Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Estudantes e professores da FACAPE se destacam em Congresso Brasileiro de Serviço Social

0

congresso-servico-social-1

Estudantes e professores de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos e trocar experiências com discentes e profissionais de todo país no 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que este ano comemorou os 80 anos da profissão no Brasil.

Com o tema ‘80 anos do Serviço Social no Brasil – a certeza na frente, a história na mão’, o congresso aconteceu em Olinda (PE) e reuniu mais de três mil pessoas. Participaram a coordenadora do curso de Serviço Social, Andrea Alice, a professora Maria Lúcia da Silva Souza, e as estudantes do 7º período, Rayane Stefany Menezes e Aryele Rebeca. Para Andrea, o evento abriu novas perspectivas em relação à profissão e aos estudos na academia.

“Tivemos a oportunidade de assistir a conferências com professores e profissionais renomados nacionalmente no Serviço Social, desde autores de livros a pesquisadores que utilizamos como referência na sala de aula. Tenho certeza que estudantes e professores da Facape que participaram do evento retornaram com uma visão aprimorada da profissão”, destacou a professora.

As estudantes Rayane e Aryele apresentaram dois trabalhos no congresso: ‘Serviço Social – legitimação profissional e os desafios contemporâneos’, orientado pela professora Andrea, e ‘Assistência Estudantil – Experiência de estágio supervisionado em Serviço Social na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)’, orientado pela supervisora de campo e assistente social da universidade, Paloma Suelen Franca. Já a professora Maria Lúcia abordou o tema ‘O exercício profissional sob o manto das relações de trabalho impostas pelo modelo neoliberal’.

“Os trabalhos apresentados são expressões do desenvolvimento da capacidade investigadora e elaborativa de estudantes, docentes e colaboradores da Facape”, comemorou Andrea.

Ascom Facape

Aposta de Casa Nova-BA ganha prêmio de mais de 324 mil na Lotofácil

0

1474808738c28468e19cc1d740f641f5276e1c083d

Os apostadores do Vale do São Francisco continuam tendo sorte. O ganhador da vez é mais um morador, ou moradora da cidade de Casa Nova-BA.

O sortudo(a) dividiu um prêmio com mais 4 apostadores e levou a quantia de de R$ 324.543,43 do sorteio da Lotofácil, realizado na sexta-feira (23) pela Caixa Econômica Federal na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG).

Os apostadores acertaram 15 números do concurso 1.415. Os números sorteados foram: 02-04-05-06-10-12-13-15-17-18-19-22-23-24-25.

Mas não é de agora que a sorte está rondando a região. No mês de Julho, no sorteio do dia 26, outro morador de Casa Nova acertou sozinho na Quina e ganhou a quantia de  R$ 14.888.610,38.

Mas a sorte não parou por ai. Na última quarta-feira (21) foi a vez de um Juazeirense ganhar um prêmio da Lotofácil. Junto com mais 3 apostadores, o sortudo levou R$ 347.118,94. No dia anterior (20), um apostador de Petrolina-PE  foi o único a acertar a Quina, levando o prêmio de R$ 3.705.014,83.

No sorteio do concurso 1685 da Lotomania também da Caixa Econômica Federal, realizado no dia 19 de Agosto, outra aposta de Petrolina acertou as vinte dezenas e ganhou R$ 6.402.640,07. Neste mesmo sorteio,  outra aposta da cidade não acertou nenhuma dezena e ganhou R$ 153.798,09. Além destes, apostadores de Cabrobó e Afrânio ganharam quantias consideráveis também com o sorteio.

 

 

Ex-ministro Antonio Palocci é preso em nova fase da Operação Lava Jato

0

o-ex-ministro-antonio-palocci-1465472158211_615x300

O ex-ministro Antonio Palocci (PT) foi preso em São Paulo nesta segunda-feira (26) durante a 35ª fase da Operação Lava Jato, batizada de “Omertà”. Segundo a Polícia Federal (PF), ele “atuou de forma direta para propiciar vantagens” para a empreiteira Odebrecht quando estava no governo federal.

Palocci foi ministro da Fazenda (2003-06) do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Casa Civil (2011) do governo Dilma Rousseff. Ele será levado para Curitiba, onde estão concentradas as investigações da Lava Jato. Dois ex-assessores de Palocci também foram presos (Juscelino Dourado e Branislav Kontic).

De acordo com a PF, o ex-ministro e “personagens de seu grupo político” foram beneficiados com vultosos valores ilícitos.

Para a PF, foram identificadas negociações quando Palocci era ministro que acabaram por beneficiar a empreiteira. “Foi possível delinear as tratativas entre o Grupo Odebrecht e o ex-ministro para a tentativa de aprovação do projeto de lei de conversão da MP 460/2009 (que resultaria em imensos benefícios fiscais), aumento da linha de crédito junto ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] para país africano –com a qual a empresa tinha relações comerciais–, além de interferência no procedimento licitatório da Petrobras para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré-sal”.

Ainda de acordo com a PF, outro núcleo da investigação apura pagamentos efetuados pelo chamado “setor de operações estruturadas” da Odebrecht para diversos beneficiários. Eles são alvo de medidas de busca e condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar esclarecimentos).

“São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro”, informou a PF.

São cumpridos 45 mandados judiciais nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro,Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e no Distrito Federal. São 27 de busca e apreensão, três de prisão temporária, e 15 de condução coercitiva.

O criminalista José Roberto Batochio, advogado de Palocci, afirmou que o ex-ministro nunca recebeu vantagens ilícitas. Batochio disse que ainda não tem detalhes sobre os motivos da prisão de Palocci.

Operação antecipada?

Ontem, o ministro da Justiça Alexandre de Moraes declarou que novas investigações da Lava Jato seriam realizadas nesta semana. A conversa ocorreu com integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) em um ato de campanha em Ribeirão Preto, berço político de Palocci.

Horas depois, a assessoria de imprensa do ministro informou que a declaração era apenas uma “força de expressão”, usada por Moraes com o intuito de garantir a continuidade das investigações.

Nome remete à lei do silêncio da máfia italiana

O nome “Omertà”, dado à nova fase da operação, é uma referência ao codinome “italiano” que a Odebrecht usava para se referir a Palocci, que tem origem no país europeu. “Omertà” é como é chamada a lei do silêncio que impera na máfia italiana.

Para a PF, o nome também “remete à postura atual do comando da empresa [Odebrecht], que se mostra relutante em assumir e descrever os crimes praticados.”

Os alvos de mandados de condução coercitiva serão levados às sedes da PF nas respectivas cidades onde foram localizados e serão liberados após prestarem esclarecimentos. Os detidos com prisão cautelar decretada serão levados à sede da Polícia Federal em Curitiba.

Mantega foi preso e solto na semana passada

Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Guido Mantega (de boné) foi preso em um hospital, onde acompanhava a mulher

Na semana passada, durante a 34ª fase da operação, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (PT) chegou a ser preso pela PF. Mais tarde, porém, o juiz Sergio Moro mandou soltar o petista.

(Uol Com Estadão Conteúdo)

Ex- Ministro e Deputado Afonso Florence visita Sobradinho e confirma apoio a Tiziu

0

dep-florence

O ex- Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) e líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, Deputado Afonso Florence, é mais um parlamentar que traz um importante apoio à Candidatura de Tiziu (PT) para prefeito de Sobradinho.

Muito grato ao Deputado, Tiziu disse o quanto o apoio de Florence fortalece sua candidatura, haja vista que o mesmo vai trazer muitas realizações para o município por meio de emendas parlamentares, porque como Ministro, Afonso ajudou a consolidar projetos de abastecimento e de produção agropecuária que beneficiaram centenas de famílias do interior de Sobradinho. Tiziu lembrou ainda que além de Florence, sua candidatura tem também o apoio dos deputados estados estaduais: Zó do PC do B, Roberto Carlos do PDT e Fátima Nunes do PT, nomes que trarão um grande aporte político para sua administração como como Prefeito.

Ao discursar para uma enorme quantidade de pessoas que participaram de um comício de Tiziu no último sábado (24), na vila São Francisco, Afonso Florence foi bem enfático ao se comprometer em continuar buscando projetos que melhorem a qualidade de vida do povo de Sobradinho, tanto na sede como no interior. O deputado ainda alfinetou o atual prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente, que não fez uma boa articulação política capaz de trazer para a cidade, obras e projetos sociais como o “Minha Casa Minha Vida” e a extensão da Univasf, por exemplo, o que vai ser bem diferente quando o povo de Sobradinho, com um anseio de mudança, eleger no próximo dia 02, Tiziu como próximo prefeito da cidade da Terra da Barragem,  enfatizou o Deputado Afonso Florence.
Deputado Afonso Florence visita Sobradinho e confirma apoio a Tiziu

O ex- Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) e líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, Deputado Afonso Florence, é mai um parlamentar que traz um importante apoio à Candidatura de Tiziu (PT) para prefeito de Sobradinho.
Tiziu disse o quanto o apoio de Florence fortalece sua candiatura haja vista que o mesmo vai trazer muitas realizações para o município por meio de emendas parlamentares, porque como Ministro, Afonso ajudou a consolidar projetos de abastecimento e de produção agropecuária que beneficiaram centenas de familias do interior de Sobradinho. Tiziu lembrou ainda que além de Florence, sua candidatura tem também o apoio dos deputados estados estaduais: Zó do PC do B, Roberto Carlos do PDT e Fátimas Nunes do PT, nomes que trarão um grande aporte político para sua adminstração como como Prefeito.
Ao discursar para uma enorme quantidade de pessoas que participaram de um comício de Tiziu no último sábado (24), na vila São Franciso, Afonso Florence foi bem enfático ao se comprometer em continuar buscando projetos que melhorem a qualidade de vida do povo de Sobradinho, tanto na sede como no interior. O deputado ainda alfinetou o atual prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente, que não fez uma boa articulação politica capaz de trazer para a cidade, obras e projetos sociais  como o “Minha Casa Minha Vida” e a extensão da Univasf, por exemplo, o que vai ser bem diferente quando o povo de Sobradinho, com um anseio de mudança, eleger no próximo dia 02, Tiziu como próximo prefeito da cidade da Terra da Barragem,  enfatizou o Deputado.

Ascom/Tiziu

GRANDE CAMINHADA DO PIRANGA COM JOSEPH E WANK REÚNE MULTIDÃO DE PESSOAS

0

josephempiranga

Após a visita no interior, os candidatos seguiram para uma grande caminhada
no Piranga. A alegria da ‘Caravana 77’ tomou conta de uma multidão de
pessoas que acompanharam Joseph e Wank pelas ruas do bairro, que chegaram
em grande estilo em um jeep.

Durante o percurso os candidatos puderam perceber que a alegria estava
estampada nos semblantes das pessoas e a satisfação em acompanha-los
durante todo trajeto. Após a caminhada Joseph e Wank conversaram com a
população que ouviram atentamente e vibraram com as mensagens de esperança
para uma nova Juazeiro.

No seu discurso, Joseph Bandeira pediu apoio a população para que no dia 2
de outubro votem na sua chapa. ‘Conto com o apoio de vocês para que o
número 77 vença nas urnas. Dessa forma vamos colocar novamente o povo no
poder e também fazer uma administração justa para todos e que cuide da
população, finalizou o candidato.

Nesta segunda-feira, 26 de setembro, Joseph Bandeira visitará o bairro
Piranga I e II a partir das 16h, com concentração ao lado da distribuidora
de bebidas Tropical. O bairro Antonio Guilhermino também receberá o
candidato às 19h – com concentração na Escola Anália Barbosa.

Ascom Coligação ‘A Cara de Juazeiro’

TSE recebeu mais de 32 mil denúncias de irregularidades pelo aplicativo Pardal

0

A poucos dias das eleições municipais, a Justiça Eleitoral já recebeu 32.070 registros pelo aplicativo Pardal, que permite que os eleitores de todo país façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha.

Qualquer cidadão pode fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos políticos. A denúncia é feita pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios que comprovem indícios de crime. O material é encaminhado automaticamente para análise do Ministério Público Eleitoral, que avalia a consistência das informações recebidas e pode formalizar denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

Além da propaganda irregular, também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. As denúncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros. Veja aqui quais são as condutas proibidas aos candidatos durante a campanha.

Segundo o TSE, por ser o estado mais populoso e com o maior número de eleitores e, também, de candidatos, São Paulo é recordista de denúncias pelo aplicativo Pardal com um total de 6.444 registros.

Em seguida aparece o Espírito Santo, com 3.160 denúncias recebidas. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo foi o responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e já adota esse tipo de recebimento de denúncias desde 2012.

O estado de Pernambuco surge em terceiro lugar no número de denúncias com 2.841 registros.

Outros aplicativos

Além do Pardal, o TSE, junto com tribunais regionais de todo o país, desenvolveu outros 10 aplicativos para smartphones e tablets para que os eleitores participem mais ativamente do processo eleitoral deste ano. Nas eleições 2014, quatro aplicativos foram colocados à disposição dos eleitores.

Já estão disponíveis para as plataformas IOS e Android os aplicativos: Pardal; Candidaturas; Mesários; Agenda JE; e JE Processos.

Serão disponibilizados nos próximos dias: Eleições 2016; Onde votar ou justificar; Boletim na Mão; Resultados; QRUEL (para servidores da Justiça Eleitoral); e Checkup da urna (para técnicos da Justiça Eleitoral).

O primeiro turno das eleições municipais acontece no próximo domingo (2), a partir das 8h.

EBC Brasil

Ensino médio: estudantes querem melhor formação de professores e diálogo

0

Pesquisa divulgada essa semana mostrou que os jovens não estão satisfeitos com as escolas brasileiras. O descontentamento envolve aulas e material pedagógico e apenas um em cada dez estudantes de 13 a 21 anos diz estar satisfeito na avaliação desses quesitos.

A insatisfação com o atual cenário e com a forma como gestores conduzem a educação, aliadas a uma busca por maior participação, levou dezenas de jovens em várias cidades a ocuparem suas escolas.

O anúncio de uma reforma por meio de medida provisória foi vista como uma imposição a quem está na ponta: “Acho bastante preocupante e um retrocesso uma reforma ser feita dessa forma”, diz Luiz Felipe Costa, de 19 anos, estudante do 3º ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Arnulpho Mattos, no Espírito Santo, que participou das ocupações no estado.

“Hoje o ensino médio é velho e falido, não contempla os estudantes. Eu acho importante fazer uma reforma, mas isso deveria ser amplamente debatido”, acrescenta.

Decisão difícil

A MP torna a carga horária mais flexível e dá maior autonomia aos estados para decidirem a organização da rede. De acordo com a medida, 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda será discutida.

No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas – modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e formação técnica e profissional.

Para Cecília, 16 anos, estudante do 2º ano do Centro Educacional Sigma, escola particular de Brasília, decidir que ênfase se quer dar aos estudos pode ser difícil para estudantes ainda em formação. “Eu sou muito indecisa, imagina ter que decidir isso. Não gostei da proposta”, diz.

Pesquisa divulgada essa semana mostrou que os jovens não estão satisfeitos com as escolas brasileiras. O descontentamento envolve aulas e material pedagógico e apenas um em cada dez estudantes de 13 a 21 anos diz estar satisfeito na avaliação desses quesitos.

A insatisfação com o atual cenário e com a forma como gestores conduzem a educação, aliadas a uma busca por maior participação, levou dezenas de jovens em várias cidades a ocuparem suas escolas.

O anúncio de uma reforma por meio de medida provisória foi vista como uma imposição a quem está na ponta: “Acho bastante preocupante e um retrocesso uma reforma ser feita dessa forma”, diz Luiz Felipe Costa, de 19 anos, estudante do 3º ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Arnulpho Mattos, no Espírito Santo, que participou das ocupações no estado.

“Hoje o ensino médio é velho e falido, não contempla os estudantes. Eu acho importante fazer uma reforma, mas isso deveria ser amplamente debatido”, acrescenta.

Decisão difícil

A MP torna a carga horária mais flexível e dá maior autonomia aos estados para decidirem a organização da rede. De acordo com a medida, 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda será discutida.

No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas – modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e formação técnica e profissional.

Para Cecília, 16 anos, estudante do 2º ano do Centro Educacional Sigma, escola particular de Brasília, decidir que ênfase se quer dar aos estudos pode ser difícil para estudantes ainda em formação. “Eu sou muito indecisa, imagina ter que decidir isso. Não gostei da proposta”, diz.

Agência Brasil

JOSEPH BANDEIRA E WANK MEDRADO TEM AGENDA MOVIMENTADA NO ÚLTIMO SÁBADO

0
josephmanicoba
Neste último sábado, 24 de setembro, Joseph Bandeira (SD) teve sua agenda movimentada. O candidato junto com o seu vice Wank Medrado (PMDB) e a
comitiva da ‘Caravana 77’ visitou a Vila Santa Inês – localizada na região
da Maniçoba e o distrito de Mandacaru.

Joseph Bandeira e Wank Medrado passaram o dia inteiro visitando as duas
localidades e por onde passavam cumprimentavam e conversavam com as
pessoas, que afetuosamente correspondiam ao gesto de carinho dos dois
candidatos, saindo de dentro de suas casas para recepciona-los.

José Honório que é morador da Vila Santa Inês salientou a importância da
chegada dos candidatos na região, pois para ele é uma forma de firmar um
compromisso com as pessoas da localidade. O morador também destacou que o
sistema de saúde oferecido pela atual gestão é precário.

‘Aqui tem um posto de saúde com uma estrutura física boa, mas o que é
importante está em falta. Não temos remédios e o atendimento médico é
precário. Não adianta nada termos um posto grande e não ter o necessário’,
afirmou o morador que é hipertenso e muitas vezes compra o remédio que está
em falta no posto.

Ascom Coligação ‘A Cara de Juazeiro’

Deputado do PT, Valmir Assunção, reforça apoio a Luiz Vicente Berti (PSD) em mais um comício histórico em Sobradinho

2

14494675_532944440230236_1001984717034986476_n

A Avenida Alvorada, em Sobradinho, foi tomada por um mar verde formado por milhares de pessoas, na noite deste sábado (24), em mais um comício com recorde de público.  Luiz Vicente Berti (PSD) e Paulo Lima (PSB) e os candidatos a vereadores da Coligação “Juntos Somos Mais Fortes” discursaram para representantes de sindicatos, militantes, integrantes do MST  e eleitores presentes destacando os novos projetos para Sobradinho e reconhecendo o trabalho que já transformou o município.

O empresário, José Luiz do Nascimento, destacou a sensibilidade de Luiz Vicente em ouvir as demandas da população. “O meu apoio a Luiz Vicente é um apoio a uma pessoa que tem responsabilidade por nosso município e que tem provado isso. Tenho acompanhado as caminhadas dele e entrando de casa em casa a gente vê a necessidade do povo e vê que Luiz Vicente tem cuidado muito bem da nossa população”, disse.

O convidado especial da noite foi o Deputado Federal Valmir Assunção (PT) que declarou à multidão o seu apoio a Luiz Vicente. “Luiz Vicente é um excelente prefeito, é um cara jovem e que fez uma administração importante para Sobradinho. É fundamental que a população de Sobradinho saiba que uma parte do PT está com Luiz Vicente pela coerência e por respeitar os princípios partidários, já que este gestor deu apoio para todos nós e precisamos retribuir. O PT sozinho não ganhava o governo da Bahia, nem o federal. Luiz Vicente cumpriu um papel fundamental nessa região dando sustentação ao nosso projeto e nos honrado com uma gestão séria e competente. Estou junto com Luiz Vicente não só para ganhar a eleição, mas para ajuda-lo a governar, colocando as minhas emendas à disposição de Luiz Vicente”, afirmou.

14441128_532936600231020_1632697013088686656_n

Ao discursar, Luiz Vicente disse estar emocionado em ver a esperança no olhar de seus eleitores. “Mesmo em meio a crise no nosso país, o povo de Sobradinho acredita no nosso trabalho. Acredita que Sobradinho pode muito mais com a gente. Sabe que nós fizemos muito e temos muito mais a fazer. Essa responsabilidade que nós temos de continuar o trabalho, aumenta a cada dia com esse mar verde, com esse mar de crianças, jovens, adultos, mulheres e homens da melhor idade e todos que vieram para nos ouvir e para reafirmar que no dia dois de outubro só vai dar 55. Nós já fomos testados, nós já fizemos muito. Já mostramos que sabemos fazer e fizemos na adversidade. E após termos reorganizado a prefeitura, nós vamos fazer muito mais por cada sobradinhense”, frisou.

A poucos dias da eleição, a Terra da Barragem comprovou, mais uma vez, que quer ver Sobradinho cada vez melhor e que sabe que com Luiz Vicente essa possibilidade se torna real.

Ascom Juntos Somos Mais Fortes