relatar que estão sendo impedidos de entrar na unidade de ensino devido a uma exigência adotada pela gestão escolar. Conforme os relatos, os alunos não podem mais frequentar as aulas usando calça jeans preta, apesar de estarem com a farda da escola.

“Hoje, muitos alunos foram barrados no portão só por estarem usando calça preta. Simplesmente não deixaram entrar. Teve gente que veio no transporte escolar e não pôde entrar, tendo que ficar na frente da escola sem ter o que fazer e como voltar para casa. Cerca de 100 alunos foram barrados hoje. Um absurdo”, criticam.

Ainda segundo os relatos, a exigência para o uso exclusivo de calça jeans azul ou da calça oficial do colégio teria sido adotada nesta semana, sem qualquer aviso aos alunos e responsáveis.

“O problema é que ninguém avisou isso antes desta exigência. Não falaram nada em reunião, não comunicaram os alunos e muito menos os pais. Do nada, proibiram e pronto. Foi uma decisão sem aviso e sem consideração com a realidade dos alunos. O mínimo seria avisar antes e dar um tempo para todo mundo se adaptar”, afirmam os estudantes.

Os estudantes também afirmam que houve recolhimento das carteirinhas estudantis.

“Além disso, a escola recolheu as carteirinhas dos estudantes, que são pagas pelos próprios alunos e custam R$ 10 cada. Estamos sendo penalizados apenas pela cor de uma roupa”, relatam

Eles chamam a atenção ainda para a dificuldade financeira enfrentada por algumas famílias.

“Nem todo mundo tem condição de sair comprando uma calça jeans ou a calça da escola assim de última hora. Tem aluno que só tem a calça preta e agora é barrado por isso? Sem contar que continua sendo uma calça normal, não tem nada demais”, desabafam.

O Portal Preto no Branco entrou em contato com a direção do Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Júnior e com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para solicitar esclarecimentos sobre o caso e aguarda uma resposta.

 

Redação PNB 

Mutirão da Urbis avança na regularização fundiária e transforma sonho da escritura em realidade em Juazeiro

0

A Prefeitura de Juazeiro participa do mutirão de regularização fundiária promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Habitação e Urbanização da Bahia (Urbis), que está recolhendo documentação necessária para a emissão de escrituras definitivas de imóveis nos bairros João Paulo II, Castelo Branco, Tancredo Neves e José Rodrigues.

A ação acontece até domingo (14), das 9h às 17h, na quadra do bairro João Paulo II, localizada na Avenida Chefic Khoury. O objetivo é reunir a documentação dos moradores para dar início aos processos de escrituração dos imóveis e garantir mais segurança jurídica às famílias beneficiadas.

Segundo o gerente da Urbis, Miguel Mendes, o mutirão representa uma etapa importante para a conclusão do processo de regularização. “Nosso objetivo é recolher toda a documentação e dar andamento ao processo para que possamos retornar posteriormente e realizar uma entrega significativa para essas famílias: a escritura definitiva de suas casas”, afirmou.

A iniciativa tem mobilizado moradores que aguardam há anos pela regularização dos imóveis. O autônomo Gilmar Souza conta que esperava pela oportunidade há mais de duas décadas. “Há 21 anos eu esperava por esse momento. Ter a possibilidade de regularizar minha casa e receber a escritura é uma conquista muito importante para mim e para minha família”, relatou.

A dona de casa Jacqueline Medeiros Sousa também comemorou o atendimento realizado pelo mutirão. “Desde os meus 18 anos aguardava por essa oportunidade. É uma sensação de esperança ver esse processo acontecer e saber que estamos mais próximos de ter a escritura definitiva da nossa casa”, disse.

Além de garantir o direito formal à propriedade, a regularização fundiária contribui para a valorização dos imóveis e amplia a segurança jurídica dos moradores. A ação é resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Juazeiro para ampliar o acesso da população a políticas públicas de cidadania e garantia de direitos.

 

Ascom