Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Coninta 2016 encerra com legado de compartilhar conhecimentos

0

Quatro dias com muitas cabeças pensando “a construção de conhecimento para uma sociedade cidadã”, esse foi o maior legado do  II Congresso de Integração Acadêmica e Social do Vale do São Francisco, Coninta 2016, realizado na Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), do dia 20 ao 23 deste mês. Estudantes apresentaram seus trabalhos e profissionais compartilharam seu conhecimento, todos desejando que o ambiente acadêmico seja uma usina de projetos para uma melhor convivência em sociedade.

O último dia do congresso, a sexta (23), já foi movimentado na tarde, com os estudantes participando de minicursos, oficinas e palestras. No final da tarde, ocorreu a Mostra de graduação. Foi no começo da noite que acadêmicos de todas as áreas do conhecimento se reuniram para um momento interdisciplinar, a conferência de encerramento com o palestrante Charles Siqueira Barbosa. Presidente do Instituto Cultural Pólen no Rio de Janeiro-RJ, Charles contou sobre sua trajetória e como modificou a realidade da juventude dos morros cariocas pensando na cidadania através da arte e outros projetos. O “artista social” exemplificou com estratégias que usou para atrair a juventude como um caminho de trabalho social pode ser profissão e não só trabalho voluntário, o que disse ser “muito importante para vocês estudantes, que serão os profissionais futuros”.

Após a palestra, um momento descontraído com um contador que trouxe a Literatura de Cordel. A noite ainda contou com a premiação de alunos que apresentaram seus projetos em banners. O primeiro lugar ficou com alunas do 4º período do curso de Fisioterapia da Fasj, que apresentaram o projeto “Educação e Saúde sobre HIV/AIDS”, uma proposta que criaram para o Coninta. Amanda Paixão, uma das integrantes, disse ter ficado bem contente com o reconhecimento. “A gente aprendeu muito com o trabalho, saímos da sala de aula e fomos pro âmbito escolar. Sobre o Coninta, as palestras agregaram muito nosso conhecimento”, comentou a estudante.

Késia Araújo, coordenadora do Nupex da Fasj e do Coninta, disse que a sensação “é de dever cumprido enquanto educadora, por saber que durante esses quatro dias tivemos momentos ricos de discussão”. “Tenho certeza que o Coninta foi um caldeirão de conhecimento, uma semente que a gente plantou”, completou. A noite foi finalizada com um show do cantor Alan Cleber, que selou o momento com a integração dos participantes em um momento festivo.

Quem ficou interessado nas discussões do congresso pode entrar no site www.coninta.com.br, onde estão disponíveis vídeos da TV Coninta e outros registros. Em breve, a terceira edição da revista Expansão Acadêmica será publicada com trabalhos que foram apresentados nos simpósios e também estará disponível para a população. A organização do projeto é do Nupex da Fasj, contando com os parceiros Cultura Inglesa, Criatur, Marra Agência e Gráfica, TV São Francisco e Rádio Tropical Sat.

Ascom

Reflorestamento fica abaixo da meta prevista como legado dos Jogos 2016

0
A notícia de que serão plantadas mudas em Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro, semeadas pelos atletas durante a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, poderia ser um legado positivo. Mas o reflorestamento previsto fica longe da meta prometida no documento oficial de compromissos para o Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo governo do Rio, que envolvia o plantio de 24 milhões de mudas para compensar o impacto ambiental com a Olimpíada e a Paralimpíada, observaram especialistas, em entrevista à Agência Brasil.
“Se, de fato, isso fosse real, mesmo com 30% de mortalidade (das mudas), o que é normal, você teria um acréscimo de flores.a equivalente a 10% da área da cidade. Seria positivo porque só 30% da cidade são considerados área florestal, com algum tipo de vegetação importante”, disse o  coordenador-geral do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), Marcos Freitas. Ele acredita que, na verdade, serão feitas somente pequenas ações. “Não vai ter uma coisa importante em termos de floresta, infelizmente”, disse.
No último dia 21, a prefeitura do Rio de Janeiro plantou 100 mudas da Floresta dos Atletas, no Parque Radical, em Deodoro, preparando o local para receber as 12 mil árvores semeadas pelos atletas na Rio 2016. As sementes estão sendo cultivadas em um horto e serão transplantadas para o Parque Radical, em 2017. O coordenador do IVIG avaliou que as 12 mil mudas “não alteram nada em relação ao reflorestamento no Rio de Janeiro”. Há desânimo dos especialistas nessa área, manifestou.
Neutralização
“Temos que ficar de olho”, alertou o coordenador de Planejamento Ambiental do Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), Felipe Paranhos. O ITPA foi parceiro do governo no projeto Jogos Verdes 2016 de neutralização das emissões de gases de efeito estufa. A organização não governamental começou a elaborar o mapeamento para fazer as neutralizações das emissões no entorno do complexo de Ribeirão das Lajes, da distribuidora de energia Light, situado nos municípios de Rio Claro e Piraí, no estado do Rio de Janeiro.
“Começamos a mapear áreas prioritárias lá dentro para poder fazer as neutralizações. Só que o projeto foi descontinuado devido a divergências políticas”. Segundo ele, o projeto acabou abandonado por falta de recursos.
Para Paranhos, a grande promessa do governo do estado ao Comitê Olímpico Internacional não foi cumprida. “Não houve neutralização. O que eles fizeram foi dar uma amenizada”. Não há como comparar o compromisso apresentado ao COI anteriormente com as 12 mil mudas que deverão ser plantadas em Deodoro, comentou, concordando com Marcos Freitas, coordenador do IVIG-Coppe.
Formiga e fogo
Felipe Paranhos explicou que não se trata apenas de plantar a muda no chão “e largar”. É preciso que haja uma assessoria técnica no local. Há necessidade de se preparar a área e fazer acompanhamento por, no mínimo, cinco anos, “para ver se tem formiga, se vai pegar fogo. Tem toda uma cadeia produtiva por trás”.
Ele destacou que a restauração florestal é uma cadeia produtiva muito grande, que gera empregos. Países desenvolvidos, como os Estados Unidos, investiram muito em restauração florestal há 60 anos ou 70 anos, afirmou. “A gente vai na contramão o tempo todo. Prometeu-se uma coisa gigante e não foi feito nada”.
Ele espera que as 12 mil mudas venham a ser plantadas. Informou, ainda, que em um hectare podem ser plantadas 1.677 árvores. Por isso, o coordenador do ITPA indicou que se pode ver o que seria feito antes se o compromisso de 24 milhões de mudas tivesse sido mantido, e o que vai ser feito agora.
Agência Brasil

Rede pediu impugnação de coligações em 39 cidades

0

imagem_noticia_5

A Rede Sustentabilidade teve de intervir para impedir alianças contrárias ao programa do partido. A legenda de Marina Silva pediu na Justiça Eleitoral a impugnação da própria sigla em 39 cidades que desobedeceram ao comando nacional.

“Esse é um procedimento convencional nos partidos quando o diretório municipal não segue uma regra do estadual ou nacional. São diversos os motivos”, afirmou o porta-voz José Gustavo Barbosa Silva. “A gente canetou coligações sem identidade com a Rede ou que tinham algum tipo de irregularidade”, acrescentou o dirigente.

Apesar de parte dos militantes defender o veto a agremiações como PSC e PT, o partido não estipulou uma restrição automática à aliança com nenhuma legenda específica, mas tomou algumas precauções para evitar surpresas desagradáveis.

Uma resolução, por exemplo, proibiu coligações com pessoas que tenham “comportamento autoritário e antidemocrático, sectário ou de gênero”. Essa decisão foi tomada após uma polêmica na ala jovem da Rede.

O grupo rechaçou a aproximação, em Guarulhos, com o PSC, partido Jair Bolsonaro e Marco Feliciano. Segundo José Gustavo, a articulação com o PSC foi, na verdade, um boato disseminado para prejudicar o partido. Em Guarulhos, a Rede aliou-se ao PSB.

Apesar de não proibir alianças automáticas com nenhum partido, a Rede Sustentabilidade optou por disputar sozinha na maioria das cidades. É o caso de São Paulo, onde o vereador Ricardo Young concorre à Prefeitura sem a retaguarda de nenhuma outra legenda. Young, no entanto, não registrou nem 1% de intenção de votos nas pesquisas.

Em apenas três das 10 capitais, a sigla lançou candidaturas coligadas com outros partidos, sendo a maior frente em Macapá. No Rio de Janeiro, por exemplo, o deputado Alessandro Molon está coligado com o PV.

Na capital do Amapá, única governada pela Rede, Clécio Luis concorre em uma chapa que reúne partidos díspares. Estão no mesmo palanque PCdoB, DEM, PSDB, PTdoB e PPL. Em plano nacional, os partidos com maior afinidade, em tese, com a legenda de Marina Silva são o PSOL, PSB, PV e PPS. Para a professora de política da PUC-SP Vera Chaia, a dificuldade da Rede em fazer alianças regionais decorre principalmente de sua rigidez programática. “Se isso de um lado preserva o aspecto ideológico do partido, de outro dificulta a viabilidade de suas candidaturas”, disse.

Bahia Notícias

Puxada 65 de Paulo Bomfim arrasta uma multidão do bairro Castelo Branco e região

0

paulocastelobranco

Os bairros Lomanto Júnior, Alto do Cruzeiro, Castelo Branco, Alto do Alencar e Tancredo Neves foram tomados por uma multidão nas principais ruas, durante a Puxada 65 do candidato a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB), na última sexta-feira (23).  O candidato estava acompanhado da sua vice Dra. Dulce (PDT) e dos candidatos a vereador da coligação “Pra Juazeiro Mudar Mais”, da militância 65 e milhares de famílias, jovens, crianças, que juntos mostraram a força do povo de Juazeiro, quando acredita em um projeto e deseja que ele continue.

“Este projeto cuidou das pessoas e da cidade, recuperou a autoestima da população e trouxe o desenvolvimento em várias áreas. Hoje oferecemos a mais de 27 mil alunos da Rede Municipal, a melhor Educação da Bahia, com quase 100 escolas reformadas, com ar condicionados, valorização e capacitação do professor, que tiveram 153% no nosso Governo; realizamos o sonho da casa própria de mais de 11mil famílias, beneficiando mais de 50 mil pessoas; atraímos novas empresas, o que possibilitou que Juazeiro este ano, fosse a primeira no Brasil na geração de emprego de carteira assinada. Foram muitos avanços, e o reconhecimento está aqui, e em todos os bairros de Juazeiro por onde temos passado. O povo de Juazeiro não quer mais voltar ao atraso. Por isso no dia 2 outubro, a população vai confirmar nas urnas 65, e eu e Dra. Dulce vamos cuidar ainda mais da nossa cidade “, afirmou Paulo Bomfim.

O candidato disse ainda que vai fazer mais e melhor do que o prefeito Isaac Carvalho. “Sempre estive ao lado de Isaac, ele confiou em mim, me colocou secretário da SESP e de Governo, e me deu mais essa missão, a maior que já tive na minha vida. E podem ter certeza, eu não vou decepcionar o povo de Juazeiro. Estudei, me capacitei, conheço as dificuldades da cidade e as necessidades da população. Avançamos muito, mas tenho a humildade que precisamos fazer muito mais, por isso estou aqui a disposição, e peço o voto de cada um de vocês, para que no dia 2 de outubro o nosso projeto seja mais uma vez vitorioso, e possamos trabalhar muito mais para o desenvolvimento da cidade”, garantiu Paulo.

Os comerciantes e moradores dos bairros receberam com festa e entusiasmo a Puxada 65. “Eu nunca vi tanta gente junta com tanta alegria torcendo por um candidato a prefeito. Gosto muito dele, é verdadeiro, humilde e vai dá continuidade no trabalho do prefeito Isaac. O povo de Juazeiro tem que votar nele, o meu e da minha família ele já conquistou. Hoje foi minha neta quem me trouxe para assistir o comício, queria dar um abraço em Paulo Bomfim de boa sorte”, finalizou Dona Maria de Lourdes, moradora do Tancredo Neves, que ficou completamente lotado para ouvir as propostas do futuro prefeito de Juazeiro.

Ascom Paulo Bomfim

“Está chegando o dia da renovação”, diz Leão durante caminhada da vitória no bairro Piranga

0

charlespiranga

Uma grande festa tomou conta do bairro Piranga na noite desta sexta-feira (23), com a passagem do candidato a prefeito de Juazeiro Charles Leão (PPS) e a sua Onda Azul. Leão chegou ao bairro, local onde mora, numa motocada com os mototaxistas e apoiadores do projeto que vai renovar Juazeiro. O deputado federal João Gualberto (PSDB) esteve em Juazeiro para participar da Caminhada da Vitória, junto com os candidatos da Coligação ‘Juazeiro no Coração’. A alegria e o entusiasmo tomaram conta mais uma vez dos moradores, que fizeram questão de seguir com a multidão que tomou conta do Piranga, encerrando com um grande comício na Praça Santa Terezinha.

“Estava esperando o dia que Charles Leão iria caminhar aqui, para dizer a ele que toda a Piranga está com ele. Quando foi delegado cuidou das pessoas, e sei que como prefeito será muito melhor. Juazeiro precisa de um prefeito que cuide das praças, que ilumine a cidade, Juazeiro é uma cidade escura, sem segurança. Charles Leão vai mudar isso, com Fé em Deus, o povo vai escolher Charles Leão”, declarou a moradora Aline Assunção da Silva. Depois de andar de moto, receber o carinho dos moradores e arrastar uma multidão com entusiasmo e determinação, Charles Leão falou da recepção desde o primeiro momento que chegou para morar na região. Para o Piranga, Leão ressaltou que vai dar um ‘banho de luz’ e restaurar as praças públicas.

“Aqui sempre fui muito bem recebido, e só posso agradecer dizendo que vou retribuir com muito trabalhar, esse compromisso o povo sabe que nunca me omiti. Passei de porta em porta, as pessoas nos esperam para cumprimentar. A partir do dia 1º de janeiro nosso governo será voltado para as pessoas, isso não tenha dúvidas. Piranga precisa ser estruturada, e será muito bem cuidada. Vamos restaurar as praças e a iluminação pública com um banho de luz, para trazer segurança aos moradores. Está chegando o dia da renovação, chegando podem ter certeza que vamos cuidar de toda a cidade”, destacou Leão.

A candidata a vice Suzana Ramos, também destacou a recepção calorosa no bairro. “Isso não tem preço, ser recebido com essa festa pelo povo do Piranga só nos fortalece ainda mais. Não tem campanhas milionárias que derrube a vontade do povo. Aqui ouvi que vão votar de coração, e quando o povo decide ninguém segura. Com fé em Deus Charles Leão vai renovar Juazeiro”, disse Suzana.

Feliz com a participação popular e a aceitação dos candidatos, o ex-prefeito de Mata de São João e deputado federal, João Gualberto (PSDB) discursou para a multidão que aguardavam na praça. “Vim conversando com as pessoas, e percebi que Juazeiro vai eleger Charles Leão e Suzana no dia 02 de outubro. Os dois estão fazendo uma campanha honesta, visitando as pessoas porta a porta, é dessa forma que se faz política de verdade. Quando fui prefeito, investi na educação, na saúde e na infraestrutura de Mata de S. João. Construí todas as escolas do município, e 11 mil alunos estudam nelas, e temos 72% de alunos em tempo integral, com almoço, café e lanche. Todos os alunos quando saem de suas escolas, levam quatro pães para casa. Construí hospital, para o povo poder cuidar da saúde. Sei que Charles e Suzana vão trabalhar e invistam no município e no povo, esta união é pra vitória de Juazeiro”, pontuou.

Ascom Coligação Juazeiro no Coração

MEC confirma faculdade de medicina em Juazeiro-BA

0

Como resultado de articulação iniciada no governo Dilma, pelo prefeito Isaac Carvalho e pelo Deputado Daniel Almeida, mais uma grande conquista para Juazeiro:

MEC CONFIRMA FACULDADE DE MEDICINA EM JUAZEIRO

O Ministério da Educação vai anunciar na próxima terça-feira (27) as instituições de ensino habilitadas a implantar novos cursos de medicina em 39 cidades em onze Estados do país.
O processo ficou travado depois que o TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu o edital em agosto de 2015, acolhendo representação da União Nacional de Educação e Cultura.
A seleção só foi retomada em julho deste ano, após pressão de políticos e de prefeituras e depois que a FNP ingressou como parte no processo e apresentou as argumentações em favor da criação dos novos cursos.
A partir da liberação, em julho, coube ao MEC selecionar as melhores propostas de faculdades particulares interessadas na disputa.
Agora, com a publicação do resultado do certame na próxima terça, a expectativa é que os termos de compromisso com as instituições vencedoras sejam assinados em outubro. Serão 2.290 vagas abertas nas 39 novas unidades.
Abaixo, a lista de cidades que receberão novos cursos de medicina:

Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna. Jacobina e JUAZEIRO
Espírito Santo: Cachoeiro do Itapemirim
Minas Gerais: Contagem, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Pará: Tucuruí
Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Paraná: Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco, Umuarama
Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Três Rios
Rondônia: Vilhena
Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo, São Leopoldo
Santa Catarina: Jaraguá do Sul
São Paulo: Araçatuba, Araras, Bauru, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos

ASCOM PMJ

FACAPE e UPE abrem inscrições para submissão de trabalhos na semana universitária 2016

0

Estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam apresentar trabalhos na Semana Universitária 2016 (SU) já podem fazer a inscrição na página eletrônica doevento. A Semana Universitária é organizada pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Universidade de Pernambuco (UPE).

Este ano, o evento acontecerá de 21 a 25 de novembro nos campi das duas instituições. Os trabalhos deverão se enquadrar em uma das categorias: ensino, pesquisa e extensão. Também devem apresentar resultados parciais ou finais. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 12 de outubro.

Os trabalhos serão expostos na modalidade ‘pôster’, através de cartaz impresso em formato retrato. Os pôsteres serão afixados em local e horário previamente indicados pela comissão organizadora do evento. O tempo de apresentação será de 10 minutos perante os avaliadores, que poderão ainda acrescentar cinco minutos para questionamentos e ponderações. Todas as informações sobre a Semana Universitária e o edital completo para submissão de trabalhos estão disponíveis noendereço eletrônico.

Ascom/Facape

STF pode julgar aborto para grávida com zika este ano

0

A possibilidade de aborto para mulheres infectadas pelo vírus Zika pode ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano. A questão foi levada à Corte em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), que questiona as políticas públicas do governo federal na assistência a crianças com microcefalia, malformção provocada pelo vírus.

A previsão de julgamento foi feita nesta sexta-feira (23) pela presidente do STF e relatora da ação, Cármen Lúcia, em conversa com jornalistas. “Chegou da procuradoria [Procuradoria-Geral da República] e agora tem a medida cautelar. Estou trabalhando nisso. Esse é um caso sério. Acho que dá [para julgar este ano], mas não sei. Ontem julgamos bem, julgamos oito processos, depende muito”, disse a ministra, referindo-se à pauta da Corte.

No começo de setembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STFparecer favorável à autorização do aborto para gestantes com o vírus Zika, que pode causar microcefalia nos  bebês.

“A continuidade forçada de gestação em que há certeza de infecção pelo vírus da zika representa, no atual contexto de desenvolvimento científico, risco certo à saúde psíquica da mulher. Ocorre violação do direito fundamental à saúde mental e à garantia constitucional de vida livre de tortura e agravos severos evitáveis”, escreveu Janot no parecer.

Em 2012, o STF julgou uma ação levada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) sobre aborto em caso de anencefalia do feto. Por maioria dos votos, a Corte decidiu que a mulher pode interromper a gestação em caso de fetos anencéfalos.

Perguntada sobre semelhanças entre as ações sobre anencefalia e microcefalia, Cármen Lúcia disse que a discussão é muito diferente. “É outra coisa. É completamente diferente. Acho que é mais delicado até por causa do momento que estamos vivendo, em que aconteceu isso e que a sociedade quer participar”, disse.

Agência Brasil

Doação de Órgãos: OPO e CT/PE realizam a campanha para incentivar a Doação de Órgãos

0

Do dia 26 a 30 de setembro a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que funciona no Hospital Dom Malan/IMIP, e a Central de Transplante de Pernambuco (CT/PE) vão realiza a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos de 2016 em Petrolina (PE). Serão desenvolvidas ações em Unidade Hospitalares da cidade.

Em 2015 a Organização viabilizou 45 doações. Já em 2016, até o momento o número chega a 41.

Segundo a enfermeira gerente da OPO, Samyra Moraes, a programação conta com panfletagens e rodas de conversas. “As ações serão feitas nos hospitais públicos e privados que a OPO realiza suas visitas. O objetivo é fazer com que as pessoas entendam o que é a doação de órgãos, conversem sobre o assunto e que se declarem doadores”, pontua.

Será realizado também um curso em um Hospital Privado com o tema Doação de Órgãos e Tecidos. “Este evento será promovido pela OPO, Central de Transplantes e Neurocárdio, tendo como público alvo os profissionais de saúde”, comenta Samyra.

A enfermeira explica o papel da OPO.  “A  OPO tem como papel na região, oferecer a possibilidade para as famílias que perderam seus entes queridos por morte encefálica, a doação dos órgãos, podendo assim levar esperança de uma vida melhor para as pessoas que esperam na fila por um órgão”, finaliza.

Ascom