Redação

33313 POSTS 20 COMENTÁRIOS

“A gente fica ilhado”: moradores do Curral-Novo criticam campo de futebol que alaga estrada e impede passagem no Salitre

0

Moradores da comunidade da comunidade de Curral-Novo, no distrito do Salitre, zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar a situação de um campo de futebol localizado no meio da comunidade, que, segundo eles, tem causado sérios transtornos e colocado em risco a segurança da população, principalmente durante o período de chuvas.

“Venho por meio desta denunciar a situação de um campo localizado no meio da nossa comunidade, onde moro há mais de 10 anos. Essa área tem se tornado uma preocupação constante para todos nós, especialmente nos períodos de chuva, quando o terreno fica completamente alagado, impossibilitando a passagem de moradores, alunos, trabalhadores, idosos e demais integrantes da nossa comunidade. Quem se arrisca a passar sofre vários deslizamentos”, relatou uma moradora.

Os moradores destacam ainda que o problema é antigo e afeta diretamente a rotina da comunidade.

Essa situação se repete frequentemente, colocando em risco a segurança e a integridade física de todos que precisam transitar por essa região. Além do risco de acidentes, a incapacidade de passagem prejudica o deslocamento diário e impacta a rotina de muitos. Onde não é possível a passagem  de moto, dos ônibus escolares, e do transporte coletivo”, acrescentou a moradora.

Outro morador destaca que o citado campo de futebol estaria em uma área irregular.

Sei que o distrito do Salitre precisa de mais atenção, principalmente no que se refere as estradas. O que poucos sabem, no entanto, é que jogar na bola na rua, ou em meio da comunidade, é um comportamento condenado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), , no artigo 254. Por tanto, esse campo não deveria existir neste local”, declarou.

Indignados, os moradores questionam a falta de solução para o problema. “A pergunta que a gente faz às  autoridades é: até quando vamos continuar sendo prejudicados por causa desse campo? Solicitamos às autoridades competentes que tomem providências para resolver essa situação. Uma solução possível seria a retirada do campo ou,  ao menos, a realização de um cascalhamento na área, de modo que possamos passar com segurança, mesmo em dias de chuva. Aguardamos uma resposta rápida e efetiva para garantir a segurança e o bem-estar de toda a nossa comunidade”, cobrou.

Encaminhamos os relatos dos moradores para a gestão municipal e aguardamos uma resposta.

 

Redação PNB 

Curso do Sistema de Garantia de Direitos fortalece atuação das entidades que trabalham com crianças e adolescentes em Juazeiro

0

A Casa dos Conselhos sedia o curso do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, uma iniciativa construída de forma coletiva pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pela Casa dos Conselhos e articulada pela Secretaria de Articulação Social e Assuntos Religiosos.

O curso reúne entidades que atuam diretamente com crianças e adolescentes no município, promovendo debates e reflexões sobre os direitos desse público e o fortalecimento da rede de proteção.

A programação inclui um panorama histórico da construção dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, abordando legislações das décadas de 20 e 70 até a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na década de 90, além da aplicação prática dessas leis no contexto municipal.

Segundo o presidente do CMDCA, Bruno Henrique, a iniciativa tem como objetivo ampliar o diálogo e a compreensão sobre os direitos da infância e juventude.

“É um momento em que convidamos as entidades que trabalham com as crianças e adolescentes do município para debater sobre os seus direitos”, destacou.

A ação reforça o compromisso da Casa dos Conselhos e da Secretaria de Articulação Social e Assuntos Religiosos com a formação continuada das instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, contribuindo para uma atuação mais integrada e qualificada no município.

Ascom PMJ

Prefeitura de Juazeiro reúne técnicos de enfermagem e enfermeiros em capacitação sobre o teste do pezinho

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/Sesau, em parceria com a APAE, reuniu técnicos de enfermagem e enfermeiros no auditório da Secretaria de Educação/Seduc, nesta quinta-feira (26), para um treinamento sobre a triagem neonatal, o teste do pezinho. A ação teve como objetivo capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre a importância do exame.

A diretora de Programas de Saúde da Atenção Básica na Sesau, Maria Vitória Figueiredo, explicou que ao identificar alterações no teste, a criança pode ser encaminhada para um acompanhamento precoce. “A triagem neonatal deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida da criança, a fim de identificar qualquer tipo de alteração, para que possamos tratar o mais breve possível”.

Representando a APAE Salvador, durante a capacitação, a bióloga Elizane Santana ressaltou a importância do exame. “O teste do pezinho é extremamente importante para o diagnóstico de doenças graves. Uma das mais conhecidas é a doença falciforme, que pode levar a alguns agravos, comprometendo a vida do paciente. Essas doenças, quando diagnosticadas precocemente, a gente inicia o tratamento também de forma precoce”.

Para a técnica de enfermagem Joice Murila, o treinamento vai ajudar a melhorar a prática dos profissionais de saúde na realização do procedimento. “Esse curso proporcionou a ampliação dos nossos conhecimentos. Para que possamos levar um atendimento de excelência para as nossas comunidades e para os recém-nascidos, que encontram no teste do pezinho o seu primeiro exame”, frisou Joice.

 

Ascom

“Sem esse exame, meu tratamento não pode avançar”, diz paciente sobre tomógrafo quebrado no Hospital Regional de Juazeiro

0

A paciente Letícia Reis está internada no Hospital Regional de Juazeiro, na região Norte da Bahia, aguardando a realização de um exame fundamental para a continuidade do seu tratamento. De acordo com ela, o procedimento ainda não foi realizado devido a  paralisação de um tomógrafo que estaria quebrado há mais de uma semana.

“Preciso continuar meu tratamento. Para isso, dependo de uma tomografia de planejamento, mas o equipamento necessário está quebrado há mais de uma semana. Sem esse exame, meu tratamento não pode avançar”, desabafa a paciente.

Letícia também explica que a situação não pode ser resolvida com a simples transferência para outra unidade de saúde.

“Esse procedimento precisa ser feito com o equipamento e a equipe responsáveis por essa etapa específica. Então, não pode simplesmente ser transferido para outra unidade neste momento”, afirma.

No relato, a paciente apela para a agilidade no conserto do equipamento, destacando o benefício coletivo.

“O conserto desse aparelho não ajudará apenas a mim, mas também muitos outros pacientes que aguardam para dar continuidade aos seus tratamentos. O tempo é essencial. Cada dia de espera faz diferença. Precisamos que esse equipamento volte a funcionar o quanto antes.”, destaca.

Encaminhamos o relato da paciente para a gestão do HRJ em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.

 

Redação PNB 

Carnaval Solidário: kits do Juazeiro Sem Fome fortalecem rede de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

0

Em um gesto que une festa e responsabilidade social, a solidariedade dos foliões ultrapassou os circuitos carnavalescos e chegou a quem mais precisa. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro (SMJ) e do Programa Juazeiro Sem Fome promoveram a entrega dos kits alimentares arrecadados durante o Carnaval à rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições que já desenvolvem trabalho direto com mulheres em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de proteção e ampliando a segurança alimentar dessas famílias.

Foram contempladas iniciativas como o Centro ntegrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que acompanha mulheres vítimas de violência, a Ronda Maria da Penha, que atende mulheres com medida protetiva, e a Pastoral da Mulher Marginalizada, que atua junto a mulheres em situação de prostituição.

A comandante da Ronda Maria da Penha em Juazeiro, Capitã PM Tatiane, destacou a importância da parceria: “Em nome da Ronda Maria da Penha, a gente agradece essa parceria, essas cestas básicas que com certeza vão fortalecer as mulheres vítimas de violência doméstica.”

Ao unir solidariedade e políticas públicas, a gestão municipal reafirma o compromisso com a dignidade, a proteção e a autonomia das mulheres juazeirenses, mostrando que garantir alimento na mesa também é uma forma concreta de cuidado e enfrentamento à violência.

 

Ascom

Moradores relatam falta de energia e oscilações no Residencial Dr. Humberto 3, em Juazeiro; Coelba diz que chuvas e ventos causaram danos na rede

0

Moradores do Residencial Doutor Humberto 3, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar a falta de energia elétrica e a instabilidade no fornecimento nas últimas horas. Segundo os relatos, o problema começou por volta das 22h, causando transtornos à comunidade.

“A energia faltou por volta das 22 horas de ontem e só retorno na tarde de hoje. estamos sem energia. O pior é que durante todo esse tempo, a luz ficava indo e voltando, em tempo de queimar os eletrodomésticos. ”, reclama um morador.

Ainda conforme os relatos, a situação afetou especialmente famílias com crianças pequenas.

“Nossas crianças ficaram sem conseguir dormir por causa do calor e das muriçocas. Foi uma madrugada terrível”, relata outra moradora.

Os moradores finalizam classificando a situação como desrespeitosa. “Foram mais 15 horas sem energia e sufoco. É uma falta de respeito da Coelba com a gente, moradores. Queremos uma solução para este tipo de situação não volte a acontecer”.

Encaminhamos os relatos para a Neoenergia Coelba. Em nota, a distribuidora afirmou que “as fortes chuvas que caíram no entorno de Juazeiro nos últimos dias provocaram danos a equipamentos da rede elétrica que distribui energia para a região. Com a força dos ventos, galhos de árvores caíram sobre a rede elétrica e romperam cabos que conduzem energia para o Residencial Dr. Humberto 3. Equipes técnicas atuaram seguindo os padrões de segurança e restabeleceram o fornecimento integralmente às 13h desta quinta-feira (26). A Neoenergia Coelba se coloca à disposição”.

 

Redação PNB 

Prefeitura de Juazeiro convoca entidades e sociedade civil organizada para participar da recomposição do Conselho Municipal de Saúde

0

A Prefeita de Juazeiro, por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS), convoca entidades, movimentos sociais e representantes dos segmentos da saúde para participarem do processo eleitoral de recomposição do Conselho Municipal de Saúde para o mandato de dois anos.

O processo tem como objetivo garantir a participação social e a representação dos usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e gestores, conforme determina a legislação vigente e a Resolução nº 001/2026 do CMS.

De acordo com o edital, estão disponíveis vagas para os seguintes segmentos:

Usuários (50%) – 10 vagas
Trabalhadores de Saúde (25%) – 5 vagas
Prestadores de Serviços (25%) – 5 vagas
As entidades interessadas devem comparecer às assembleias de seus respectivos segmentos, munidas da documentação exigida no edital, para escolha de seus representantes titulares e suplentes.

Cronograma das assembleias:

26/02/2026 – Sindicatos de Trabalhadores de Saúde do Município
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h

27/02/2026 – Associações dos movimentos sociais e entidades religiosas
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h às 15h30

03/03/2026 – Representantes dos Clubes de Serviços
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h às 15h30

05/03/2026 – Representantes das Associações Comerciais
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h às 15h30

07/03/2026 – Representantes das entidades de Ensino Superior na área da saúde
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h às 15h30

07/03/2026 – Representantes das entidades organizadas do Trabalho Social
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 15h30

O processo eleitoral será acompanhado pela Comissão Eleitoral instituída pelo Conselho Municipal de Saúde, garantindo transparência e cumprimento das normas estabelecidas na Resolução CNS nº 453/2012.

A recomposição do Conselho Municipal de Saúde é fundamental para fortalecer o controle social e ampliar a participação da população na formulação, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de saúde no município de Juazeiro.

 

Ascom

Falta de água atinge bairros de Juazeiro e distrito de Pinhões nesta quinta-feira (26)

0

Moradores de diferentes localidades de Juazeiro, no norte da Bahia, enfrentam interrupção temporária no abastecimento de água nesta quinta-feira (26). As informações foram divulgadas pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental por meio de comunicados oficiais.

De acordo com o órgão, os bairros Castelo Branco, Dom Thomaz, Tancredo Neves, Alto da Aliança e parte do Malhada da Areia estão sem água em razão de uma rede quebrada no bairro Castelo Branco. Equipes do SAAE já estão no local realizando os reparos, e a previsão é de que o serviço seja concluído até as 14h, com o abastecimento sendo retomado de forma gradual.

Em outro comunicado, o SAAE informou que o Distrito de Pinhões também está com o fornecimento de água temporariamente suspenso. Nesse caso, a interrupção ocorre devido à falta de energia elétrica no sistema da Fazenda Melancia, operado pelo SAAE/Curaçá.

O SAAE informou ainda que a equipe responsável já acionou a Coelba e aguarda o restabelecimento da energia para que o sistema seja religado e o abastecimento normalizado, também de forma gradual.

 

Redação PNB 

Sesau de Juazeiro informa alteração temporária de funcionamento da Farmácia da Família I nesta sexta-feira (27)

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa à população que a Farmácia da Família I, situada na BR-235, no bairro Dom Thomaz, em frente à UPA, estará com atendimento suspenso no período da manhã da próxima sexta-feira (27), em razão da realização de balanço interno e inventário.

A medida é necessária para a organização e conferência dos insumos, garantindo maior segurança e eficiência nos serviços prestados à comunidade. O atendimento na unidade será retomado normalmente a partir das 14h do mesmo dia.

A Sesau agradece a compreensão de todos e reforça que a ação faz parte dos procedimentos rotineiros de controle e gestão da assistência farmacêutica no município.

Para outras informações, os usuários podem buscar atendimento nas demais unidades da rede municipal: Farmácia da Família III, localizada na Quadra Doze A, bairro João Paulo II, na UBS do bairro, e na Farmácia da Família IV, localizada Avenida Conjunto Habicional Codevasf 1, bairro Piranga, no CRAS Malhada da Areia.

Ascom