Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Em comemoração a ’10ª Primavera dos Museus’ Cemafauna realiza atividades especiais de educação ambiental

0

003-10-primavera-dos-museus

A 10ª Primavera dos Museus, promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, aconteceu durante os dias 19 a 25 desse mês em todo o país. O Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) faz parte dos 753 museus do Brasil que estão cadastrados nessa edição e realizou atividades de educação ambiental especialmente voltadas para o público infantil de escolas municipais e particulares de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

Com o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura” o intuito da temporada é fazer um convite à reflexão do papel dos museus na perspectiva de serem agentes fundamentais da economia da cultura, proporcionando ao seu entorno como também aos visitantes trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências. A programação elaborada pelo Museu de Fauna da Caatinga contou com palestras temáticas sobre a conservação da fauna da Caatinga e o tráfico de animais silvestres, além de contação de história do livro “O rapto da mãe natureza” do autor Mario Mattos realizada pelos estagiários Paula Feitosa, Anette Viana e Alisson Guedes, entrega de encartes de passatempos infantis com a temática da caatinga e visita monitorada ao hall de exposição. No total, mais de 100 crianças participaram dessa temporada.

Para Claudemir Alves, aluno do 1º ano D vespertino da Escola Municipal José Pereira de Juazeiro-BA, a experiência foi marcante. Acompanhado pela assistente de Atendimento Educacional Especializado da escola, Ana Lourena da Mata, Claudemir ficou encantado com os animais por quem alimenta grande carinho. “Gosto muito dos animais e gostei muito de ver a cobra”, comentou.

A coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Saber de Petrolina-PE, Edileusa Alves Santos, observou o quanto são válidos eventos como esse na região. “Além das crianças estarem conhecendo a fauna que é própria da região, também confrontam todo o conteúdo teórico que veem em sala de aula, vivenciando aqui na prática. Tem todo um estímulo porque é uma aula-passeio, elas vêm com mais vontade e vai ficar registrado de forma especial na cabecinha delas porque foi mostrado de uma forma mais lúdica com a contação de história”, disse.

Segundo a coordenadora do Cemafauna, Patricia Nicola, ressaltou a importância do Museu de Fauna e o que ele movimenta em seu entorno. “Proporciona para a comunidade um conhecimento sobre a fauna que ocorre no semiárido brasileiro, o trabalho desenvolvido pelo Centro e suas ações em favor da conservação das espécies desse bioma, além de trazer questões culturais da nossa região, sem distinção de público, alcançando desde crianças a idosos”, afirmou.

Cerca de nove mil pessoas já visitaram o Museu de Fauna, entre estudantes, professores, pesquisadores, servidores públicos advindos de Petrolina/PE, Juazeiro, Sobradinho e Jaguarari/BA, e de estados como Piauí, Alagoas, Paraná, como também de países como Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, México e Taiwan.

032

Visitações e agendamentos

O Museu de Fauna da Caatinga está aberto para visitação de terça a sexta-feira das 9h as 11h e das 14 as 18h. Já para visitas aos sábados é necessário realizar agendamento prévio e o horário para visitação é das 9 as 11h. Os agendamentos, para os grupos acima de 10 pessoas, devem ser realizados através de envio de e-mail informando data e horário pretendidos ao endereçomuseu.cemafauna@univasf.edu.br. Outras informações pelo telefone 87 2101-4818.

Texto e fotos: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna

Juazeiro recebe congresso de psicologia do vale

0

img-20160825-wa0015

Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, o Colegiado de Psicologia da UNIVASF estará realizando o 1° Congresso de Psicologia do Vale do São Francisco (Congrepsi do Vale), a acontecer no Complexo Multieventos da UNIVASF, Campus Juazeiro/BA. Com o tema “A prática da Psicologia no Vale do São Francisco: aspectos técnicos, éticos e políticos”, o CONGREPSI vem dar espaço para debates não somente na área da Psicologia, mas em áreas afins, possibilitando trocas de conhecimento entre diversas áreas de atuação.

As inscrições já podem ser realizadas a partir de hoje de forma presencial presenciais no horário de 13h até as 16h30 na rampa do bloco de sala de aulas do Campus Petrolina-Centro. A submissão de trabalhos foi extendida até o dia 30 deste mês.

Mais informações no site: http://congrepsidovale.wixsite.com/2016

Ascom univasf

Michel Temer convoca Alexandre Moraes após comentário sobre Lava Jato

0

temer-deve-aconselhar-o-colega-a-ser-mais-reservado-e-a-ter-mais-cautela

O presidente Michel Temer chamou seu ministro da Justiça, Alexandre Moraes, para que este se explique sobre o uso de informações sigilosas da Operação Lava Jato em campanha eleitoral. O cargo do ministro, contudo, ainda estaria garantido, assim como uma “operação abafa”, de acordo com informações de Ilimar Franco para o jornal O Globo. Na conversa, Temer deve aconselhar o colega a ser mais reservado e a ter mais cautela.

Neste domingo (25), em evento de campanha de Duarte Nogueira (PSDB) à prefeitura de Ribeirão Preto (SP), em conversa com integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), o ministro disse: “Teve a semana passada [a prisão do ex-ministro Guido Mantega] e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos.” Na manhã desta segunda-feira (26), o ex-ministro Antonio Palocci foi preso temporariamente.

Alexandre Moraes procurou minimizar sua declaração nesta segunda-feira, alegando que não fez qualquer antecipação e que apenas comentou que poderia ocorrer novos desdobramentos da Lava Jato já que, desde que entrou no governo, novas fases têm sido deflagradas semanalmente. Em coletiva de imprensa sobre a nova fase da Lava Jato que resultou na prisão de Palocci, a primeira ação da PF foi ler uma nota da direção, destacando que “somente as pessoas diretamente responsáveis pela operação possuem conhecimento de seu conteúdo”.

A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça, mas teoricamente o ministro seria alertado apenas sobre a realização de operações para permanecer em Brasília, não teria acesso ao caráter da ação. A declaração de Moraes gerou ainda mais polêmica, entretanto, porque a prisão temporária de Palocci na Lava Jato foi a primeira solicitada diretamente pela PF e não pelo Ministério Público Federal.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou Moraes em publicação no Twitter. “Ministro da Justiça sabe agora com antecedência as operações da PF na Lava Jato? Pode isso? Cadê a autonomia da PF? Só funcionou com Dilma e Lula.”

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) também comentou sobre a postura do ministro. “Descarada ameaça do ministro da Justiça revela seletividade criminosa da Lava Jato. Golpistas usam PF para #BocaDeUrna contra o PT.” Paulo Pimenta e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) protocolaram pedido de convocação do ministro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Para o procurador da República Helio Telho Corrêa, é grave a declaração feita em Ribeirão Preto. “Ministro da Justiça ser informado, previamente, de uma operação policial sigilosa é grave. Anunciá-la em palanque eleitoral #ÉPRAKABA”, escreveu o procurador em rede social. Corrêa atua no Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República em Goiás e já foi responsável por operações como a Trem Pagador, que levou à prisão de responsáveis por desvios na construção da Ferrovia Norte Sul.

Jornal Brasil

Em Petrolina-PE, homem confessa ter matado garoto de 15 anos por dívida de R$ 100,00

0
Adolescente foi encontrado em um terreno baldio. Pedra manchada de sangue foi utilizada no crime (Foto: Aracelly Romão / TV Grande Rio)
Adolescente foi encontrado em um terreno baldio. Pedra manchada de sangue foi utilizada no crime (Foto: Aracelly Romão / TV Grande Rio)

Segundo informações da Polícia Militar, um homem de 31 anos confessou ter matado um adolescente de 15 anos, em Petrolina-PE. O crime aconteceu ontem (25)  no Loteamento Geovana.

O corpo do jovem foi encontrado em um terreno abandonado, horas depois do garoto ter sido apreendido pela PM por ter agredido uma pessoa de 30 anos, junto outros dois jovens de 15 e 17 anos, no bairro Henrique Leite. Em depoimento a polícia, o suspeito disse que o assassinato não teve relação com a briga.

O acusado confessou que agiu sozinho e que matou o jovem estrangulado, embora de acordo com a PM, o corpo da vítima tenha sido encontrado com ferimentos na cabeça e próximo de duas pedras grandes sujas de sangue.

A motivação do crime teria sido uma dívida de R$ 100,00. O suspeito disse que estava em um bar quando o adolescente chegou e pediu a quantia emprestado, e depois teria se recusado a pagar o valor.

Segundo a PM, o homem foi preso no Residencial Vivendas, após uma denúncia anônima.

Da redação com informações do G1

 

Avenida Giuseppe Muccini ganha sinalização horizontal e vertical

0

14446199_10202046791928255_4718279091131066048_n

A obra da Avenida Giuseppe Muccini no bairro Piranga está sendo finalizada. Um trabalho esperado por toda comunidade daquela região está ganhando pista dupla e irá melhorar a mobilidade em toda a cidade.

A obra integra o projeto da Intervenção Urbana do PAC 2, executado em 12 bairros de Juazeiro com pavimentação de ruas e avenidas, além da construção de equipamentos públicos.

A avenida que tem aproximadamente 4 mil metros de extensão, além de está recebendo no momento a sinalização horizontal e vertical, ganhou também pavimentação asfáltica, drenagem, calçadas com meio fio para pedestres e pista para ciclistas.

A via também recebeu um grande atrativo e potencializador agente de mobilidade urbana: a construção de uma alça que vai unir a Giuseppe Muccini a Avenida Nossa Senhora de Nazaré, interligando assim os bairros Eldorado, Piranga, Argemiro, Quidé e adjacências. O que gera uma maior mobilidade urbana e proximidade dos bairros, e será uma nova opção de escoamento, evitando o trafego pesado dentro dos bairros“, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Jorge Barbosa.

Ascom

Charles Leão se compromete com o Rodeadouro e garante esporte náutico, turismo ecológico e gastronômico

1

charles-leao-rodeadouro

O candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão (PPS), iniciou este domingo (25), visitando o Rodeadouro, um dos principais pontos turísticos do município. No local, Leão conversou com os moradores e grupos que praticam esportes nas águas do Velho Chico. Para o Rodeadouro, o candidato garantiu promover, em parceria com a União e o Estado, a proteção e o uso sustentável das ilhas fluviais, fomentando o turismo ecológico e gastronômico.

“Diante da falta de sensibilidade e falta de cuidado com o Rio São Francisco e com este espaço de turismo e lazer do povo, e que representa nosso cartão postal, vamos criar nosso centro de turismo em Juazeiro, com a rota de turismo fluvial, proporcionando passeios para diversas ilhas, aliada a gastronomia proporcionada pelo ribeirinho. Vamos proporcionar também o esporte náutico, dando suporte aos jovens que já realizam a modalidade. Para isso também precisamos cuidar da ilha, do Rodeadouro, do sistema de transporte, da iluminação, construir um píer amplo e seguro, cuidar da limpeza, com coleta seletiva. Não podemos aceitar que nosso local de turismo seja mal cuidado dessa forma. Vamos requalificar o Rodeadouro, garantindo aos moradores e visitantes um verdadeiro balneário”, garantiu Charles Leão.

À tarde, Charles Leão, sua vice Suzana e sua comitiva seguiram para o Baixo Salitre, visitando as comunidades de Lagoa do Salitre, Sabiá I e II, Campos dos Cavalos, Curral Novo e Recanto. Ouvindo os moradores, Leão e Suzana

“O gestor precisa olhar para as pessoas e para a crítica infraestrutura da cidade e do interior de forma competente e solucionadora. Nosso foco será atuar sobre às necessidades fundamentais com maior extensão, dimensão e repercussão humana, e atender ao máximo de pessoas. No Salitre, como em todos os distritos vamos transformar, sempre com olhar para o desenvolvimento e melhores condições de vida para as pessoas”, disse Leão.

Já no período da noite, Leão participou da carreata com o candidato a vereador Bené Marques (PSDB), e depois fez uma visita aos moradores do Palmares.

Ascom/Charles Leão

Mais de 1500 crianças e adolescentes já foram imunizados na Campanha de multivacinação em Juazeiro

0

dia-d-multivacinacao

Até o dia 23 de setembro, dados da Secretaria de Saúde totalizaram mais de 1500 crianças e adolescentes vacinadas dentro da campanha de Multivacinação de 2016. De acordo com o superintendente de humanização e promoção a Saúde, Klynger Farias, é importante que o público da campanha compareça as unidades de saúde até a próxima sexta-feira, dia 30 de setembro.

A campanha é voltada para as crianças menores de 5 anos e adolescentes de 9 a 15 anos. Estão disponíveis as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, VIP e VOPb (contra poliomielite), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras. Para o grupo de adolescentes de 9 e 15 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para meninas entre 9 e 13 anos.

“É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças de até 5 anos incompletos e adolescentes dos 9 aos 15 anos na unidade de saúde mais próxima, levando a caderneta de vacinação. Vamos atualizar a caderneta de nossas crianças, prevenindo de muitas doenças”, disse Klynger.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde atendem a toda população de segunda a sexta-feira das 8h às 17h para atualização da Caderneta de Vacina.

 

Ascom SESAU

Azulou geral: Riacho Seco recebe público histórico em mais uma caminhada de Pedro Oliveira

0

azulou-5

Mais uma vez o povo de Riacho Seco, em Curaçá, recebeu de braços abertos o candidato a prefeito Pedro Oliveira (PSC). A noite de ontem, domingo (25), entrou para a história política do Distrito com tamanha multidão que lotou a Praça do Mercado, local onde ocorreu o ato público. O evento contou com a presença Murilo Bomfim (PRB), que compõe a chapa majoritária ao lado de Pedro, dos candidatos ao cargo de vereador das coligações “Um Novo Caminho” e “Juntos Somos Mais Fortes”, do ex-vereador Anselmo Vital (PCdoB) e de diversas lideranças políticas e comunitárias da região.

O “Galope Azul”, como foi apelidado as caminhadas da coligação “A Vez do Povo”, percorreu as principais ruas da comunidade, arrastando milhares de pessoas e transformando o “Riacho Seco” em um verdadeiro “mar de gente”. Durante os discursos, os candidatos representantes da localidade, criticaram a atual gestão, reafirmaram o compromisso com o “Projeto 20” e pediram aos presentes muito empenho nessa reta final de disputa, a fim eleger Pedro Oliveira e Murilo no próximo domingo (2).

Cleofas Dias (PSC), muito emocionado, agradeceu a Deus pela força que tem recebido durante a campanha, saudou a presença da multidão e garantiu lutar por melhorias, prioritariamente, na saúde e na educação. “Essa nação que veio nos prestigiar hoje, me deixou muito feliz. Aqui é a nação da vitória. Precisamos de uma nova gestão para o nosso município, que venha suprir as necessidades básicas da população. Há muito tempo a nossa saúde está na UTI, sou agente comunitário e sei das dificuldades desse povo. Quero levantar a bandeira da saúde. Quero defender o que é direito de nosso povo. Além da saúde, eu também vou lutar por uma educação melhor”, disse o candidato.

A candidata Ana Paula (PR) também se expressou. “Eu sou Ana Paula Vaqueira, aquela que passa na avenida montada no cavalo e que conhece a realidade das pessoas. Eu nunca vi tanta gente nessa praça. O povo pede e quer mudança. Riacho Seco está abandonado. Eu vou lutar por um Riacho Seco melhor. Eu quero ver o meu povo dizer com alegria que tem uma mulher vereadora e um prefeito que olha e trabalha para vocês”, falou a vaqueira.

Raimundinho (PR), Arnaldo do Esporte (PRB) e o Professor Hélio Silva (PSC), também fizeram o uso da palavra e ambos pregaram a “a vontade da mudança” que o povo de Riacho Seco tanto deseja e criticaram as mentiras propagadas pelos adversários. “Essa multidão presente aqui hoje é pra mostrar que o povo quer mudança. Eles vivem nos palcos da mentira dizendo que fizeram isso e aquilo, mas ninguém enxerga. Estamos há dois meses sem receber nossos salários. Isso é uma vergonha! A política tem que ser verdadeira e realista. Portanto, eu peço: jovens, acordem! Porque agora é a hora de mudança”, pediu o professor.

azulou-1

Em discurso eufórico, Pedro Oliveira, mais uma vez, garantiu investir em melhorias na saúde e na educação, respeitar o povo, valorizar o comércio local, cobrar do Estado a imediata recuperação da BA-210 e ainda criticou a política da “compra de voto”. “O município de Curaçá quer mudança, uma mudança de verdade. Mudança na saúde, na educação, na agricultura, no esporte, uma mudança que atenda as necessidades essenciais de nosso povo. Nós vamos pressionar o Governo para agilizar a recuperação da BA-210. Nós estamos preparados para o desafio que será transformar Curaçá e, para isso, nós precisamos ter a maioria dos vereadores na Câmara, portanto, votem nos nossos candidatos. Essa multidão está confiante na gente. Nós sabemos do tamanho da responsabilidade, mas garanto que estamos prontos para isso. Eles não têm dinheiro para pagar os professores, os funcionários públicos e os fornecedores, mas têm para cobrar votos. Vamos vigiar estes últimos dias de campanha, porque quem ‘compra voto’ não tem compromisso com o povo. Faltam poucos dias, não para vitória de Pedro, mas para vitória do povo de Curaçá. E o povo está com a gente porque acredita no projeto, porque agora é a vez do povo”, finalizou.

O último “grande encontro” da coligação “A Vez do Povo” será realizado, na sede do Município, na próxima quinta-feira (29), a partir das 19h.

Ascom – PSC Curaçá/BA

 

O 3º BEIC forma mais uma turma de novos sargentos PM

0

formatura

O 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, (3º BEIC)/Juazeiro promoverá no dia 28/09/2016, na próxima quarta-feira, às 16h30min, a Formatura de 79 (setenta e nove) Sargentos PM.

O Curso de Especial de Formação de Sargentos PM, turma 2016.2, iniciou suas atividades no mês de Julho de 2016, e neste interim, os formandos tiveram aulas de técnicas policiais militares e disciplinas de Direito aplicadas à atividade policial. Os novos sargentos retornarão às suas unidades policiais militares levando vigor novo nesta etapa profissional.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL e CERIMONIAL