Redação

33318 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Últimos dias para inscrições no Festival Edésio Santos da Canção

0

festival-edesio-santos-2015

O prazo das inscrições para o 19º Festival Nacional Edésio Santos da Canção (FESC) está se encerrando. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, dia 30, para efetuarem as suas inscrições gratuitas, que podem ser feitas presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) entregando a ficha de inscrição preenchida, disponível juntamente com o edital, no site www.juazeiro.ba.gov.br/EdesioSantos.

As inscrições também podem ser feitas pelos Correios, que devem ser encaminhadas à Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro, situada à Avenida Carmela Dutra, Nº 683, Centro, Juazeiro-Bahia, CEP – 48.903-530. Os interessados deverão adquirir o regulamento e ficha de inscrição através do site, e depois de preenchida a ficha, enviar com aviso de recebimento (AR) para o endereço da secretaria.

O 19º Festival Nacional Edésio Santos da Canção vai premiar os vencedores com prêmios em dinheiro – mais de 30 mil reais – e troféus que levam nomes de personagens lendários, como o Nego D’Água; Vaporzinho; Serpente da Ilha do Fogo; Carranca do São Francisco, e de pessoas ligadas diretamente ao Rio São Francisco, como uma lavadeira e um pescador. O “Velho Chico”, como é conhecido o mais brasileiro dos rios, será o grande homenageado desta edição do festival.

Mais informações na sede da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro, no horário de 08h às 12h e de 14h às 18h e também pelo telefone: (74) 3614 2652 ou pelo e-mail: cultura@juazeiro.ba.gov.br.

O Festival Nacional Edésio Santos da Canção será realizado nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2016, e promete ser um dos melhores já realizados desde a sua primeira edição.

 

Ascom SECJU

TRE-BA julgou apenas 10% dos processos envolvendo candidatos nestas eleições

0

A nova lei eleitoral implicou em mudanças pesadas para os candidatos, mas também para os próprios tribunais regionais eleitorais. Com prazos mais apertados, os órgãos também tiveram que se adaptar para julgar recursos dos postulantes. Na Bahia, o TRE julgou apenas 10% dos processos envolvendo candidatos. Este número inclui registros de candidaturas e propagandas eleitorais.

Ao Bocão News, o presidente do TRE-BA, Mário Alberto Simões Hirs, afirmou que apenas 300 processos foram apreciados em um universo de 3 mil. Segundo ele, o órgão não conseguirá julgar todos os pedidos antes das eleições e com isso a maioria dos candidatos participarão do pleito sem, ao menos, terem seus registros de candidaturas deferidos.

“Temos duas pautas: a primeira é o registro de candidatos que é importantíssima. Os julgamentos são feitos em sessão e divulgados em sessão. A segunda é a propaganda eleitoral. As duas são básicas e damos prioridade total. Mas os processos que recebemos até agora ainda são poucos perto do que vamos receber. Até dia 2 não conseguiremos julgar tudo. Não tem como. E já prevíamos isso, porque o tempo foi muito curto. Muitos disputarão as eleições com pendências abertas”, disse Hirs.

Para o advogado eleitoral Ademir Ismerim, a nova lei não deveria ter alterado prazos para recursos. Na nova legislação, os candidatos podem entregar pedidos de recursos até o dia 12 de setembro, quando, antigamente, este era o prazo final para o resultado dos recursos. “Tem ação em processo de tramitação, outros estão recebendo ainda contrarrazões. Quando faz embargo aí que não chega. Dificilmente o tribunal conseguirá julgar. Até porque dificilmente os processos chegarão. A lei quando encurtou a propaganda não deveria ter encurtado o prazo para recurso”, defende.

Segundo o presidente, o tribunal dará prioridade aos processos que envolvem os vencedores no pleito. Pela nova lei, o candidato que vencer as eleições com mais de 50% dos votos não tomará posse até que o tribunal julgue seu processo. Nem ele nem o segundo colocado poderão exercer. Caso o número seja menor que este, ele toma posse e exerce o cargo até o julgamento final.

O TRE-BA não soube informar quantos casos ainda faltam ser julgados.

Bocão News

Empretec abre inscrições para nova turma em Juazeiro

0

Fortalecer habilidades empreendedoras, conquistar segurança na tomada de
decisões e melhorar desempenho empresarial. Essas são algumas das
características trabalhadas pelo Empretec, uma capacitação desenvolvida
pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ministrada no Brasil pelo Sebrae.

Os empresários e potenciais empreendedores interessados em participar devem
procurar a unidade do Sebrae Juazeiro, até o dia 14 de outubro para fazer a
inscrição no curso. A seleção é feita em duas etapas: primeiro o candidato
preenche questionado no ato da inscrição e, em seguida, é encaminhado para
a entrevista, que acontecerá entre os dias 18 a 21 de outubro e é composta
de perguntas sobre situações do cotidiano do participante.

Os candidatos aptos nessas etapas participam do Seminário do Empretec, que
será realizado de 07 a 12 de novembro. São 60 horas de capacitação, durante
seis dias, e os participantes são desafiados em atividades interativas por
meio de jogos, exercícios e debates que vão ajudá-los a conhecer seu perfil
empreendedor.

A técnica do Sebrae, Audeni Souza, explica que o Empretec é uma ferramenta
que ajuda o participante a vivenciar mudanças comportamentais, rever
atitudes e se preparar para a vida e para o mercado. Nos últimos cinco
anos, mais de cem pessoas foram capacitadas pelo Empretec, em Juazeiro. “A
ferramenta é indicada para quem tem vocação empreendedora e sonha em abrir
o próprio negócio e também para empresários que já se consolidaram na área
de atuação, mas podem crescer mais e conquistar novos mercados. Na nossa
região grandes empresas surgiram de empretecos”, revela.

O investimento para o curso é de R$ 600 reais e o valor pode ser dividido
em até três vezes no cartão de crédito. Para se inscrever ou buscar outras
informações sobre o Empretec basta ir à do Sebrae Juazeiro, na Rua Cel.
João Evangelista, 22, Centro  ou ligar para os telefones (74) 3612. 0827
ou 3612.0468.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Dr. Marcio Feitosa reafirma proposta em entrevista à rádio Juazeiro

0

dr-marcio-rj-entrevista

O médico otorrino da região e candidato a prefeito, Dr. Marcio Feitosa (PRP) participou nesta segunda-feira (26/09), pela manhã, de entrevista no Programa Sem Fronteiras – Rádio Juazeiro, quando mais uma vez teve a oportunidade de expor suas ideias e propostas para a população.

Ao responder aos questionamentos do apresentador do programa, o jornalista Ramos Filho e de ouvintes, Dr. Marcio Feitosa reafirmou seus compromissos com Juazeiro, como um governo marcado pela honestidade, transparência, sem favorecimentos a grupos políticos e sem barganhas por cargos. Dr. Marcio enfatizou que seu governo será formado por técnicos competentes e capacitados, para dar resposta às necessidades da população em todas as áreas, saúde, educação, estrutura urbana, abastecimento de água, limpeza urbana e etc.

Dr. Marcio destacou ainda que Juazeiro tem fortes potenciais no turismo, no lazer, na cultura e no esporte, que se forem bem aproveitados podem fomentar a geração de empregos e renda, especialmente para a população mais jovem. Tudo isso faz parte do seu Plano de Governo “Juazeiro, a Cidade que Queremos”.

Ao final da entrevista, mais uma vez Dr. Marcio Feitosa (PRP) lamentou o fato de ficar de fora do debate da TV São Francisco e informou que a assessoria jurídica do PRP está atuando, para possibilitar a sua presença no evento.

Ascom/Marcio Feitosa

TV Grande Rio admite falha em inserções da propaganda eleitoral gratuita

0

gfgd
Advogados e representações das coligações ‘Pra frente Petrolina’, ‘Pra
continuar avançando’, ‘Frente esquerda socialista’ e ‘Petrolina do Povo
e dos sonhos de Isabel Cristina’, que correspondem respectivamente pelas
candidaturas de Adalberto Cavalcanti (PTB), Edinaldo Lima (PMDB),
Perpetua Rodrigues (PSOL) e Odacy Amorim (PT), que concorrem ao cargo de
Prefeito nas eleições municipais deste ano, se reuniram e realizaram na
manhã de hoje (26) uma coletiva com a imprensa da região.

Na ocasião,os mesmo denunciaram que  tiveram suas inserções reduzidas
durante o horário eleitoral gratuito, exibido na programação da TV
Grande Rio, afiliada da Rede Globo. Segundo o advogado da coligação ‘Pra
Frente Petrolina’, Barros Júnior , os candidatos tem direito a várias
inserções por dia, sendo Adalberto Cavalcante com 18, Perpétua Rodrigues
com duas, Odacy Amorim com 14, Edinaldo Lima 15 e Miguel Coelho tem
direito a 34 inserções. As inserções diárias começam às 5h da manhã e
seguem até às 23h.

A assessoria jurídica do candidato Adalberto Cavalcanti afirmou que
cerca de 220 inserções da coligação deixaram de ser exibidas, o que
corresponde a 100 minutos da programação da TV.

De acordo com o atual Prefeito de Petrolina Julio Lossio, que
representava  o PMDB, disse que o erro foi percebido por Barros e que o
candidato Edinaldo Lima também foi prejudicado. Lossio afirmou ainda que
a situação é considerada grave diante do processo eleitoral que termina
no próximo domingo (2), e que a coligação ‘Pra continuar avançando’ está
concluindo o levantamento para verificar com exatidão a quantidade de
suas inserções que deixaram de serem exibidas.
Durante a coletiva, Julio Lossio também disse que o candidato Miguel
Coelho teve mais inserções e  foi favorecido na grade de horários,
principalmente no horário nobre. Em nota, a assessoria da coligação
‘Petrolina com a Força do Povo’, rebateu os argumentos do Prefeito. “A
Coligação Petrolina com a Força do Povo manifesta sua insatisfação
diante de erros cometidos pela TV Grande Rio. Nas últimas semanas, a
coligação perdeu 36 inserções e 1 programa completo do guia eleitoral.
Diante dos erros cometidos pela TV, nossa assessoria acionará
judicialmente os responsáveis e vai exigir a compensação por todo o
prejuízo causado. Nossa coligação ainda repudia que adversários que
também foram lesados pela TV Grande Rio utilizem tal situação como
instrumento de política para manobrar a população. Nossa campanha tem
sido feita de forma correta e limpa, acreditando que a população deseja
discutir o futuro de Petrolina e não a velha política das agressões e
mentiras”, declarou a coligação ‘Petrolina com a Força do Povo’.

Também em nota, a o candidato a prefeito Odacy Amorim (PT) disse que já
foi  prejudicado pela TV Grande Rio na campanha de 2012 e não vou
aceitar mais uma vez qualquer ação que prejudique o debate político e o
eleitor.“Já fui prejudicado pela TV Grande Rio na campanha de 2012 e não
vou aceitar mais uma vez qualquer ação que prejudique o debate político
e o eleitor. Estamos juntos com as outras coligações cobrando uma
disputa justa e dentro da legalidade. Tomaremos todas as medidas para
apurar essa irregularidade, pois o povo de Petrolina merece respeito e
não que mais um golpe lhe tire direitos conquistados”, afirmou o
candidato Odacy Amorim.

O caso foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pela
coligação ‘Pra Frente Petrolina’, do candidato Adalberto Cavalcante,
através do processo Nº 420-22, que tramitou na 144ª Zona Eleitoral de
Petrolina. Uma representação conjunta está em discussão.

A TV Grande Rio se manifestou sobre o caso através de nota, e declarou
que  o departamento de OPEC  identificou a falha e o departamento
jurídico da emissora junto com o jurídico da coligação, realizaram um
acordo para a compensação das inserções que falharam.

NOTA DA TV GRANDE RIO SOBRE FALHAS EM INSERÇÕES DA PROPAGANDA ELEITORAL
GRATUITA

A TV Grande Rio informa que diariamente são realizadas 140 (Cento e
Quarenta) inserções de propagandas eleitorais gratuitas de todas as
coligações que disputam as eleições municipais de Petrolina-PE. Em
função do grande volume de inserções e da celeridade que o processo
técnico exige, o colaborador responsável por inserir os intervalos,
cometeu o lapso de deixar algumas das propagandas eleitorais sem a
devida inserção na grade de programação da emissora. Assim que a
coligação PRA FRENTE PETROLINA entrou em contato com a emissora para
alertar do ocorrido, o departamento de OPEC (Operações Comerciais)
identificou a falha e o departamento jurídico da emissora junto com o
jurídico da coligação, realizaram um acordo para a compensação das
inserções que falharam. O acordo foi autorizado e homologado pelo Juiz
Eleitoral da 144ª Zona . A compensação começou imediatamente após a
homologação do acordo, com previsão de término no dia 27, amanhã. A TV
Grande Rio se coloca à disposição de qualquer coligação para esclarecer
dúvidas refentes às inserções em que hajam discordâncias. (Paty Pinheiro – Produtora)

Prazo para submissão de trabalhos no VI Workshop Nacional de Educação Contextualizada termina nesta sexta-feira (30)

0

logo-workshop-ed-contextualizada

Os interessados em submeter trabalhos para o “VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro”, que este ano traz a temática “Educação Contextualizada, descolonialidade e territórios de autonomia: desafios da desconstrução dos semiáridos estereotipados” devem realizar a submissão até sexta-feira (30). A inscrição é efetuada através do preenchimento da ficha, disponível no endereço eletrônico, que deve ser enviada junto com o comprovante de pagamento e o artigo ou resumo expandido para o e-mail do Grupo de Trabalho (GT) adequado. Veja as regras de submissão.

 Já, aqueles que desejam apreciar o Workshop apenas como ouvintes, têm até o dia 19 de outubro para se inscrever, basta preencher a ficha e enviá-la junto com o comprovante de pagamento para o e-mail:6workshop.ecsab@gmail.com. Podem participar do evento: estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos da educação básica, membros de movimentos sociais, professores de nível superior e profissionais. A taxa varia entre R$ 20,00 e R$ 50,00.

O evento acontecerá durante os dias 19, 20 e 21 de outubro, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro- BA e será dividido em modalidades de conferências, sessões coordenadas e grupos de trabalhos, a fim de gerar reflexões e debates voltados para as áreas de Educação, Contextualidade, Territorialidade, Interculturalidade e Educomunicação.

Confira abaixo a lista dos GT’s:

GT 1: Educação contextualizada, Formação docente e práticas educativas

GT 2: Identidades, cultura e territorialidades

GT 3: Educomunicação e Tecnologias Digitais

GT 4: Infância, cultura escolar e contextualidade

GT 5: Sociedade, Natureza e Territórios Semiáridos

GT 6: Políticas de letramento, leitura e escrita

GT 7: Tecnologias Sociais e Convivência com o Semiárido

Ascom/ Workshop ECSAB

Estudante de Petrolina (PE) vence campeonato nacional de xadrez e disputará Sul-americano em dezembro

0

alvaro

Petrolina, Sertão de Pernambuco, conquistou o segundo lugar na competição nacional de xadrez dos Jogos Escolares da Juventude 2016, realizada na capital da Paraíba, João Pessoa, no último dia 23 deste mês. Disputando por Pernambuco, o aluno Álvaro Cristiano Miguelino Sousa, 13 anos, do Plenus Colégio e Curso, ganhou a medalha de prata e foi classificado para representar o Brasil no 22º Campeonato Sul-americano Escolar, na Colômbia, em dezembro.

Álvaro voltou para Petrolina, no último sábado (24), depois de uma semana de disputa em que ficou atrás apenas do representante de Minas Gerais. Das seis partidas em que competiu, venceu cinco e empatou uma. Os juízes então decidiram o campeonato por critérios de desempate. De acordo com o professor de Xadrez do Plenus, Emílio José de Santana, o rapaz vem demonstrando habilidade nas competições de xadrez desde cedo. “Acompanhamos o Álvaro ainda quando ele era uma criança de cinco anos de idade, disputando o que via pela frente”, disse.

Nestes Jogos Escolares da Juventude, o aluno petrolinense competiu com outros 26 estudantes, da categoria de 12 a 14 anos, pelas medalhas de ouro, prata e bronze. Com a competição acirrada, teve partida que levou 61 minutos para o competidor mover uma peça do tabuleiro. Para Álvaro Sousa, as experiências em campeonatos municipais, estaduais e nacionais o ajudaram a manter a calma nas jogadas. “Tanto eu quanto outros alunos da escola já viajamos bastante por outras cidades e estados do país, participando de várias competições. Acho que isso me ajudou a refletir bem no que eu estava fazendo e a não ficar nervoso”.

Para competir em João Pessoa, o estudante teve que vencer o campeonato pernambucano de xadrez. Saiu invicto dos jogos nacional e agora se prepara para o Sul-americano. “Quero deixar o Brasil entre as primeiras colocações”, afirma o rapaz, que formará a delegação brasileira com o estudante vencedor por Minas Gerais e outras duas meninas (de Minas e Santa Catarina), campeãs do feminino.   Álvaro, que está no 9º ano do Ensino Fundamental do Plenus, acrescentou que a evolução das disputas tem sido seu “combustível”. “As competições estão ficando mais difíceis e isso vem me motivando muito”, diz.

Segundo o professor Emílio, o Plenus Colégio e Curso buscou “apoiar ao máximo o talento” do aluno. “Além do treinamento, fazemos acompanhamento dos estudantes para que eles possam potencializar suas qualidades”, afirma. O educador reiterou que Álvaro tem o momento para o treino, estudo e para o lazer. “O treinamento dele dura duas horas. Tudo é feito para que tenha bom desempenho naquilo que ele gosta de fazer, priorizando sua Educação e os momentos de diversão”, explica.

 

Em comemoração a ’10ª Primavera dos Museus’ Cemafauna realiza atividades especiais de educação ambiental

0

003-10-primavera-dos-museus

A 10ª Primavera dos Museus, promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, aconteceu durante os dias 19 a 25 desse mês em todo o país. O Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) faz parte dos 753 museus do Brasil que estão cadastrados nessa edição e realizou atividades de educação ambiental especialmente voltadas para o público infantil de escolas municipais e particulares de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

Com o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura” o intuito da temporada é fazer um convite à reflexão do papel dos museus na perspectiva de serem agentes fundamentais da economia da cultura, proporcionando ao seu entorno como também aos visitantes trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências. A programação elaborada pelo Museu de Fauna da Caatinga contou com palestras temáticas sobre a conservação da fauna da Caatinga e o tráfico de animais silvestres, além de contação de história do livro “O rapto da mãe natureza” do autor Mario Mattos realizada pelos estagiários Paula Feitosa, Anette Viana e Alisson Guedes, entrega de encartes de passatempos infantis com a temática da caatinga e visita monitorada ao hall de exposição. No total, mais de 100 crianças participaram dessa temporada.

Para Claudemir Alves, aluno do 1º ano D vespertino da Escola Municipal José Pereira de Juazeiro-BA, a experiência foi marcante. Acompanhado pela assistente de Atendimento Educacional Especializado da escola, Ana Lourena da Mata, Claudemir ficou encantado com os animais por quem alimenta grande carinho. “Gosto muito dos animais e gostei muito de ver a cobra”, comentou.

A coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Saber de Petrolina-PE, Edileusa Alves Santos, observou o quanto são válidos eventos como esse na região. “Além das crianças estarem conhecendo a fauna que é própria da região, também confrontam todo o conteúdo teórico que veem em sala de aula, vivenciando aqui na prática. Tem todo um estímulo porque é uma aula-passeio, elas vêm com mais vontade e vai ficar registrado de forma especial na cabecinha delas porque foi mostrado de uma forma mais lúdica com a contação de história”, disse.

Segundo a coordenadora do Cemafauna, Patricia Nicola, ressaltou a importância do Museu de Fauna e o que ele movimenta em seu entorno. “Proporciona para a comunidade um conhecimento sobre a fauna que ocorre no semiárido brasileiro, o trabalho desenvolvido pelo Centro e suas ações em favor da conservação das espécies desse bioma, além de trazer questões culturais da nossa região, sem distinção de público, alcançando desde crianças a idosos”, afirmou.

Cerca de nove mil pessoas já visitaram o Museu de Fauna, entre estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos advindos de Petrolina/PE, Juazeiro, Sobradinho e Jaguarari/BA, e de estados como Piauí, Alagoas, Paraná, como também de países como Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, México e Taiwan.

032

Visitações e agendamentos

O Museu de Fauna da Caatinga está aberto para visitação de terça a sexta-feira das 9h as 11h e das 14 as 18h. Já para visitas aos sábados é necessário realizar agendamento prévio e o horário para visitação é das 9 as 11h. Os agendamentos, para os grupos acima de 10 pessoas, devem ser realizados através de envio de e-mail informando data e horário pretendidos ao endereçomuseu.cemafauna@univasf.edu.br. Outras informações pelo telefone 87 2101-4818.

Texto e fotos: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna

Juazeiro recebe congresso de psicologia do vale

0

img-20160825-wa0015

Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, o Colegiado de Psicologia da UNIVASF estará realizando o 1° Congresso de Psicologia do Vale do São Francisco (Congrepsi do Vale), a acontecer no Complexo Multieventos da UNIVASF, Campus Juazeiro/BA. Com o tema “A prática da Psicologia no Vale do São Francisco: aspectos técnicos, éticos e políticos”, o CONGREPSI vem dar espaço para debates não somente na área da Psicologia, mas em áreas afins, possibilitando trocas de conhecimento entre diversas áreas de atuação.

As inscrições já podem ser realizadas a partir de hoje de forma presencial presenciais no horário de 13h até as 16h30 na rampa do bloco de sala de aulas do Campus Petrolina-Centro. A submissão de trabalhos foi extendida até o dia 30 deste mês.

Mais informações no site: http://congrepsidovale.wixsite.com/2016

Ascom univasf