Redação

33318 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Carnaval Solidário: kits do Juazeiro Sem Fome fortalecem rede de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

0

Em um gesto que une festa e responsabilidade social, a solidariedade dos foliões ultrapassou os circuitos carnavalescos e chegou a quem mais precisa. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro (SMJ) e do Programa Juazeiro Sem Fome promoveram a entrega dos kits alimentares arrecadados durante o Carnaval à rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições que já desenvolvem trabalho direto com mulheres em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de proteção e ampliando a segurança alimentar dessas famílias.

Foram contempladas iniciativas como o Centro ntegrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que acompanha mulheres vítimas de violência, a Ronda Maria da Penha, que atende mulheres com medida protetiva, e a Pastoral da Mulher Marginalizada, que atua junto a mulheres em situação de prostituição.

A comandante da Ronda Maria da Penha em Juazeiro, Capitã PM Tatiane, destacou a importância da parceria: “Em nome da Ronda Maria da Penha, a gente agradece essa parceria, essas cestas básicas que com certeza vão fortalecer as mulheres vítimas de violência doméstica.”

Ao unir solidariedade e políticas públicas, a gestão municipal reafirma o compromisso com a dignidade, a proteção e a autonomia das mulheres juazeirenses, mostrando que garantir alimento na mesa também é uma forma concreta de cuidado e enfrentamento à violência.

 

Ascom

Moradores relatam falta de energia e oscilações no Residencial Dr. Humberto 3, em Juazeiro; Coelba diz que chuvas e ventos causaram danos na rede

0

Moradores do Residencial Doutor Humberto 3, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar a falta de energia elétrica e a instabilidade no fornecimento nas últimas horas. Segundo os relatos, o problema começou por volta das 22h, causando transtornos à comunidade.

“A energia faltou por volta das 22 horas de ontem e só retorno na tarde de hoje. estamos sem energia. O pior é que durante todo esse tempo, a luz ficava indo e voltando, em tempo de queimar os eletrodomésticos. ”, reclama um morador.

Ainda conforme os relatos, a situação afetou especialmente famílias com crianças pequenas.

“Nossas crianças ficaram sem conseguir dormir por causa do calor e das muriçocas. Foi uma madrugada terrível”, relata outra moradora.

Os moradores finalizam classificando a situação como desrespeitosa. “Foram mais 15 horas sem energia e sufoco. É uma falta de respeito da Coelba com a gente, moradores. Queremos uma solução para este tipo de situação não volte a acontecer”.

Encaminhamos os relatos para a Neoenergia Coelba. Em nota, a distribuidora afirmou que “as fortes chuvas que caíram no entorno de Juazeiro nos últimos dias provocaram danos a equipamentos da rede elétrica que distribui energia para a região. Com a força dos ventos, galhos de árvores caíram sobre a rede elétrica e romperam cabos que conduzem energia para o Residencial Dr. Humberto 3. Equipes técnicas atuaram seguindo os padrões de segurança e restabeleceram o fornecimento integralmente às 13h desta quinta-feira (26). A Neoenergia Coelba se coloca à disposição”.

 

Redação PNB 

Prefeitura de Juazeiro convoca entidades e sociedade civil organizada para participar da recomposição do Conselho Municipal de Saúde

0

A Prefeita de Juazeiro, por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS), convoca entidades, movimentos sociais e representantes dos segmentos da saúde para participarem do processo eleitoral de recomposição do Conselho Municipal de Saúde para o mandato de dois anos.

O processo tem como objetivo garantir a participação social e a representação dos usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e gestores, conforme determina a legislação vigente e a Resolução nº 001/2026 do CMS.

De acordo com o edital, estão disponíveis vagas para os seguintes segmentos:

Usuários (50%) – 10 vagas
Trabalhadores de Saúde (25%) – 5 vagas
Prestadores de Serviços (25%) – 5 vagas
As entidades interessadas devem comparecer às assembleias de seus respectivos segmentos, munidas da documentação exigida no edital, para escolha de seus representantes titulares e suplentes.

Cronograma das assembleias:

26/02/2026 – Sindicatos de Trabalhadores de Saúde do Município
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h

27/02/2026 – Associações dos movimentos sociais e entidades religiosas
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h às 15h30

03/03/2026 – Representantes dos Clubes de Serviços
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h às 15h30

05/03/2026 – Representantes das Associações Comerciais
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h às 15h30

07/03/2026 – Representantes das entidades de Ensino Superior na área da saúde
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 14h às 15h30

07/03/2026 – Representantes das entidades organizadas do Trabalho Social
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 15h30

O processo eleitoral será acompanhado pela Comissão Eleitoral instituída pelo Conselho Municipal de Saúde, garantindo transparência e cumprimento das normas estabelecidas na Resolução CNS nº 453/2012.

A recomposição do Conselho Municipal de Saúde é fundamental para fortalecer o controle social e ampliar a participação da população na formulação, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de saúde no município de Juazeiro.

 

Ascom

Falta de água atinge bairros de Juazeiro e distrito de Pinhões nesta quinta-feira (26)

0

Moradores de diferentes localidades de Juazeiro, no norte da Bahia, enfrentam interrupção temporária no abastecimento de água nesta quinta-feira (26). As informações foram divulgadas pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental por meio de comunicados oficiais.

De acordo com o órgão, os bairros Castelo Branco, Dom Thomaz, Tancredo Neves, Alto da Aliança e parte do Malhada da Areia estão sem água em razão de uma rede quebrada no bairro Castelo Branco. Equipes do SAAE já estão no local realizando os reparos, e a previsão é de que o serviço seja concluído até as 14h, com o abastecimento sendo retomado de forma gradual.

Em outro comunicado, o SAAE informou que o Distrito de Pinhões também está com o fornecimento de água temporariamente suspenso. Nesse caso, a interrupção ocorre devido à falta de energia elétrica no sistema da Fazenda Melancia, operado pelo SAAE/Curaçá.

O SAAE informou ainda que a equipe responsável já acionou a Coelba e aguarda o restabelecimento da energia para que o sistema seja religado e o abastecimento normalizado, também de forma gradual.

 

Redação PNB 

Sesau de Juazeiro informa alteração temporária de funcionamento da Farmácia da Família I nesta sexta-feira (27)

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa à população que a Farmácia da Família I, situada na BR-235, no bairro Dom Thomaz, em frente à UPA, estará com atendimento suspenso no período da manhã da próxima sexta-feira (27), em razão da realização de balanço interno e inventário.

A medida é necessária para a organização e conferência dos insumos, garantindo maior segurança e eficiência nos serviços prestados à comunidade. O atendimento na unidade será retomado normalmente a partir das 14h do mesmo dia.

A Sesau agradece a compreensão de todos e reforça que a ação faz parte dos procedimentos rotineiros de controle e gestão da assistência farmacêutica no município.

Para outras informações, os usuários podem buscar atendimento nas demais unidades da rede municipal: Farmácia da Família III, localizada na Quadra Doze A, bairro João Paulo II, na UBS do bairro, e na Farmácia da Família IV, localizada Avenida Conjunto Habicional Codevasf 1, bairro Piranga, no CRAS Malhada da Areia.

Ascom

Moradores relatam transtornos causados por obra inacabada no bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro: “uma lagoa cheia de lixo”

0

Moradores do bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para criticar o abandono de uma obra que acabou se transformando em um grande transtorno para a comunidade. Segundo os relatos, o local virou um buraco a céu aberto, acumulando água, lixo, insetos e mau cheiro.

“Começaram uma obra aqui perto da BA-210, mas não terminaram. A prefeitura fez o calçamento dos caminhos, mas quando chegou nessa parte, onde dizem que vão fazer uma praça, abandonaram tudo. Ficou um buraco que está enchendo de lixo e de inseto, perturbando o povo. O mau cheiro é insuportável”, relata um morador  afirma.

Outra moradora destaca que a situação se agravou após as últimas chuvas.

“Quando chove, fica essa água empoçada prejudicando todo mundo. Lá tem uma lixeira que ficou dentro da água e está cheia de lixo. O carro da coleta nem conseguiu recolher por conta da lagoa que ficou. Isso aqui virou a pior imundice”, desabafa.

Os moradores finalizam ressaltando o medo de problemas de saúde, especialmente por causa da água parada e da proliferação de insetos. “O negócio é sério. A situação aqui não está boa não. A prefeitura precisa finalizar essa obra. Ninguém aguenta mais viver desse jeito”.

Encaminhamos os relatos para a gestão municipal em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.

 

Redação PNB 

Juazeiro abre inscrições para Concurso de Espetáculos Sacros da Semana Santa 2026

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), abriu as inscrições para o Edital de Premiação de Espetáculos Sacros 2026, que seguem de 26 de fevereiro a 11 de março de 2026. O chamamento público é voltado ao fortalecimento das tradicionais encenações da Via-Sacra realizadas durante a Semana Santa, valorizando grupos, coletivos e agentes culturais que mantêm viva essa expressão de fé, arte e identidade nos bairros e comunidades do município.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente, com a entrega da documentação em envelope lacrado na Superintendência de Cultura da Seculte, conforme orientações do edital. Podem participar pessoas físicas, pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos e coletivos culturais, desde que comprovem atuação cultural e residência em Juazeiro há pelo menos dois anos. Os formulários e anexos estão disponíveis em formato editável neste link [https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1D_xt3ZdDI086pOHGutR9NEWyQ8AYqGWF ].

O edital vai premiar três espetáculos, distribuídos em duas categorias: um espetáculo de grande porte, que receberá R$ 25 mil, e dois espetáculos de médio porte, com R$ 10 mil cada, totalizando um investimento de R$ 45 mil em recursos próprios do município. O valor da premiação será pago em parcela única, após a realização das apresentações, consolidando a política pública de incentivo às manifestações culturais que fazem parte da identidade de Juazeiro.

Como contrapartida social, os espetáculos contemplados deverão aderir à Campanha de Combate à Fome, incentivando o público a doar 1 kg ou mais de alimento não perecível durante as apresentações. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições beneficentes, ampliando o alcance social da iniciativa e fortalecendo o papel da cultura como instrumento de solidariedade, cidadania e transformação social em Juazeiro.

“A Semana Santa em Juazeiro é uma das expressões mais profundas da nossa identidade cultural e do nosso patrimônio imaterial. Ao apoiar os espetáculos sacros, a gestão municipal fortalece os artistas, valoriza o envolvimento das comunidades e mantém viva uma tradição que transforma a cidade em um grande palco de fé, emoção e participação popular”, destaca o superintendente de Cultura, Hertz Felix.

Ascom

Seduc se manifesta após atrasos no início das aulas na EMEI Ingridy Vitória, em Juazeiro

0

Após responsáveis por alunos da EMEI Ingridy Vitória, localizada no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, relatarem que o ano letivo começou marcado por sucessivos adiamentos, a Secretaria de Educação se manifestou.

Em nota, a Seduc informou que “devido a uma infiltração no teto da área administrativa, a EMEI Ingridy Vitória Gomes da Silva suspendeu as aulas por dois dias a fim de criar uma entrada alternativa para os estudantes, mas as aulas já foram retomadas nesta quinta-feira (26). A medida busca garantir a segurança dos alunos, ao mesmo tempo em que possibilita o acesso à unidade escolar”.

Reclamação

Conforme os relatos, a situação tem gerado transtornos e preocupação.

“Desde o início das aulas a gente vive nessa incerteza. Primeiro disseram que as aulas iam começar no dia 5 de fevereiro, depois adiaram para o dia 9, depois para o dia 11 e, em seguida, para o dia 12, sempre alegando problemas estruturais”, contou uma mãe de aluno de 3 anos.

Segundo os responsáveis, mesmo após o início das atividades, as crianças tiveram apenas quatro dias de aula.

“Quando finalmente começaram, foi por pouco tempo. Na segunda-feira recebemos a informação de que parte do teto da administração estava comprometida. No fim do dia, mandaram outra mensagem dizendo que toda a escola precisava passar por serviço no telhado”, relatou outra responsável.

A insegurança é um sentimento comum entre as famílias.

“É uma escola relativamente nova e, ainda assim, apresenta tantos problemas. Como mãe, fico com muito receio de deixar meu filho lá sem saber se o prédio é realmente seguro”, desabafou.

Os pais questionam quais medidas estão sendo adotadas pelo poder público.

“A gente quer saber o que a Prefeitura vai fazer. Nossos filhos precisam estudar, mas acima de tudo precisam estar em um lugar seguro”, cobrou uma das responsáveis.

Redação PNB 

Moradores da comunidade Alto Salitre, em Juazeiro, cobram melhorias em estrada rural

0

Moradores da comunidade Alto Salitre, localizada no distrito do Salitre, zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para criticar a situação da estrada que liga a comunidade à sede do município. Segundo os relatos, nos períodos de chuva o trecho fica praticamente intransitável.

“Não pode nem ver sinal de chuva que já começa tudo: deslize, atoleiro, alagamento. A gente fica praticamente isolado. Depois que passa a chuva, fica pior ainda: é buraco, costela de vaca, bico de pedra…fica impossível trafegar. A gente não quer ser lembrado só em tempo de eleição, não. Damos nossos votos esperando investimento para o nosso lugar. Cadê vocês agora?”, questiona um morador.

Ainda conforme os relatos, os impactos vão além da mobilidade e afetam serviços essenciais.

“As escolas estão ficando fechadas porque não têm como alunos e professores chegarem. O posto de saúde fica sem atendimento. A Secretaria de Saúde marca consulta em Juazeiro, mas o povo não consegue chegar. Tudo isso por causa da estrada. Isso está prejudicando demais a nossa vida. A gente trabalha, estuda, precisa de médico. Mas como é que faz se não tem estrada?”, desabafa outra moradora.

Os moradores finalizam cobrando providências da Prefeitura de Juazeiro e dos representantes do Salitre. “Cadê as autoridades que não enxergam isso aqui? A gente existe, a gente precisa de resposta”.

Encaminhamos os relatos para a gestão municipal e aguardamos uma resposta.

Redação PNB