A morte do ator Domingos Montagner durante um mergulho em um trecho do Rio São Francisco, na cidade de Canindé do São Francisco, em Sergipe, pode ganhar um novo capítulo. De acordo com informações divulgadas pelo site The Intercept Brasil, do jornalista Gleen Greenwald, o fluxo de água do rio foi aumentado no momento em que o ator estava se banhando.
O local em que Montagner morreu fica a cerca de dois quilômetros da Hidrelétrica de Xingó e o aumento e diminuição de água é comum de acordo com a necessidade de mais ou menos energia. A alteração causa mudança na velocidade da água, e provoca o aumento da correnteza.
Segundo documentos divulgados pelo site, a usina provocou aumento da vazão entre 13h e 14h, enquanto o chamado de socorro recebido pelo Corpo de Bombeiros aconteceu às 13h56. Apesar das informações da Companhia, não é possível cravar que o aumento do fluxo tenha causado a morte do ator.
Domingos Montagner morreu no dia 15 de setembro, afogado no Rio São Francisco. Ele estava em Canindé de São Francisco gravando cenas da reta final de Velho Chico. Após as gravações, saiu para um mergulho com a colega Camila Pitanga, que também foi arrastada pela correnteza, mas conseguiu se segurar em uma pedra. O ator foi levado pelo rio e morreu afogado.
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse hoje (29) que os militares devem ser diferenciados dos demais contribuintes, principalmente dos servidores públicos, na discussão de mudanças na Previdência. No entanto, segundo Jungmann, os militares estão dispostos a participar do esforço para resolver o déficit histórico da Previdência Social. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, já havia dito que os integrantes da Forças Armadas deverão ficar de fora das novas regras para aposentadoria elaboradas pelo governo.
“Antes de tudo, militar não tem Previdência [mas um sistema de proteção social]. Entendo que a Constituição trabalha com duas categorias: o servidor e o militar, com suas distinções e singularidades”, disse Raul Jungmann. “Mas isso tudo será ainda definido pelo presidente Michel Temer.”
Entre os fatores que diferenciam os militares dos servidores públicos civis, Jungmann citou a impossibilidade de fazer greve ou de se sindicalizar, a inexistência de hora extra e a dedicação exclusiva. “O militar trabalha, como, por exemplo agora durante a Olimpíada, às vezes 12, 14, 16 horas. O militar expõe a vida. Então, de fato, não é privilégio. É o reconhecimento da singularidade”, argumentou.
“Não acredito que tratar desiguais igualmente é injustiça. É preciso reconhecer que os desiguais devem ser tratados desigualmente. Não é privilégio. Para os senhores terem uma ideia, um militar hoje tem, dentre todas as categorias de Estado, a menor remuneração inicial ou final”, comparou.
Segundo Jungmann, os militares estão dispostos a colaborar com a reforma da Previdência. “Eu chamo atenção para uma coisa: [o fato de haver uma diferenciação] não quer dizer que a Defesa e que as Forças Armadas não vão contribuir com a reforma. Não queremos e recusamos privilégios. Vamos contribuir e vamos dar a nossa parte. Apenas defendemos nossa especificidade”, acrescentou, sem detalhar como seria essa contribuição.
Eleições
Perguntado sobre o papel das Forças Armadas para evitar novos casos de violência no período eleitoral, como os que têm ocorrido em alguns municípios brasileiros nos últimos dias, Jungmann disse que esses acontecimentos são da alçada das forças policiais, e não das Forças Armadas.
“A gente tem visto ultimamente ações lamentáveis de violência cometidas, mas ressalvo que isso é uma questão de polícia. Merecem uma reflexão, sem sombra de dúvidas, porque chamam atenção e nos preocupam a todos. Mas o papel que desempenhamos a pedido da Justiça Eleitoral é o de assegurar e dar tranquilidade durante o processo de votação e de apuração.”
A pedido da Justiça eleitoral, as Forças Armadas atuarão, nestas eleições, com um efetivo de 25 mil militares em 408 municípios localizados em 14 estados brasileiros. O custo dessas operações (R$ 23 milhões) serão arcados pela Justiça Eleitoral.
Pra começar o mês de outubro de maneira bem animada e rindo a toa, o Juá Garden Shopping presenteia seus clientes com o super show de Zé Lezin, um dos humoristas mais famosos do Brasil. Com seu grande repertório de causos e piadas, o paraibano recordista de público por onde passa, promete agitar o shopping com uma apresentação cheia de novidades. Como em todos os eventos do Juá, o púbico não paga nada para curtir as piadas de Zé Lezin neste sábado, dia 1º de outubro, às 17h no estacionamento do shopping.
E olha só, O show do humorista é no sábado, mas a programação cultural do Juá Garden já começa na quinta-feira, dia 29, com muita música ao vivo e outras diversas opções de lazer para quem deseja se divertir com qualidade e conforto.
Os bairros Jardim das Acácias, Alto da Aliança e Castelo Branco receberam nesta quarta-feira, 28 de setembro, Joseph Bandeira (SD) e Wank Medrado (PMDB), junto com a comitiva da ‘Caravana 77’. Os candidatos foram recebidos com festa pelas pessoas das localidades.
Os candidatos fizeram um percurso inicial pelo bairro Jardim das Acácias a pé até o Alto da Aliança, em seguida foram para o Castelo Branco com grande estilo e irreverência em um geep.
Na medida em que Joseph e Wank passavam pelas ruas, um maior número de pessoas os acompanhavam, animadas e com a esperança de uma cidade melhor. Ao final do percurso, os candidatos conversaram com a população e agradeceram pela recepção e pelo apoio. No seu discurso, Joseph Bandeira destacou para o povo que Juazeiro está carente de muitas coisas.
‘Os nossos velhinhos estão abandonados, o serviço de saúde em Juazeiro é precário e na minha época fiz uma saúde de qualidade com pouco dinheiro. Hoje a realidade é outra, verbas são disponibilizadas para o município e temos um atendimento de má qualidade’, pontuou. O candidato ainda garantiu que também irá investir em melhorias para a população e cuidar do povo.
Nesta quinta-feira, 29 de setembro, Joseph Bandeira participará de um debate promovido pela TV São Francisco, que acontecerá após a novela ‘Velho Chico’. Outras informações sobre agenda dos candidatos podem ser obtidas nas redes sociais: instagram ‘@josephbandeiraoficial’ e fanpage ‘Joseph Bandeira’.
A morte do candidato a prefeito de Itumbiara, em Goiás, atingido por tiros durante uma carreata de campanha, é apenas mais um dos crimes cometidos contra políticos do país.
Um levantamento feito pelo G1 mostra que em ao menos 12 estados houve casos semelhantes, e a polícia investiga a suspeita de motivação política em tentativas de assassinatos e ataques a casas e carros de candidatos.
Confira abaixo os casos:
Goiás
José Gomes da Rocha (PTB) fazia uma carreata em Itumbiara, onde disputava a eleição para a prefeitura, quando foi atingido por tiros nesta quarta-feira (28). Ele foi socorrido, mas morreu no hospital. Os disparos também atingiram o vice-governador do estado, José Eliton (PSDB), que participava do ato político. Ele está internado na UTI, e o estado de saúde é regular. O suspeito foi morto por seguranças do governo. A polícia ainda apura a motivação do crime.
Rio de Janeiro
Marcos Falcon, presidente da Portela, assassinado na tarde desta segunda-feira (26) (Foto: Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Em setembro, houve dois casos com motivações políticas.
O mais recente é a morte do Marcos Falcon, presidente da escola de samba Portela e candidato a vereador. Ele foi assassinado nesta terça-feira (26), quando dois homens encapuzados e armados entraram no comitê de campanha do candidato, atiraram nele e saíram. Outras pessoas no comitê que não se feriram. Uma das linhas de investigação inclui a suspeita de motivação política.
Em Japeri, na Baixada Fluminense, André Luís de Oliveira Cristino, o Andrezinho, candidato a prefeito da cidade, foi alvo de um ataque a tiros no início da madrugada da última sexta-feira (23). Ele estava voltando para casa em seu carro, quando um outro veículo veio no sentido contrário e o fechou. Quatro homens armados atiraram contra o carro do candidato.
Rio Grande do Sul
Carro do candidato foi queimado durante tentativa de homicídio (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil deflagrou uma operação para combater crimes durante o período eleitoal em quatro cidades do Norte do estado: Cristal do Sul, Rodeio Bonito, Frederico Westphalen e em Seberi. Entre os crimes investigados durante a campanha eleitoral na região, estão tentativas de homicídios, incêndios criminosos, ameaças e danos, por exemplo.
Bahia
O carro do candidato à reeleição de Presidente Tancredo Neves, baixo sul da Bahia, Valdemir de Jesus Mota (PV), o Balbino Mota, foi alvo de tiros na noite de quarta-feira (28), segundo a Polícia Militar.
Ninguém foi baleado na ação. Balbino teve uma lesão no peito por conta do impacto dentro carro e foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Ainda não há informações sobre os autores e a motivação do suposto ataque.
Ceará
No interior do estado, em Senador Pompeu, um policial candidato a vereador foi morto a tiros. Claudio Nogueira disputava uma vaga de vereador na cidade de Quixeramobim. Para a polícia, trata-se de uma execução, já que nenhum objeto foi levado. A motivação do crime ainda não está clara.
O candidato a vereador de Aiuaba José Almir de Sousa foi assassinado após um comício na zona rural do município, na noite de sábado (24); horas depois, de acordo com a Polícia Militar, o filho dele matou a tiros o suspeito de atirar contra o candidato. A polícia investiga a motivação do crime e trabalha com hipótese de divergências política.
Maranhão
Um candidato a vice-prefeito em Olho-d’Água das Cunhãs (MA), município localizado a 287 km de distância de São Luís, sobreviveu a um atentado na madrugada desta quinta-feira (29). Ele voltava de um comício quando suspeitos atiraram contra seu automóvel. Ninguém ficou ferido.
Na última quinta-feira (22), quatro suspeitos invadiram a residência de um candidato ao cargo de prefeito em Icatu (MA), município localizado a 115 km de São Luís, no norte do Maranhão. Eles foram presos.
A casa do candidato a prefeito em Sousa, no Sertão paraibano, Fábio Tyrone (PSB), foi atingida por tiros por volta de 1h desta segunda-feira (19). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da residência e atiraram várias vezes. Ninguém ficou ferido. Não há indícios de tentativa de assalto e até o momento a PM acredita que tenha sido um ataque, mas ainda apura a ligação com a política.
Rio Grande do Norte
O vereador e candidato à reeleição Manoel Clementino do Carmo (PMDB), de 56 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (26) durante um evento político em Serrinha dos Pintos, cidade distante cerca de 367 quilômetros de Natal. A motivação do crime é investigada.
O candidato foi morto em uma rua do bairro Jardim Esperança, próximo ao comércio onde trabalhava. Criminosos passaram em um carro atirando e, após o veículo da vítima colidir com um muro, eles desceram do carro e efetuaram mais disparos, totalizando cerca de 30 tiros.
Segundo informações da polícia, há alguns dias o candidato registrou boletim de ocorrência por ameaça de autoria desconhecida. Na ocorrência, ele afirma ter recebido uma ligação de um homem que ameaçou ele e sua família e ordenou que ele abandonasse a campanha.
Dupla combinou ação em casa de candidato a prefeito pelo WhatsApp (Foto: Divulgação)
Ao anunciar que a Bahia não vai adorar o horário de verão em 2016, o governador Rui Costa disse que tomou como base a opinião da maioria da população do estado que é contrária à mudança. Outro fator determinante é a baixa economia em energia elétrica que não justificaria o desconforto das pessoas acordarem mais cedo, em meio ainda a escuridão, para trabalhar ou fazer outras atividades.
O governador ressaltou que recebeu muitas demandas do meio empresarial e que respeita a opinião do segmento, porém a prioridade é garantir o bem estar dos trabalhadores e do cidadão que preservar sua rotina, além de assegurar o desejo da maioria. “Não faz nenhum sentido um governador ir contra a opinião de 80% de seu povo que não quer mudança de horário”, enfatizou Rui.
A Coligação Pra Juazeiro Mudar Mais comunica que ingressou com novo recurso do TRE, com o objetivo de que seja autorizada a divulgação da pesquisa IPESPE.
No entendimento da coligação de Paulo Bomfim, a oposição induziu a justiça a erro por temer a divulgação dos dados. Maior prova disso é que nenhuma das candidaturas dos opositores sequer pediu registro de alguma pesquisa nos últimos dias.
O IPESPE faz pesquisas há anos na região, tendo acertado todos os resultados.
A noite desta quarta-feira, 28, foi de muita emoção e alegria em Curaçá. A população de todos os distritos e comunidades do município se juntou aos moradores da sede para prestigiar o último “Piseiro do 14” e Comício da coligação Unindo Campo e Cidade (PTB, PT, DEM, PSDB,PMDB,PDT) que tem como candidato a prefeito Flambinho (PTB) e Pinzoh (PT) .
Flambinho e Pinzoh, acompanhados dos vereadores e vereadoras da coligação, cumprimentaram cada morador que esperava o Piseiro passar nas ruas e avenidas da cidade. Com muitos abraços e afirmações de apoio os moradores demonstraram que querem eleger Flambinho e Pinzoh no dia 02 de outubro.
Após o Piseiro, toda a militância e os candidatos participaram do comício de despedida da campanha eleitoral de Flambinho e Pinzoh. Durante o ato, o ex-vice-prefeito de Curaçá, Perícles Bahia, reforçou o seu apoio a chapa do Vaqueiro e do Professor. “Nós confiamos no potencial de Flambinho e Pinzoh e sabemos que eles podem fazer o melhor por Curaçá. Eu apoio o Vaqueiro e o Professor e quero pedir a todos um voto de confiança para essa chapa. Vamos a vitória”, disse Péricles.
O ex-prefeito do município Salvador Lopes falou da sua trajetória política e de amizade com Flambinho e Pinzoh, bem como ressaltou que as propostas que eles trazem para Curaçá são as mais viáveis para todo o município. “As propostas de saúde, educação, geração de emprego de Flambinho e Pinzoh são as que vão transformar Curaçá. O município vai ter a chance de ser governado por dois jovens sonhadores que estudaram e estão preparados para fazer de Curaçá um município viável. Não vamos mais errar e deixar o município nas mãos de empresários”, afirmou.
Após ouvir os discursos de todos os candidatos a vereador e vereadora, o candidato a vice-prefeito Pinzoh contou momentos vividos durante as visitas em todo o município e reafirmou o seu compromisso com a educação, meio ambiente e com a cultura de Curaçá. “O nosso município é muito pobre e essa pobreza é mais ainda na educação e na cultura. Viajando por todo o município descobri que faltam políticas hídricas no interior de Curaçá. Todos os lugares ouvi reclamações sobre a falta de políticas hídricas e não se trata apenas de matar a sede das pessoas, mas dos animais e ajudar na produção. Me comprometo com os itens da educação, do meio ambiente e da cultura. É através de uma boa educação que vamos pensar melhor sobre o lixo, sobre o barulho na cidade, sobre arborização, sobre nossas tradições. Agradeço a todos vocês pela oportunidade de ser candidato e vamos juntos a vitória no próximo domingo”, frisou Pinzoh.
O candidato Flambinho não escondeu a sua emoção em ver tantas pessoas reunidas em um local para a apoiar um novo projeto para Curaçá. No seu discurso salientou as suas propostas de união do campo e da cidade, de tornar o município de Curaçá melhor para se viver. “Eu andei porta a porta o município todo. Eu quero governar Curaçá sentindo na pele o que todos os moradores sentem na vida comunitária. A minha gestão será de portas abertas assim como eu fui recebido em cada casa. O nosso governo será participativo e a cidade vai sentir de imediato as transformações que precisa. Eu sou jovem e venho com toda força e quero ver Curaçá crescer, nossa juventude se desenvolver, quero ver a nossa margem de rio produzindo. No dia 02 o povo de Curaçá vai demonstrar que se libertou e que agora quer o Vaqueiro e o Professor. Nossa campanha nos próximos três dias vai continuar de porta em porta. A vitória será nossa no dia 02 de outubro”, finalizou Flambinho.
A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) iniciará na próxima quarta-feira (5) um Grupo de Estudos para discutir as opressões que as mulheres sofrem diariamente. A iniciativa surgiu após o assassinato brutal da estudante de Ciências Contábeis da autarquia, Bruna Torres, morta a caminho do trabalho no início deste mês.
Intitulado ‘Grupo de Estudos temático de gênero e patriarcado, Bruna Torres’, a ideia faz parte do projeto ‘Facape contra a intolerância’, que tem como proposta discutir no ambiente acadêmico temáticas que envolvem atos de opressão e preconceito.
Serão disponibilizadas 20 vagas e qualquer pessoa interessada no tema, principalmente estudantes da faculdade, poderão participar. As inscrições devem ser feitas no Colegiado de Serviço Social, das 15h às 19h. As aulas terão a participação de especialistas, pesquisadores, e membros de movimentos sociais. O grupo seguirá o seguinte cronograma: