Redação

33319 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Prefeitura Presente: Agência de Desenvolvimento Rural leva serviços para Pinhões na segunda edição do programa

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Governo, Inovação e Gestão, realiza neste sábado (28) a segunda edição do programa Prefeitura Presente, desta vez no distrito de Pinhões. A iniciativa oferece uma ampla oferta de serviços públicos à população, reforçando o compromisso da gestão municipal com a proximidade, o cuidado e a valorização das pessoas.

A Agência de Desenvolvimento Rural (ADR) estará presente com diversos serviços voltados à população. Durante a ação, a equipe realizará a emissão do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), documento essencial para que agricultores e agricultoras familiares tenham acesso a políticas públicas, crédito rural e programas governamentais. Serão oferecidas ainda orientações sobre o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), com informações sobre regularização e atualização do documento, além de esclarecimentos sobre o Garantia Safra, incluindo adesão ao programa, critérios e benefícios para os produtores. A equipe também disponibilizará informações sobre a Feira de Orgânicos de Juazeiro.

A participação da ADR nesta edição do programa Prefeitura Presente fortalece as políticas públicas voltadas ao homem e à mulher do campo, promovendo desenvolvimento, inclusão produtiva e apoio direto às famílias rurais de Pinhões.

 

Ascom PMJ

Presidenta da Associação de Moradores denuncia suposta retirada de Cozinha Comunitária do bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro; Prefeitura e entidade gestora afirmam que houve apenas mudança de endereço

0

Jocicleide Almeida, presidenta da Associação de Moradores do bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para denunciar a suposta retirada da Cozinha Comunitária e Solidária instalada no bairro. O equipamento foi inaugurado no dia 13 de dezembro do ano passado, através do Programa Bahia Sem Fome do Governo do Estado.

Em seu relato, Jocicleide afirma que a Associação vinha tendo custos fixos e gastos diretos com a cozinha.

“Colocaram a cozinha lá e queriam que eu ficasse com todas as despesas. Queriam que eu arcasse com água e luz. A sede da associação é própria, eu não estou cobrando aluguel. Além disso, eu cheguei a gastar cerca de R$ 4 mil. Me prometeram que os equipamentos ficariam para a associação, mas depois que instalaram disseram que não, que era só emprestado”, declarou.

A presidenta da Associação disse ainda que o número de marmitas fornecidas estava sendo menor do quê o anunciado.

“Disseram que a cozinha ia produzir 200 marmitas por dia, depois falaram que eram 300, mas isso não estava acontecendo. Estava produzindo bem menos. Eles me proibiram de entrar na cozinha para eu não conferir a quantidade de marmitas”, declarou.

Ela finaliza acusando que os equipamentos foram retirados da associação após cobranças por esclarecimentos. “Por conta da cobrança da conferência, eles retiraram a cozinha na covardia, sem me comunicar nada. Eu fiquei sabendo por um vizinho que eles estavam retirando os equipamentos”.

Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a prefeitura de Juazeiro informou que o projeto é gerido exclusivamente pela Associação Beneficiante Vale da Vida e que o equipamento apenas mudou de endereço. A gestão declarou ainda que o fornecimento das refeições segue normalmente.

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Juazeiro não possui qualquer responsabilidade sobre a administração ou eventual retirada de equipamentos da Cozinha Comunitária do Alto do Cruzeiro, em Juazeiro, uma vez que o projeto é gerido exclusivamente pela sociedade civil. A Associação Beneficiante Vale da Vida informa que o equipamento foi implantado em parceria com o Governo da Bahia, por meio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Após o encerramento da parceria com a Associação de Moradores do Alto do Cruzeiro, por decisão de sua presidente, a instituição está transferindo a cozinha da Rua 1 para a Rua 6 do bairro. O fornecimento segue normalmente às segundas, quartas e sextas-feiras, com 200 refeições diárias. Os equipamentos pertencem à própria Associação e estão sendo apenas realocados para garantir a continuidade do atendimento. A instituição reafirma seu compromisso com a comunidade do Alto do Cruzeiro”.

Também em nota enviada ao PNB, Associação Beneficiante Vale da Vida negou a cobrança de despesas à Associação do bairro, afirmando que os custos com energia e água seria por conta da ABEVVI. A entidade informou ainda que a parceria com Associação de Moradores foi encerrada após decisão da presidenta Jocicleide Almeida.

Veja a nota na íntegra: 

A Associação Beneficiante Vale da Vida vem a público esclarecer informações que vêm sendo divulgadas a respeito da Cozinha Comunitária do Alto do Cruzeiro, em Juazeiro. O equipamento foi implantado em parceria com o poder público, por meio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A instituição mantinha parceria com a Associação de Moradores do Alto do Cruzeiro para a realização das distribuições de refeições à comunidade. Contudo, por decisão da presidente da referida associação, a parceria foi formalmente encerrada. A Associação Beneficiante Vale da Vida respeitou a decisão e, de forma organizada e transparente, iniciou a mudança de local de funcionamento da cozinha. Esclarecemos que a cozinha está sendo transferida da Rua 1 do Alto do Cruzeiro (sede da associação de moradores) para a Rua 6 do Alto do Cruzeiro. Os dias e horários de fornecimento permanecem inalterados: segunda, quarta e sexta-feira, com a distribuição de 200 refeições diárias à população. Informamos ainda que os equipamentos utilizados nas atividades pertencem à Associação Beneficiante Vale da Vida e estão sendo realocados exclusivamente para garantir a continuidade do serviço à comunidade.

Redação PNB 

Prefeitura de Juazeiro prioriza segurança jurídica e inclusão territorial para o lançamento do Edital Aldir Blanc – Ciclo 2

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, informa à comunidade artística e à sociedade civil que o Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2 será lançado no mês de maio. O cronograma foi definido para garantir transparência, equilíbrio na distribuição dos recursos e segurança técnica e jurídica para todos os proponentes.

Antes do lançamento, o município está concluindo um mapeamento cultural amplo, que inclui artistas e fazedores de cultura da sede e dos distritos. A iniciativa busca ampliar o acesso às políticas públicas, valorizando as expressões culturais das zonas rurais e periféricas e assegurando que os recursos cheguem a quem mais precisa.

Outra etapa fundamental é a análise das diferentes linguagens artísticas presentes no território. A equipe técnica avalia áreas como música, artes visuais, literatura, dança, teatro, cultura popular e audiovisual, para que os valores do edital sejam distribuídos de forma justa, respeitando a diversidade e a realidade cultural de Juazeiro.

O município também conta com consultoria especializada para a elaboração do edital. Nesse momento, a gestão discute as propostas locais com a empresa contratada, garantindo que o documento final esteja alinhado às normas federais da PNAB e livre de inconsistências jurídicas, oferecendo mais segurança aos participantes.

Com o lançamento previsto para maio, a Prefeitura vai proporcionar tempo adequado e suporte técnico aos artistas, fortalecendo a economia criativa e o patrimônio cultural de Juazeiro, reconhecida nacionalmente como a “Terra da Bossa Nova”.

Ascom/PMJ

Falha mecânica em caminhões provoca congestionamento em vias centrais de Juazeiro

0

Motoristas que trafegavam por Juazeiro, na região Norte da Bahia, enfrentaram transtornos no início da manhã desta quarta-feira (25) após um caminhão apresentar falha mecânica na Avenida Raul Alves, logo após descer a rampa da Ponte Presidente Dutra. Conforme informações da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, o veículo foi removido por volta das 7h50.

A situação provocou congestionamento não apenas na Raul Alves, mas também na Avenida Santos Dumont e na própria ponte, uma das principais ligações entre Juazeiro e Petrolina. A AMTT informou ainda que pouco tempo depois, outro caminhão voltou a causar lentidão no trânsito ao apresentar problema mecânico na Avenida Santos Dumont, nas proximidades do Banco do Brasil.

Desta vez, dois agentes da AMTT atuaram rapidamente, empurraram o veículo e conseguiram liberar a pista, normalizando o fluxo de veículos no local.

 

Redação PNB 

PM desarticula laboratório de refino de cocaína e apreende mais de 12 kg da droga em Juazeiro

0

Uma ação da Polícia Militar da Bahia resultou na desarticulação de um laboratório de refino de cocaína no município de Juazeiro, na Norte do estado. A operação aconteceu na tarde desta terça-feira (24), por volta das 17h, no Residencial Dr. Humberto.

De acordo com informações apuradas, policiais da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar chegaram ao local após levantamentos que indicavam a produção e o preparo de entorpecentes em um imóvel da comunidade.

Durante as buscas, foram apreendidos cerca de 12,15 quilos de substância análoga à cocaína, além de uma estrutura usada para o refino e fracionamento da droga. No imóvel, os policiais encontraram duas prensas hidráulicas industriais, três liquidificadores, três balanças de precisão, diversos insumos químicos e embalagens utilizadas para acondicionar o material ilícito.

Dois homens foram presos em flagrante e levados, juntamente com todo o material apreendido, para a Polícia Civil da Bahia, onde o caso foi registrado e as medidas legais adotadas.

A apreensão representa um golpe significativo contra o tráfico de drogas na região e segue sendo investigada para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Redação PNB

SEC afirma realizar compra emergencial para alimentação de alunos do CODEFAS, em Juazeiro

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) se manifestou após pais e responsáveis por alunos do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), em Juazeiro, na região Norte da Bahia, criticarem a falta de almoço na unidade escolar, mesmo com aulas em regime integral.

De acordo com a SEC, a direção CODEFAS realiza “compra emergencial de gêneros alimentícios até a conclusão do processo licitatório previsto para os próximos dias. A SEC reforça seu compromisso com a segurança alimentar e nutricional de todos os alunos da rede. Nas escolas de tempo integral, são servidas quatro refeições por dia, preparadas com itens fornecidos por produtores da agricultura familiar. Em janeiro, foi lançado o edital da 2ª Chamada Pública Centralizada do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um investimento de R$ 50,2 milhões”.

Reclamação

Segundo os relatos, os estudantes estão sendo mantidos na escola durante todo o dia, mas sem a oferta de alimentação no horário do almoço.

“A escola iniciou as aulas no modo integral, mas não está tendo almoço. Isso é um absurdo, porque tem crianças que moram longe e não têm como ir para casa para almoçar”, desabafa uma mãe.

Ela conta que os alunos estão sendo liberados às 11h para se alimentar e devem retornar à tarde. “Meu filho não tem como vir para casa. Ele precisa voltar para assistir aula à tarde. Tem aluno que está ficando sem comer ou comendo na casa de vizinho ou colega, pedindo comida. Outros estudantes estão saindo da escola sem um responsável para comprar almoço. Quem vai se responsabilizar se acontecer alguma coisa? Eu não confio que meu filho saia sozinho para comprar marmita”, relata.

O problema tem gerado impacto direto na rotina das famílias. “Eu levo meu filho às sete da manhã, volto às onze horas para levar comida para ele e depois tenho que buscar às três e pouco da tarde. Hoje mesmo disseram que ia ter almoço e depois voltaram atrás. É uma desorganização tremenda”, critica.

Ainda de acordo com os pais, a situação também está pesando no bolso. “Está gerando uma despesa enorme. Nem toda criança pode sair da escola para ir para casa. A gente não confia. Meu filho mesmo não sabe pegar ônibus, não anda sozinho. É um absurdo uma criança menor sair da escola para se alimentar”, diz outra responsável.

A responsável afirma ainda que buscou explicações junto à gestão escolar. “A direção disse que o dinheiro está na conta, mas só pode comprar alimentação depois que sair o dinheiro oficial, e não tem data prevista. Como iniciaram o ensino integral sem ter alimentação para as crianças?”, questiona.

Uma das mães relata que sugeriu uma alternativa à coordenação. “Falei que, se não tem alimentação, liberem os alunos ao meio-dia. Mas disseram que quem não tiver comida pode ir para casa e justificar a falta, só que vai perder aula da tarde. Ou seja, quem não tem dinheiro vai ser prejudicado”, lamenta.

Os responsáveis cobram providências do Governo do Estado. “Se já sabiam a data de início das aulas, por que não organizaram isso antes? Uma escola integral sem almoço, eu nunca vi. Querem manter o ensino integral sem dar condições”, conclui a mãe.

Redação PNB

Operação Vassalos: Polícia Federal mira Fernando Bezerra Coelho e filhos por suspeita de desvio bilionário de emendas parlamentares

0

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a operação Vassalos, que tem como alvos o ex-senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e os filhos, o deputado federal Fernando Filho (União-PE) e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. A ação investiga desvio no envio de emendas parlamentares, por meio do direcionamento de licitações para empresa vinculada ao grupo.

Ainda conforme as investigações, os valores desviados eram encaminhados para o pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio. A suspeita é que o esquema tenha movimentado bilhões em recursos.

Ao todo estão sendo cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nos estados de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal.

A defesa do ex-senador Fernando Bezerra Coelho e do deputado Fernando Filho informa que ainda “não teve acesso à decisão do ministro Flávio Dino. Os mandados vieram desacompanhados dos motivos que ensejaram as medidas cautelares. Após o acesso aos a autos, a defesa irá se manifestar”.

Redação PNB

Transparência reconhecida: TCM valida licitação da Prefeitura de Juazeiro; O tribunal negou pedido de suspensão e constatou que não há indícios de irregularidades na concorrência da limpeza pública

0

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) decidiu que não há indícios de irregularidades na Concorrência Eletrônica nº 023/2025, referente à contratação de empresa para execução dos serviços de limpeza pública em Juazeiro. Após a Prefeitura prestar os esclarecimentos solicitados, o órgão indeferiu o pedido de medida cautelar, permitindo que o processo licitatório siga normalmente.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do TCM nesta terça-feira (25) e destaca que, em análise preliminar (cognição sumária), não restaram configuradas causas que justificassem a suspensão do certame. O despacho reforça que não houve caracterização de grave lesão ao erário, risco ao interesse público ou indícios suficientes de irregularidade que comprometessem a lisura da concorrência.

O pedido de suspensão havia sido apresentado por meio de denúncia questionando pontos do edital da licitação, cujo valor estimado é de R$ 18,8 milhões. Entre os aspectos analisados estavam exigências relacionadas à habilitação técnica das empresas participantes.

No entanto, conforme consta na decisão, o Tribunal entendeu que as exigências previstas no edital estão em conformidade com a legislação vigente e que, neste momento processual, não há elementos que justifiquem a adoção de medida cautelar para suspender a Concorrência Eletrônica nº 023/2025, realizada pela Prefeitura de Juazeiro.

Com isso, o processo licitatório para a contratação dos serviços de limpeza urbana no município segue seu trâmite regular, conforme estabelecido no edital e sob acompanhamento dos órgãos de controle.

A Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos.

ASCOM – PMJ

Psirico comanda a festa: Gestão Anisio Viana inova e realiza carnaval este fim de semana em Casa Nova

0

Se você pensou que Casa Nova ia ficar de fora da tradição baiana, se enganou: o Carnaval 2026 chegou com força total! Neste sábado (28) e domingo (01), a Prefeitura realiza o Carnaval 2026 com uma programação que une tradição, grandes atrações musicais e fortalecimento da cultura popular na sede e no distrito de Santana do Sobrado.

A abertura acontece no sábado, 28 de fevereiro, com Trio Elétrico a partir das 17h, saindo das proximidades da Escola Alano Viana em direção ao centro da cidade. A avenida será tomada por muita música e energia positiva ao som de grandes nomes da música baiana: Psirico, Alan Cléber e Xexéu, prometendo arrastar foliões de todas as idades.

“Estamos promovendo um Carnaval organizado, seguro e pensado para as famílias. Além de levar alegria para o nosso povo, a festa aquece a economia local, movimenta o comércio, gera renda para ambulantes e fortalece nossa cultura. É autoestima para a cidade e oportunidade para muita gente”, afirmou o prefeito Anisio Viana.

No domingo, 1º de março, a festa continua em Santana do Sobrado com o tradicional Carna Jegue 2026, a partir das 15h, na Praça da Igreja. O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, reúne irreverência, tradição e muita animação. No palco, os shows de Alan Cléber e Mateus Torres garantem o repertório contagiante para fechar o fim de semana em grande estilo. Nos dois dias de festa atrações locais também vão fazer parte da programação.

Ascom PMCN