Redação

33313 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Profissionais de enfermagem contratados pela IGA, que atuam nas UBS’s de Juazeiro, voltam a cobrar pagamento do complemento do piso salarial: “Fingem que o problema não existe”

0

Profissionais da enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco mais uma vez para criticar o atraso no pagamento do complemento do piso salarial da categoria. Os trabalhadores são ligados à empresa IGA, que assumiu a Atenção Básica, em sistema de cogestão com o órgão municipal, no início do mês de janeiro passado.

“Até a presente data, o piso salarial da enfermagem não foi pago, de forma integral e regular, aos profissionais da categoria, apesar de a legislação estar em vigor e de haver previsão de repasses federais para viabilizar o seu cumprimento. Desde que a unidade passou a ser gerida por essa empresa, a gente só vem acumulando prejuízos. Os concursados já receberam tudo certinho. Nós, que também trabalhamos na mesma UBS, não tivemos resposta nenhuma. Nem uma data, nem uma explicação”, desabafa uma profissional.

Ainda conforme os relatos, o sentimento entre os profissionais é de abandono e insegurança.

“Somos mães de família, temos aluguel, contas, filhos para sustentar. A gente trabalha duro todos os dias, mas na hora de receber o que é nosso por direito, somos ignoradas. Nunca explicaram como seria esse pagamento, quais critérios usam ou quando pretendem regularizar. Simplesmente fingem que o problema não existe”, relata outra profissional.

Diante da situação, os profissionais cobram providências urgentes. “Queremos a apuração dos fatos, a responsabilização da empresa IGA e da Gestão Municipal, bem como a adoção das medidas cabíveis para garantir o pagamento imediato do piso salarial da enfermagem, incluindo valores retroativos, conforme determina a lei. Solicitamos também
que sejam tomadas providências urgentes para cessar as irregularidades e assegurar os direitos trabalhistas dos profissionais de enfermagem”, conclui.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos e aguardamos respostas.

Relembre

No último dia 13 de fevereiro, em nota enviada ao PNB após questionamentos dos profissionais, a Sesau informou que “o repasse do Piso da Enfermagem segue a metodologia adotada pelos demais prestadores de serviço. O Ministério da Saúde transfere os recursos ao Fundo Municipal de Saúde e, após o recebimento, a Secretaria realiza o repasse à categoria. A Sesau reforça que o pagamento do Piso não está vinculado à mesma data do salário, pois depende do envio do recurso federal”.

Redação PNB

Da Faria Lima ao SUS: operação da polícia investiga empréstimo suspeito de R$ 30 milhões

0

A empresa Insight Participações S.A., que está sendo investigada por suspeita de esconder bens e lavar dinheiro do crime organizado, emprestou cerca de R$ 30 milhões para uma distribuidora comprar remédios que seriam entregues ao Ministério da Saúde.

O dinheiro ajudou a pagar a primeira remessa de imunoglobulina que a Farma Medical forneceria ao SUS. Segundo informações do O Globo, a distribuidora informou que pegou esse recurso sem saber das suspeitas contra a empresa que emprestou e depois de ter pedidos de crédito negados pelos bancos.

Os medicamentos chegaram ao Brasil em outubro de 2023, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa|) proibiu o uso porque encontrou problemas no controle de temperatura durante o transporte. Diante disso, o Ministério da Saúde cancelou o contrato com a Farma Medical.

A empresa não recebeu o pagamento do governo, o que também acabou com os planos da Insight de financiar o contrato inteiro, que valia R$ 87,63 milhões e previa mais entregas do remédio.

Quase dois anos depois, em agosto de 2025, a Insight foi alvo de buscas e apreensões na Operação Carbono Oculto.

O diretor e fundador da empresa, Himad Abdallah Mourad, é primo de Mohamad Hussein Mourad, que está foragido e é considerado um dos líderes da organização criminosa que teria infiltrado o PCC no mercado de postos de gasolina.

A polícia cumpriu mandados em prédios na avenida Faria Lima, em São Paulo, uma região importante do mercado financeiro. Até agora, as ações que vieram depois da Operação Carbono Oculto não focaram no financiamento de grandes contratos do SUS.

Selecionada pelo ministério sem licitação em abril de 2023, a distribuidora Farma Medical, que tem sede registrada em Manaus (AM), assinou em junho uma nota comercial com a Insight prevendo que os recursos seriam usados pela distribuidora para pagar o fabricante chinês da imunoglobulina.

Feito à base do plasma sanguíneo, o medicamento é indicado para pacientes com o sistema imunológico comprometido, inclusive em casos específicos associados ao HIV.

Na nota comercial, a Insight foi representada pela Reag, gestora de recursos que também foi alvo da Operação Carbono Oculto. A administradora acabou liquidada após vir à tona a relação dela com o Banco Master, de Daniel Vorcaro.

O contrato previa que a Insight custearia toda a compra de imunoglobulina. Em troca, receberia o valor emprestado para a Farma Medical com correção pela taxa Selic, além do equivalente a 85% do lucro líquido da entrega ao SUS.

Bocão News

SEC convoca mais 364 professores da Educação Profissional aprovados em processo seletivo

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, neste sábado (28), no Diário Oficial do Estado, portaria de convocação de mais 364 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, destinado ao provimento da função de professor da Educação Profissional e regido pelo Edital SEC/SUDEPE nº 03/2025. Os profissionais convocados atuarão nas unidades escolares da rede estadual de ensino, sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

O período para a entrega da documentação é de 2 a 13 de março, conforme estabelecido na portaria. Os candidatos convocados devem encaminhar os documentos digitalizados para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar a ser realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação (CPM). Entre os documentos exigidos estão diploma de conclusão do curso exigido para a função, documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e declaração de não acúmulo de cargos e certidões negativas.

Além do envio eletrônico, os convocados devem realizar a entrega presencial da documentação, em original e fotocópia, para conferência. Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26 – Salvador precisam comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Já os candidatos aprovados para o interior do Estado devem comparecer às sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) correspondentes. O não atendimento à convocação, seja por ausência ou envio incompleto da documentação e/ou fora do prazo estipulado implica na perda do direito ao ingresso na função temporária, independentemente do motivo alegado.

Os 364 candidatos aprovados para o exercício da função de docente da Educação Profissional terão um vínculo contratual, via REDA, por 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período, com carga horária de 20 horas semanais. A remuneração será estabelecida de acordo com a classe e o nível correspondentes, para os candidatos que atenderem aos requisitos exigidos.

De acordo com a SEC, a demanda decorre da necessidade de recomposição do quadro de pessoal, já que parte dos candidatos anteriormente convocados não compareceu ou não cumpriu as exigências dentro do prazo estabelecido, havendo, portanto, candidatos remanescentes aptos a serem chamados. Já foram realizadas três convocações anteriores e um total de 1.322 profissionais foram convocados, sendo que destes 763 foram ingressados.

Bahia BA

Chefe da ONU pede cessar-fogo no Oriente Médio

0

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, fez neste sábado (28) um apelo público pela cessação imediata das hostilidades no Oriente Médio, após novos ataques envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã.

Em comunicado, Guterres condenou a escalada militar na região e afirmou que o uso da força e as retaliações subsequentes colocam em risco a paz e a segurança internacionais.

“Peço o cessar imediato das hostilidades e a desescalada”, declarou. Segundo ele, a continuidade dos confrontos pode desencadear um conflito regional mais amplo, com graves consequências para civis e para a estabilidade do Oriente Médio.

Apelo ao direito internacional
O chefe da ONU também reforçou que todos os Estados-Membros devem respeitar suas obrigações conforme o direito internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas, que proíbe a ameaça ou o uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado.

Guterres afirmou ainda que não há alternativa viável à solução pacífica das controvérsias internacionais e incentivou as partes envolvidas a retornarem imediatamente à mesa de negociações.

“O fracasso em desescalar pode ter consequências graves para toda a região”, alertou.

Agência Brasil

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã

0

O governo do Brasil condenou os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, neste sábado (28). Em nota, o Ministério das Relações Exteriores expressou grave preocupação com a situação e lembrou que os bombardeios ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes.

Para o Itamaraty, a negociação é o único caminho viável para a paz, “posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”.

“O Brasil apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção, de maneira a evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil”, diz a nota.

O embaixador do Brasil em Teerã, André Veras Guimarães, está em contato direto com a comunidade brasileira, para transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança. As demais embaixadas brasileiras na região também acompanham os desdobramentos das ações militares, “com particular atenção às necessidades das comunidades brasileiras nos países afetados”.

“Recomenda-se aos brasileiros que estejam atentos às orientações de segurança das autoridades locais nos países onde morem ou se encontrem”, alertou o Itamaraty.

Israel lançou um ataque contra o Irã no início da manhã deste sábado (28), declarando estado de emergência “especial e imediato” em todo o país, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também confirmou “grandes operações de combate” no Irã com o objetivo de defender o povo americano, “eliminando ameaças iminentes do regime iraniano”.

Na quinta-feira (26), Irã e Estados Unidos haviam retomado as negociações com o objetivo de encontrar uma solução diplomática para a longa disputa sobre o programa nuclear iraniano. Estados Unidos, Israel e outros países ocidentais afirmam que o programa visa a construção de armas nucleares. O Irã nega a acusação.

Agência Brasil

Reunião com a APLB e o Sinserp para tratativa dos direitos e deveres dos profissionais da Educação, na garantia do cumprimento dos 200 dias letivos

0

Em reunião, nesta sexta-feira (27), a secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, e sua equipe receberam representantes da APLB Juazeiro e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro/Sinserp, para discutir os direitos dos servidores da Educação e os seus deveres com a garantia do cumprimento dos 200 dias letivos para os estudantes da rede municipal de ensino.

Durante a reunião, a secretária Maéve Melo ouviu as demandas dos servidores e, junto com o sindicato, definiu estratégias a fim de preservar o calendário letivo em sua integralidade. “Nós temos um compromisso com os estudantes e com o seu direito de aprender. Para isso, precisamos garantir o cumprimento dos 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, inclusive no que diz respeito às atividades realizadas aos sábados”.

Como resultado da reunião, a Prefeitura vai divulgar na próxima semana uma normativas referentes à rotina de trabalho dos profissionais da Educação nos cinco sábados letivos previstos no calendário 2026.

Ascom PMJ

Ator e diretor Dennis Carvalho morre aos 78 anos no Rio de Janeiro

0

O ator e diretor Dennis Carvalho morreu na manhã deste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul da cidade. A pedido da família, não foram divulgados mais detalhes sobre a morte.

Em nota, o hospital confirmou a morte. “O Hospital Copa Star confirma com pesar o falecimento de Dennis de Carvalho neste sábado e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.

Dennis Carvalho foi um dos nomes de destaque da televisão brasileira, com trajetória marcada por trabalhos como ator e diretor, tanto diante das câmeras quanto nos bastidores.

Bahia Notícias

Homem é detido após ameaçar e tentar incendiar casa da própria mãe no Projeto N-4, em Petrolina

0

Um homem foi conduzido à delegacia na noite desta sexta-feira (27) após ser acusado de ameaças e de tentar atear fogo em uma residência no Núcleo 4 do Projeto Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina. A ocorrência foi atendida por policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com informações apuradas, por volta das 23h30 a Guarnição Tática Rural (GTR 5.236), acionada por moradores, se deslocou até o local após denúncia de ameaça. Ao chegar, os policiais constataram que, além das ameaças, houve tentativa de invasão e de incêndio criminoso na casa da própria mãe do acusado.

A vítima foi localizada e relatou o ocorrido. O suspeito havia fugido, mas acabou sendo capturado após diligências realizadas pela equipe policial.

Diante da situação, acusado e vítima foram encaminhados à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), onde o caso foi registrado e as medidas legais cabíveis adotadas. A ação foi realizada por equipes do 5º BPM, unidade da Polícia Militar de Pernambuco, responsável pelo policiamento na região.

 

Redação PNB 

Asfalto marca fase final da rotatória entre Maria Goretti e Centenário e melhora mobilidade urbana em Juazeiro

0

Mais segurança, fluidez no trânsito e valorização dos bairros. Esses são alguns dos benefícios já percebidos pela população com a fase final das obras de construção da rotatória que liga os bairros Maria Goretti e Centenário, em Juazeiro. A intervenção promete organizar o fluxo de veículos, reduzir riscos de acidentes e facilitar o deslocamento diário de moradores, estudantes e trabalhadores que circulam pela região.

Nesta sexta-feira (27), as equipes da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras Estruturantes (Soest) estão implantando o asfalto na área. A obra já começa a ser vista como uma solução concreta para um antigo problema de mobilidade urbana. Quem passa diariamente pelo local relata que o fluxo intenso de veículos tornava o trânsito confuso e inseguro, realidade que deve mudar com a nova estrutura viária.

Moradora da comunidade, Andréa Cajuí elogiou o andamento dos serviços e a presença do poder público no bairro. “Quero parabenizar a prefeitura, a equipe que está trabalhando, está indo muito bem, fazendo as pistas, reformando as ruas, asfaltou. Quero parabenizar toda a equipe que está indo bem, continue dessa forma, está de parabéns. Realmente o governo está presente. É a gestão presente para a população, estamos gostando aqui”, destacou.

A intervenção faz parte do programa Projuá e integra um conjunto maior de obras estruturantes executadas pela Prefeitura de Juazeiro, voltadas para infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida nos bairros.

De acordo com o secretário de Obras Estruturantes, Vagner Souza, a rotatória atende a uma demanda antiga da população. “Estamos finalizando mais uma obra importante para a cidade. Essa rotatória vai organizar o tráfego, trazer mais segurança para motoristas e pedestres e garantir melhores condições de mobilidade. Nosso compromisso é seguir levando infraestrutura para onde a população mais precisa”, afirmou.

Ascom