Redação

33320 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Comunidade Católica do bairro Quidé realiza encerramento da Festa de Nossa Senhora de Nazaré

0

IMG-20160820-WA0010-1Será realizado amanhã (21) em Juazeiro-BA, o encerramento da Festa de Nossa Senhora de Nazaré. A celebração está acontecendo desde o dia 14 deste mês com o tema: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia e Modelo de Caridade.

A evento está sendo realizado pela comunidade católica do bairro Quidé.

Durante o último dia da festa será realizada uma procissão que sairá às 17 horas da avenida Dom José Rodrigues em direção a igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Logo após, o Bispo Coadjutor da Diocese de Juazeiro, Dom Beto, celebrará uma missa festiva.

A celebração será animada pelo grupo musical Nego Nagó.

IMG-20160820-WA0011-1

 

Audiências Públicas discutem a caprinovinocultura nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes

0

Aconteceu nos dia 17 e 18 de agosto nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia, Audiências Públicas com foco na caprinovinocultura, cujo  objetivo foi discutir com os criadores e criadoras as principais dificuldades e as propostas para potencializar essa atividade no Território Sertão do São Francisco. Estiveram presentes entidades da sociedade civil, representante do colegiado territorial, do governo do estado e agricultores/as.

Na programação, uma das palestras foi realizada pelo Irpaa, que tratou da situação da caprinovinocultura na Bahia e no Território Sertão do São Francisco, considerando vários aspectos favoráveis aos criadores e criadoras, bem como os aspectos limitantes da atividade na maioria dos municípios.

Em outro momento foi realizada uma discussão em plenária para que os/as criadores/as e lideranças presentes expusessem as dificuldades, dentre elas as principais são: insegurança hídrica do rebanho; necessidade de serviço de Ater (Assessoria Técnica e Extensão Rural) continuada; dificuldade na alimentação nos períodos de estiagem; degradação da Caatinga através de desmatamento; Dificuldade na comercialização dos animais e produtos entre outros.

Segundo o jovem criador de Campo Alegre de Lourdes, Mateus Lopes, a audiência é muito importante para as/os produtores/as da região, por estarem esquecidos pelo poder público e realizando suas atividades na roça do jeito que sempre fizeram. Para ele, com essas discussões pode ser melhorado a forma de trabalhar e o cuidado com o meio ambiente.

Para o colaborador do Irpaa, André Luiz, essas audiências municipais são momentos importantíssimos para escutar as/os criadoras e criadores naquele município acerca de suas  realidades, expressando as principais dificuldades com a criação de cabras e ovelhas e ao mesmo tempo propondo possíveis soluções para essas dificuldades.

Nas duas audiências foram construídas propostas pelos participantes a fim de nortear ações para melhoria da caprinovinocultura no território, isto a partir de programas e políticas públicas. No Território Sertão do São Francisco já foram realizadas audiências em 8 municípios, as próximas vão acontecer nos municípios de Sento Sé e Remanso, e após será realizado um encontro territorial com presença de várias entidades da sociedade civil, poder público e criadores/as.

IRPAA

Puxada 65 de Paulo Bomfim arrasta uma multidão na Flaviano Guimarães

0

Ivan_Cruz_07598

A Avenida Flaviano Guimarães foi tomada por uma multidão na segunda Puxada 65 do candidato a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB), nesta sexta-feira (19), e contou com participação da vice Dra. Dulce (PDT), do prefeito Isaac Carvalho, o vice Francisco Oliveira (PT) dos deputados estaduais Crisóstomo Lima, o Zó, (PCdoB), Roberto Carlos (PDT), representantes dos partidos aliados, candidatos a vereador da coligação “Pra Juazeiro Mudar Mais”, a militância e milhares de famílias, jovens, crianças, que juntos mostraram a força do povo de Juazeiro quando acredita em um projeto e deseja que ele continue.

Este projeto cuidou das pessoas e da cidade, recuperou a autoestima da população e trouxe o desenvolvimento em várias áreas. Hoje oferecemos a mais de 27 mil alunos da Rede Municipal, a melhor Educação da Bahia, com quase 100 escolas reformadas, com ar condicionados, valorização e capacitação do professor, que tiveram 153% no nosso Governo; realizamos o sonho da casa própria de mais de 11mil famílias, beneficiando mais de 50 mil pessoas; atraímos novas empresas, o que possibilitou que Juazeiro este ano, fosse a primeira no Brasil na geração de emprego de carteira assinada. Foram muitos avanços, e o reconhecimento está aqui, e em todos os bairros de Juazeiro por onde temos passado. O povo sabe escolher quem é melhor para a cidade”, afirmou Paulo Bomfim.

O candidato disse ainda que vai fazer mais e melhor do que o prefeito Isaac Carvalho. “Sempre estive ao lado de Isaac, ele confiou em mim, me colocou secretário da SESP e de Governo, e me deu mais essa missão, a maior que já tive na minha vida. E podem ter certeza, eu não vou decepcionar o povo de Juazeiro. Estudei, me capacitei, conheço as dificuldades da cidade e as necessidades da população. Avançamos muito, mas tenho consciência que precisamos fazer muito mais, por isso estou aqui a disposição, e peço o voto de cada um de vocês, para que no dia 2 de outubro o nosso projeto seja mais uma vez vitorioso”, disse Paulo.

Os comerciantes e moradores da Flaviano receberam com festa e entusiasmo a Puxada 65. “Eu nunca vi tanta gente junta com tanta alegria torcendo por um candidato a prefeito. Gostei muito dele, é verdadeiro, humilde e vai dá continuidade no trabalho do prefeito Isaac. Juazeiro tem que votar nele, o meu e da minha família ele já conquistou”, afirmou a moradora Ana Pereira.

O prefeito Isaac disse que Paulo Bomfim foi escolhido por várias razões. “Ele foi o melhor secretário do nosso Governo, participou de todas as decisões, conhece as dificuldades da população, tem conhecimento, é um cara humilde, trabalhador, que lutou, estudou e se preparou para chegar até aqui. Ele e Dra. Dulce é o melhor para a nossa cidade, por isso no dia 2 de outubro, vote 65, para Juazeiro continuar no rumo certo”, evidenciou o prefeito.

Os deputados Zó e Roberto Carlos também ressaltaram a importância de continuar com este projeto, que trouxe o desenvolvimento para a cidade. “O melhor para Juazeiro é Paulo Bomfim, que, juntamente com Dra. Dulce, vai fazer o mais e melhor para o povo dessa terra”, afirmou Roberto. “Em quase 8 anos, Isaac fez mais do que os antigos prefeitos não fizeram em 30 anos. O povo de Juazeiro não quer mais voltar ao atraso. Por isso no dia 2 outubro, a população vai confirmar nas urnas, e Paulo Bomfim será nosso futuro prefeito”, finalizou o deputado Zó.

Ascom

Novo caso de violência contra camareiras da Vila Olímpica: agora já são quatro

0

Em 15 dias de Jogos Olímpicos já foram registrados quatro casos de violência física e sexual, envolvendo cinco atletas, contra camareiras que estão trabalhando na Vila Olímpica. A incidência tem gerado um mal estar entre as mulheres brasileiras. Uma delas é a presidente da Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria Oliveira, 59 anos. Ela acredita que as agressões decorrem da imagem preconceituosa, construída dentro e fora do país de que “as mulheres brasileiras, em especial as negras, podem ser propriedade de turistas estrangeiros. Lá fora a nossa imagem e muito negativa. É de que somos objeto”, disse ela adiantando que nos próximos dias a instituição encaminhará uma moção de repúdio ao Comitê Olímpico Internacional (COI) dos Jogos Olímpicos.

a

Creuza, dirigente sindical de uma classe que tem em torno de oito milhões de trabalhadoras, acredita que o COI já deveria ter se pronunciado ou agido junto as delegações a fim de exigir respeito às mulheres brasileiras. “Isso poderia acontecer, através de ações educativas. “Penso que está havendo impunidade. Parece que aqui no Brasil podem assediar, violentar as mulheres. Isso precisa mudar”, afirmou a líder sindical, referindo-se a cultura do estupro.

Ate ontem (19.8) dos quatro casos dois envolveram boxeadores –  um do Marrocos (Hassan Saadielli que recebeu liminar do ministro Rogério Schietti Cruz, do Supremo Tribunal de Justiça) , e outro da Namíbia (Jonas Junius, que recebeu alvará de soltura a tempo de participar de prova) – um atleta da Bulgária (o nome não foi revelado) e , agora, dois de Fiji (Leone Nakarawa e Semi Kunabuki). Os dois boxeadores, inclusive, foram presos e soltos a tempo de participaram das competições. Esse fato, foi considerado como desrespeitoso, por Creuza.  “Foi uma aberração. O Brasil não pode assumir uma postura perniciosa”, afirmou Creuza, indignada. Para ela o Coi deveria punir esses suspeitos de estupro e de violência física. “Eles deveriam ser deportados. Proibidos de participarem das provas, ou serem desclassificados, perder medalhas”, sugeriu a representante sindical.

Texto de Céres Santos

Açúcar, música do compositor Manuca Almeida está em primeiro lugar nas principais rádios do Brasil

1

13886918_1073628989340980_1612301897242724868_n

Em poucos dias de lançada a música “Açúcar”, dos compositores Manuca Almeida, Ivo Mozart e Lucas Santos, alcança o primeiro lugar nas principais rádios do Brasil.

Interpretada pelo cantor Renato Vianna, vencedor da última edição do The Voice Brasil, “Açúcar” caiu  no gosto popular e conquistou o público pela leveza e romantismo. Uma composição de melodia doce e letra singela. “Acúcar”, ganha pela poesia e sutiliza e, na voz de Renato Vianna, ficou naturalmente emocionante.

A divulgação  de “Açúcar” ficou por conta do escritório FS – da dupla Fernando e Sorocaba, que tem expertise e credibilidade no mercado da música brasileira, o que colaborou para que a canção conquistasse o topo das mais tocadas no pais.

Renato Vianna é uma grande promessa na música brasileira e, antes mesmo do Reality Show , o cantor já  se destacava no programa Raul Gil e nas redes sociais. A voz rouca de Renato Vianna tem personalidade e deu um tom sertanejo romântico a “Açúcar” .  A música se espalhou na internet, atingindo, em poucos dias, mais de um milhão de acessos nos três vídeos oficiais. Outros intérpretes brasileiros também defenderam o sucesso, levando a canção mais doce do momento para o mundo.

No lançamento do seu mais recente trabalho , Renato Vianna falou da felicidade de gravar a canção  “Estou muito feliz com essa fase da minha carreira. Assim como meus fãs, estava ansioso para esse lançamento, revelou o cantor.

manuca-4

Sobre Manuca

Em 2000, compôs, com Alexandre Leão, a música “Vou pro Barradão”, homenagem ao clube de futebol Vitória, de Salvador, incluída no CD “Vitória 100 anos de glória”.
No mesmo ano, a música “Esperando na janela”, parceria sua com Targino Godim e Raimundinho do Acordeom, gravada por Gilberto Gil ,foi incluída na trilha sonora do filme “Eu, tu, eles”, dirigido por Andrucha Waddington e estrelado por Regina Casé, tornando-se um sucesso nacional, e até internacional.
Em 2001, a música recebeu o prêmio Grammy Latino, na categoria Melhor Música Brasileira.
No mesmo ano, a sua música “Clareza”, gravada pela cantora Dionorina, foi escolhida, em eleição pela internet, como o melhor reggae nacional. Em seguida, teve as músicas “Tanto tempo”, “Eu não estava só” e “Moderno”, com Alexandre Leão, e “Minha Palavra”, “Eu não nasci de calça jeans” e “Alho no bolso”, com Alexandre Leão e Ivan Huol, gravadas por Alexandre Leão no CD “Minha palavra”, de produção independente.
Ainda em 2001, teve a sua música “Pop zen”, parceria com Alexandre Leão e Lalado, gravada por Ivete Sangalo.
No mesmo ano, o grupo baiano Lampirônicos, no CD “Que luz é essa?”, lançado pela Sony Music, gravou as músicas “Aboio nova era”, com Carlos Vilela, e “Pop zen”, com Alexandre Leão e Lalado.
Também em 2001, teve a música “Meu amor quem dera”, parceria com João Sereno e Targino Godim, gravada por Dominguinhos no CD “Lembrando de você”, lançado pela Sony Music.
Em 2002, lançou, em parceria com Alexandre Leão, o CD/Livro “Versos de amor”. O disco trouxe participações de Roberto Mendes, Márcia Short, Márcio Mello e Carlinhos Cor das Águas.
No mesmo ano, Daniela Colla gravou a sua música “Aliança”, parceria com Alexandre Leão e Charles Negrita.
Em 2003, lançou o CD de forró “Eu mais eles”, em que artistas renomados da música nordestina, como Targino Gondim e Jorge de Altinho, cantaram músicas de sua autoria, algumas já gravadas anteriormente e outras inéditas.
Em 2004, a música “Esperando na janela”, de sua autoria com Targino Godim e Raimundinho do Acordeom, foi apontada como uma das mais executadas em palco e em rádios de todo o país, segundo dados do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), já tendo sido gravada por 40 diferentes artistas. Como ator, atuou nos filmes “Guerra de Canudos” e “Memórias póstumas de Brás Cubas”.
Foi produtor da novela “Marcas da paixão”, apresentada pela TV Record. Foi coprodutor do filme “Eu, tu, eles”.
No mesmo ano, foi entrevistado e divulgou sua poesia no “Programa Jô Soares”, exibido pela Rede Globo de Televisão.
De 2003 e 2006, foi o locutor do carnaval transmitido pela Rede Bahia, tendo gravado todas as vinhetas promocionais da rede que inclui a TV Bahia, o Site Bahia, e a Rádio Tropical Sat.
Em 2005, teve a composição “Versos de amor”, parceria com Alexandre Leão, gravado pela cantora Margareth Menezes no CD “Pra você”.
Ainda nesse ano, “Esperando na janela” foi incluída no CD “Os maiores sucessos de São João” lançado pelo grupo Forroçacana.
No mesmo ano, trabalhou na produção do CD “Diversos”, cujo repertório reuniu artistas como Dominguinhos, Targino Gondim, Alexandre Leão, Márcia Short, Marcos Balena, Maria, Jorge de Altinho e Carlos Vilella interpretando diversos gêneros como pop,reggae ,romântico e forró.
Ainda nesse ano, inaugurou o espaço Quintal do poeta, em Juazeiro (BA), com o intuito de integrar música, poesia e fotografia.
Em 2006, cobriu a Copa do Mundo da Alemanha, pela Rede Bahia, desempenhando o papel do Locutor Fanático por Futebol.
No mesmo ano, a sua composição “Pop Zen”,com Alexandre Leão e Lalado, gravada na voz de Nana Caymmi , Dori e Dorival Caymmi, foi escolhida como música de abertura da novela “Essas Mulheres”, exibida pela Rede Record.
Teve também a sua música “Olhos de grude”, gravada por Margareth Menezes, incluída em trilhas sonoras de novelas no SBT e na Rede Record.
Em 2008, a sua música “Esperando na janela”, com Targino Godim e Raimundinho do Acordeom, foi trilha sonora do filme BirdWatchers, dirigido por Marco Bechis. Na mesma época, a música também foi selecionada para a trilha sonora da novela “Água na boca”, exibida pela Band.
Em 2011, realizou shows poéticos por todo o Brasil e teve mais de 50 músicas gravadas.

Obra

Aboio nova era (c/ Carlos Vilela)
Alho no bolso (c/ Alexandre Leão e Ivan Huol)
Aliança (c/ Alexandre Leão e Charles Negrita)
Clareza
Esperando na janela (c/ Targino Godim e Raimundinho do Acordeom)
Minha Palavra (c/ Alexandre Leão e Ivan Huol)
Moderno (c/ Alexandre Leão)
Pop zen (c/ Alexandre Leão e Lalado)
Tanto tempo (c/ Alexandre Leão)
Versos de amor (c/ Alexandre Leão)
Vou pro Barradão (c/ Alexandre Leão)

Assista ao clipe oficial da música Açúcar:

Isaquias se torna o primeiro brasileiro a ganhar três medalhas numa Olimpíada

0

f7a2b21b0b284a4eddd3c20ba0f59cb6

O baiano Isaquias Queiroz entrou para a história do esporte brasileiro como o único atleta a conquistar três medalhas em uma mesma edição de jogos olímpicos. Na manhã deste sábado (20), a terceira medalha, desta vez de prata, foi assegurada lado do canoista Erlon Silva, na canoa C2 1000m.

Nesta semana, ele já havia garantido a prata no C1 1000m e o bronze no C1 200m. Em primeiro lugar ficaram os alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey. O bronze foi para os ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mshchuk.

A dupla brasileira largou muito bem, e liderou a prova até os 750 metros, quando foi ultrapassada pelos alemães. Após a prova, Erlon se emocionou, ainda na canoa, e foi confortado pelo parceiro Isaquias.

Hoje em dia

Monumento “Chama Navegante” é inaugurado em Juazeiro-BA

0
FOTO: Laís Lino
FOTO: Laís Lino
FOTO: Laís Lino

Foi inaugurada na noite de ontem (19) em Juazeiro-BA, a  obra “Chama Navegante”, que tem a autoria do artista plástico Antônio Carlos Coelho de Assis (Coelhão), e foi premiada pelo Ministério da Cultura e pela Funarte, dentro do projeto Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 apresentado em fevereiro deste ano.

O trabalho foi executado em fibra de vidro e metal, e sintetiza as figuras da carranca, vela e barco, constitutivas na memória local, as quais, reunidas, formam uma imagem dinâmica da tocha olímpica. A orla II da cidade foi o local escolhido para permanência da obra, e tem como proposta dialogar com o vapor Saldanha Marinho, monumento de navegação à margem do rio São Francisco, no antigo porto de Juazeiro. O local ainda conta com a presença ilustre da estátua de João Gilberto.

14051741_1192185724156018_914289073339189768_n
FOTO: Laís Lino

O evento de inauguração do monumento contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do artista Coelhão, e foi embalado com apresentação musical do músico e compositor  Carlos Maurício Dias (Mauriçola) que anunciou para o próximo ano, uma programação comemorativa dos 80 anos do poeta e compositor Luiz Galvão, juazeirense e um dos criadores do grupo Novos Baianos.

14102647_1192184270822830_424922601799651519_n
FOTO: Laís Lino

O projeto Prêmio Arte Monumento Brasil 2016, tem o objetivo de criar um legado de monumentos permanentes em locais públicos de grande circulação e visitação, nas cidades por onde passou a tocha olímpica. Dos mais de 300 trabalhos apresentados, apenas 22 projetos foram contemplados, sendo apenas dois na Bahia (Juazeiro e Vitória da Conquista).

FOTO: Laís Lino

Caso Beatriz: Investigações começam a ser alinhadas entre polícias de Pernambuco e da Bahia

0

dois

Foi realizada ontem (18) em Salvador-BA, uma reunião entre o delegado Marceone Ferreira, o perito Gilmário Lima e integrantes do núcleo de inteligência do Departamento de Polícia Técnica da Bahia.

O objetivo do encontro foi fazer um alinhamento das investigações sobre o assassinato da menina Beatriz Angélica, que aconteceu no dia 10 de Dezembro de 2015, durante uma festa de formatura no Colégio Maria Auxiliadora.

Essa foi uma primeira reunião realizada entre os departamentos de Pernambuco e Bahia. Segundo Gilmário, “o encontro foi bastante proveitoso. Agora é só aguardar o resultado desta parceria, em breve”, declarou o perito.

Gilmário disse ainda que tanto ele, como o delegado Marceone, ficaram impressionados com a recepção e com o grupo de trabalho do DHPP da Bahia. A Polícia Técnica irá divulgar uma nota nos próximos dias.

O pai de Beatriz, Sandro Mota, considerou o encontro como um avanço nas investigações. “Nesse tipo de ajuda nós abraçamos e confiamos. Reafirmamos que pessoas aventureiras e tendenciosas não são bem-vindas. O Núcleo de Inteligência baiano conta com equipamentos modernos e todos os profissionais são credenciados”, declarou Sandro.

 

Rui diz que Temer responderá em até duas semanas sobre negociação das dívidas

0
Na manhã desta quinta-feira (18), o governador Rui Costa (PT) disse que o presidente Michel Temer (PMDB) deve responder em até duas semanas sobre o pleito dos governadores do Norte e Nordeste a respeito da negociação das dívidas. “A gente está pedindo que os senadores do Nordeste, Norte e Centro-Oeste não votem esse projeto até chegarmos a um entendimento, um acordo, que beneficie a todos os estados”, ressaltou, em entrevista coletiva.
Recentemente, o presidente interino Michel Temer anunciou que buscará alternativas para estados que não foram diretamente beneficiados pela renegociação das dívidas dos estados com a União. Governadores de estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, cujos estados têm as menores dívidas, foram ao Planalto nesta terça-feira (16) pedir compensações do governo federal.
Entre os pedidos dos governadores estão o aumento do Fundo de Participação dos Estados, retomada do pagamento do Fundo de Exportação (FEX), auxílio emergencial da União como foi dado ao Rio num total de R$ 7 bilhões para esses estados, e liberação de créditos para empréstimos aos estados.
O projeto da renegociação foi aprovado na Câmara na semana passada com alguns recuos do governo, e ainda serão votados destaques e emendas do projeto, que poderá ser mais modificado.
Bocão News