Redação

33319 POSTS 20 COMENTÁRIOS

“Basta pingar que a energia cai”: moradores do distrito Salitre, em Juazeiro, criticam quedas constantes de energia em dias de chuva

0

Moradores do distrito do Salitre, na zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para criticar a recorrente falta de energia elétrica no local. Conforme os relatos,sempre que chove na região o fornecimento é interrompido.

“É só começar a chover que a energia acaba. Dizem que o problema é um disjuntor. Não precisa nem ser uma chuva forte, basta pingar. Ontem à noite mesmo, faltou energia assim que a chuva começou a cair. A luz só voltou depois da meia-noite, quase por milagre, pois na maioria das vezes, só volta no outro dia, quando alguém vem mexer ou quando o sol aparece e seca o disjuntor. A gente fica a noite toda no escuro”, contou um morador.

Ainda conforme os relatos, as quedas frequentes têm causado prejuízos financeiros aos moradores.

“Tem comerciantes e moradores que já perderam mercadorias e alimentos por causa dessas quedas constantes. Geladeira desligada, freezer perdendo tudo”, lamentou.

Os moradores ressaltam que a Coelba já foi acionada, mas até o momento nenhuma solução definitiva teria sido adotada.

“A Coelba sabe desse problema e não toma providência. Somente este ano já ficamos sem energia pelo menos quatro vezes por conta da chuva. Entre as comunidades atingidas estão Curral Novo, Horto, Planalto, Santa Terezinha, Bebida, Recanto e Riacho Seco”, reclamam.

Os moradores finalizam cobrando uma intervenção urgente da Coelba.

“A gente só quer uma solução definitiva. Não dá para continuar vivendo assim, refém da chuva”, concluiu um dos relatos.

Encaminhamos os relatos para a Neoenergia Coelba em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

A saga das crianças atípicas continua: Mães relatam falta de insumos e atrasos no Home Care em Juazeiro; SESAU afirma que situação está sendo avaliada

0

Mães de crianças que dependem de atendimento Home Care e do fornecimento contínuo de insumos no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para relatar atrasos recorrentes e a ausência de itens essenciais para a sobrevivência e a qualidade de vida dos filhos. Segundo os relatos, a distribuição dos insumos foi determinada por decisões judiciais que não estariam sendo cumpridas pela Secretaria de Saúde.

A situação se arrasta desde a gestão passada, marcada por recorrentes cobranças pela garantia do direito dos usuários, e segue, segundo as mães, na atual administração.

“Há mais de um ano a gente enfrenta sérios problemas para receber os insumos das nossas crianças. Fraldas, medicamentos e outros itens básicos simplesmente não chegam. Só conseguimos alguma coisa por meio de bloqueios judiciais”, relatou uma das mães.

De acordo com elas, a situação piorou nos últimos meses.

“Entrou um juiz novo na Vara da Infância e, desde então, os processos e os bloqueios judiciais estão demorando muito mais. Enquanto isso, nossos filhos ficam sem o que precisam para sobreviver”, desabafou outra responsável.

As mães afirmam que já existem crianças totalmente desassistidas.

“Tem criança sem medicação, sem fraldas e sem vários outros insumos essenciais. Isso é desumano. Estamos falando de crianças que dependem desses cuidados para viver”, disse uma das mães.

Outro ponto destacado é a falta de diálogo com o poder público.

“A gente tenta contato com o prefeito e com o Secretário de Saúde, mas nunca temos resposta. Desde que essa gestão entrou, não recebemos nada do município. É como se nossas crianças não existissem”, afirmou.

As mães finalizam destacando que a demanda necessita de uma solução urgente e cobram providências.

“Estamos pedindo socorro! Nossos filhos já têm decisões judiciais garantindo esse direito, mas mesmo assim nada acontece. Precisamos de uma solução urgente”, reforçou uma das mães.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Saúde de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em nota, a SESAU informou que “os itens mencionados encontram-se, de fato, em falta no momento. As empresas, vencedoras dos processos licitatórios e responsáveis pelo fornecimento, não realizaram as entregas conforme previsto em contrato. A Sesau reitera que as medidas cabíveis já foram adotadas. As empresas foram devidamente notificadas, e a Secretaria aguarda a conclusão do processo administrativo para o destrato, seguindo os trâmites legais. A Secretaria reforça ainda que aguarda a emissão de novos contratos pelos setores competentes, a fim de restabelecer o abastecimento e evitar prejuízos à assistência prestada à população. A Sesau reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a continuidade dos serviços de saúde no município”.

Redação PNB

Prefeito Andrei leva o programa Prefeitura Presente para Pinhões, neste sábado (28), uma força- tarefa de serviços para beneficiar a comunidade

0

O prefeito Andrei Gonçalves realiza, neste sábado (28), em Pinhões, a segunda edição do programa Prefeitura Presente, uma grande força-tarefa que leva serviços públicos diretamente à comunidade e reforça a presença da gestão municipal no interior.

A ação reúne diversas secretarias e órgãos municipais, oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, infraestrutura, agricultura, educação e serviços urbanos. A proposta é aproximar a Prefeitura da população, ouvir demandas e garantir encaminhamentos de forma ágil e direta.

Na saúde, serão ofertados testes rápidos, aferição de pressão arterial e orientações preventivas. A assistência social realizará atendimentos do CadÚnico e prestará informações sobre programas sociais. O SAAE estará presente com se rviços de negociação e esclarecimentos, além das equipes de obras e serviços urbanos para escuta e encaminhamento das demandas locais.

Para o prefeito Andrei, o programa representa o compromisso de governar perto das pessoas. “A Prefeitura precisa estar onde o povo está. O Prefeitura Presente é mais do que levar serviços; é levar respeito e cuidado. Nosso compromisso é trabalhar para melhorar a vida de quem mora na sede e no interior”, destacou.

A expectativa é de grande participação dos moradores de Pinhões e comunidades vizinhas. A próxima edição contemplará um bairro da sede.

Ascom

Prefeitura Presente: Pinhões recebe caravana de serviços públicos neste sábado (28), e reforça vínculo com a comunidade

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Governo, Inovação e Gestão, realiza neste sábado (28) a segunda edição do programa Prefeitura Presente, desta vez no distrito de Pinhões. A iniciativa oferece uma ampla oferta de serviços públicos à população, reforçando o compromisso da gestão municipal com a proximidade, o cuidado e a valorização das pessoas.

A ação reúne todas as secretarias e órgãos municipais em um grande mutirão de atendimento, garantindo acesso facilitado a serviços essenciais nas áreas de saúde, assistência social, infraestrutura, agricultura, educação e serviços urbanos, entre outros. A proposta é descentralizar o atendimento e aproximar o poder público das comunidades da sede e do interior, ouvindo demandas, prestando orientações e resolvendo encaminhamentos de forma direta.

Na área de saúde, serão ofertados ultrassonografias, testes rápidos, aferição de pressão arterial e orientações preventivas, entre outros serviços da atenção básica. A assistência social disponibilizará atendimento do CadÚnico e informações sobre programas sociais. O SAAE estará presente com serviços de negociação e esclarecimentos, além da participação de equipes de obras e serviços urbanos para escuta e encaminhamento das demandas locais.

Para o prefeito Andrei Gonçalves, o programa representa a essência da gestão municipal. “A Prefeitura precisa estar onde o povo está. O Prefeitura Presente é mais do que levar serviços; é levar respeito, atenção e cuidado. Nosso compromisso é governar perto das pessoas, ouvindo cada comunidade e trabalhando para melhorar a vida de quem mora tanto na sede quanto no interior”, destacou.

O secretário de Governo, Inovação e Gestão, Plínio Amorim, também ressaltou a importância da iniciativa como ferramenta de integração entre as secretarias. “O Prefeitura Presente é resultado de planejamento e articulação. Reunimos várias pastas em uma única ação para oferecer soluções concretas à população, com eficiência e sensibilidade social. Nosso objetivo é garantir que os serviços cheguem de forma organizada e acessível, fortalecendo a relação entre a gestão e a comunidade”, afirmou.

A expectativa é de grande participação dos moradores de Pinhões e localidades vizinhas, fortalecendo o vínculo entre a gestão municipal e a população. O programa reafirma o compromisso com uma administração humanizada, eficiente e participativa. Ao fortalecer o diálogo com a comunidade e garantir acesso direto aos serviços públicos, a Prefeitura de Juazeiro consolida uma política de presença ativa e responsabilidade social.

Ascom PMJ

Motorista é preso em flagrante por furto de combustível em Petrolina

0

Um motorista foi preso em flagrante na última segunda-feira (23) suspeito de furtar combustível da empresa onde trabalhava, em Petrolina, no sertão de Pernambuco. A prisão foi realizada por equipes da Polícia Civil de Pernambuco, durante diligências no bairro Portal da Cidade.

De acordo com informações da Polícia Civil, o homem, identificado pelas iniciais E. S., é investigado por furto qualificado mediante abuso de confiança. Ele exercia a função de motorista e teria se aproveitado do cargo para retirar óleo diesel do caminhão betoneira sob sua responsabilidade.

Ainda conforme as informações, durante a ação, os policiais perceberam uma movimentação suspeita envolvendo o veículo da empresa, que estava fora da rota habitual. Após monitoramento da área, a equipe flagrou o suspeito retornando ao local e retirando recipientes escondidos em uma área de vegetação.

A PC acrescentou ainda que na abordagem, foram encontrados três recipientes plásticos com cerca de 60 litros de óleo diesel, pertencentes à empresa. O motorista teria confessado que retirou o combustível do caminhão com a intenção de comercializá-lo de forma irregular.

Diante dos fatos, o homem foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado e encaminhado para a delegacia. Ele permanece à disposição da Justiça e deverá passar por audiência de custódia.

O caso segue sendo acompanhado pela Polícia Civil, que reforça a importância da colaboração da população com denúncias que ajudem a coibir crimes patrimoniais na região.

Redação PNB

ProJua: Prefeitura de Juazeiro pavimenta ruas no Maria Goretti e amplia mobilidade

0

Com o novo asfalto, a circulação de veículos e pedestres ficou mais fácil, além de reduzir problemas antigos como poeira, buracos e lama em períodos de chuva. A melhoria também contribui para a valorização dos imóveis e para o acesso a serviços essenciais no bairro.

Morador da comunidade, Antônio Araújo comemorou a chegada da obra e destacou a satisfação de ver a rua onde mora totalmente requalificada. “O nosso bairro agora, nós estamos de parabéns. Gostei muito do que está sendo feito no meu bairro. Estou muito feliz. Eu quero agradecer a quem está fazendo isso aí e à Prefeitura de Juazeiro. A gente esperava por isso há muito tempo, e agora está vendo a mudança acontecer de verdade, trazendo mais conforto e segurança para todo mundo”, afirmou.

O secretário de Obras Estruturantes, Vagner Souza, reforçou que o avanço das intervenções faz parte de um planejamento contínuo da gestão municipal.

“Estamos trabalhando para levar pavimentação e infraestrutura a todas as regiões da cidade. Essas obras garantem mais mobilidade, segurança e bem estar para a população. O nosso compromisso é seguir avançando, melhorando a vida das pessoas e transformando os bairros de Juazeiro com ações concretas”, destacou.

Dando continuidade ao cronograma do programa, as equipes agora irão atuar no bairro Alagadiço, ampliando as frentes de serviço e levando novas melhorias de mobilidade urbana para outras comunidades do município.

Ascom

Responsáveis por alunos cobram providências após adiamentos e problemas estruturais em EMEI de Juazeiro

0

Responsáveis por alunos da Emei Ingrid Vitória, localizada no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar que o ano letivo começou marcado por sucessivos adiamentos. Conforme os relatos, a situação tem gerado transtornos e preocupação.

“Desde o início das aulas a gente vive nessa incerteza. Primeiro disseram que as aulas iam começar no dia 5 de fevereiro, depois adiaram para o dia 9, depois para o dia 11 e, em seguida, para o dia 12, sempre alegando problemas estruturais”, contou uma mãe de aluno de 3 anos.

Segundo os responsáveis, mesmo após o início das atividades, as crianças tiveram apenas quatro dias de aula.

“Quando finalmente começaram, foi por pouco tempo. Na segunda-feira recebemos a informação de que parte do teto da administração estava comprometida. No fim do dia, mandaram outra mensagem dizendo que toda a escola precisava passar por serviço no telhado”, relatou outra responsável.

A insegurança é um sentimento comum entre as famílias.

“É uma escola relativamente nova e, ainda assim, apresenta tantos problemas. Como mãe, fico com muito receio de deixar meu filho lá sem saber se o prédio é realmente seguro”, desabafou.

Os pais questionam quais medidas estão sendo adotadas pelo poder público.

“A gente quer saber o que a Prefeitura vai fazer. Nossos filhos precisam estudar, mas acima de tudo precisam estar em um lugar seguro”, cobrou uma das responsáveis.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Educação em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

Denúncia de ex-assessora contra promotora de Justiça de Juazeiro por assédio moral e abuso de poder chega ao CNMP

0

A denúncia feita pela profissional que atuava como assessora da 13ª Promotoria de Justiça, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, sobre um suposto caso de assédio moral e abuso de poder hierárquico que teriam sido praticados pela Promotora de Justiça responsável pela promotoria, foi submetida ao Conselho Nacional do Ministério Público. Inicialmente, a profissional protocolou uma representação formal junto à Corregedoria do Ministério Público do Estado da Bahia para apuração de possíveis irregularidades funcionais.

Segundo a representante, o caso foi encaminhado ao CNMP diante da ausência de providências efetivas em âmbito local. A profissional acrescenta que a medida busca assegurar uma apuração técnica, imparcial e independente dos fatos, com observância ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa.

O procedimento encontra-se em fase inicial, razão pela qual não há, até o momento, manifestação conclusiva sobre o mérito da representação. O CNMP é o órgão responsável pelo controle externo da atuação administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público em todo o país, cabendo-lhe apurar eventuais violações a deveres funcionais, especialmente em situações que indiquem inércia ou insuficiência das instâncias locais de controle.

Relembre o caso

Uma profissional que atuava como assessora da 13ª Promotoria de Justiça, em Juazeiro, protocolou uma notícia de fato junto à Corregedoria-Geral do Ministério Público da Bahia, denunciando um suposto caso de assédio moral e abuso de poder hierárquico que vinha sofrendo no órgão praticados pela Promotora de Justiça responsável pela promotoria.

A bacharel em Direito, de 40 anos, que assessorava a promotora desde o ano de 2019, quando atuou nas comarcas de Senhor do Bonfim e de Juazeiro, pediu desligamento do cargo, nesta terça-feira (13), após “reiteradas condutas de assédio moral, intimidação, controle excessivo, ameaça funcional, abuso de poder, ingerência em sua vida pessoal”, segundo relatou ao Portal Preto No Branco.

À nossa reportagem ela contou que a promotora extrapolava o limite profissional e chegava a pedir favores pessoais e submetê-la a situações humilhantes e constrangedoras. Ela relatou ainda que, de forma frequente, também era vítima de racismo recreativo.

“Por ser uma mulher preta, constantemente fui vítima de racismo recreativo, quando a referida promotora fazia piadas me chamando de ‘neguinha”, usando expressões como ‘quem mandou nascer preta’, que eu não poderia votar na ‘direita por ser uma mulher preta’, falas inadmissíveis para uma representante do Ministério Público, órgão que deve fiscalizar e cumprir a lei”, relatou.

A ex-assessora também denunciou sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções e direitos trabalhistas violados.

“Além da carga já elevada decorrente da titularidade, fui obrigada a assumir demandas de outras promotorias e a acompanhar júris de forma contínua, acumulando funções de maneira excessiva e desproporcional. Eu fazia as peças, assinava, pois tinha a assinatura eletrônica da mesma, protocolava e a promotora só ia para as audiências. Nos júris, além da preparação integral, era exigida a elaboração de relatórios extensos e minuciosos, incluindo, inclusive, a redação prévia das perguntas que deveriam ser formuladas em plenário e orientações sobre o que deveria ser dito em determinadas audiências, o que evidencia que todo o trabalho técnico era realizado por mim, cabendo à chefia apenas a assinatura formal, sem efetiva correção, embora houvesse constante cobrança como se houvesse revisão técnica. Direitos básicos foram, na prática, condicionados ou negados. Fui informada de que somente poderia gozar férias se todas as promotorias estivessem “zeradas”, inclusive promotorias com mais de cem processos, e que o recesso apenas seria autorizado na mesma condição, o que se mostrava materialmente inviável diante do volume de trabalho imposto.
Ela diz ainda que sua vida pessoal foi afetada, já que a chefia exigia disponibilidade em tempo integral.

“Somado a isso, fui submetida à exigência de disponibilidade absoluta, com a obrigação de atender ligações e mensagens da chefia a qualquer hora e em qualquer dia, sob o argumento de que tal disponibilidade seria discricionária da chefia em razão do recebimento de RTI, suprimindo completamente qualquer limite entre vida pessoal e profissional. Também houve grave ingerência na minha vida familiar, com exigência de matrícula do meu filho de apenas dois anos de idade em escola de tempo integral, sob ameaça de desligamento, bem como imposições para acompanhar júris e realizar substituições, permanecendo, por vezes, semanas longe de casa, sem o pagamento de diárias ou compensações legais. Além disso, enfrentei humilhações públicas, desqualificação profissional e cobranças excessivas em ambientes institucionais, inclusive diante de estagiários, o que contribuiu para um ambiente de trabalho hostil e degradante”.

A profissional relatou ainda que teve sua saúde mental afetada e foi diagnosticada com Burnout, que é a Síndrome do Esgotamento Profissional: “Os abusos e pressão psicológica me incapacitaram a trabalhar naquele ambiente e passei a ter ansiedade generalizada, choro frequente, desgaste físico e mental pela sobrecarga de trabalho, exaustão extrema, desânimo, sentimentos de ineficácia, resultando em vários sintomas físicos,” contou a profissional.

Em um comunicado dirigido aos colegas, a ex-assessora informou seu desligamento afirmando que “os abusos reiterados tornaram insustentável a sua permanência no ambiente de trabalho”. Ela também denunciou que casos de abusos morais têm sido frequentes e que não há suporte de proteção para as vítimas.
“Tenho plena consciência de que, infelizmente, abusos morais têm se tornado frequentes no âmbito do Ministério Público e que, muitas vezes, não há canais efetivos de proteção para quem os sofre. Ainda assim, não posso naturalizar práticas que violam a dignidade, o respeito e os limites humanos. Apesar de todas as dificuldades, sempre atuei com responsabilidade, zelo e compromisso técnico, assegurando o andamento das demandas e o funcionamento do setor. Saio com a consciência tranquila e desejando a todos boa sorte, serenidade e sucesso em suas trajetórias profissionais”.

Ela ressaltou que possui provas de todas as acusações, em vídeos, áudios e prints de conversas: “Minha denúncia é no sentido de pedir justiça, pois estas atitudes não devem ser normalizadas. Não é uma vingança pessoal, mas uma forma de coibir que outros continuem passando por situações como as que eu passei e que adoecem os profissionais. O MPBA deve adotar providências, já que é um órgão cumpridor da lei e Assédio Moral é CRIME”, finalizou.

Nossa reportagem entrou em contato com o MPBA. Em nota, o órgão confirmou que recebeu a denúncia e adotará os procedimentos previstos.

“O Ministério Público do Estado da Bahia informa que ontem, dia 13, foi protocolada notícia de fato junto à Corregedoria-Geral, que, conforme procedimentos padrões previstos, adotará todas as medidas necessárias à apuração dos fatos narrados”.

 

Redação PNB 

Orla de Juazeiro recebe Festival de Verão Velho Chico com programação esportiva e atividades para toda a família

0

A Orla de Juazeiro será palco de um grande encontro de esporte, lazer e convivência entre os dias 5 e 8 de março, com a realização da segunda edição do Festival de Verão Velho Chico. O evento promete transformar a margem do Rio São Francisco em um espaço de integração, saúde e entretenimento para públicos de todas as idades, com apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

A programação reúne cerca de 20 modalidades esportivas, como natação, corrida e futvôlei, além de atividades ao ar livre e ações desenvolvidas em parceria com instituições e grupos locais. A proposta é valorizar o rio, incentivar a prática esportiva e ocupar a orla com vida, movimento e energia positiva.

Planejado para atender públicos diversos, o festival deve reunir famílias, atletas amadores, jovens e idosos em um ambiente seguro e acolhedor. A iniciativa também estimula o convívio social e a adoção de hábitos saudáveis, aproveitando os espaços públicos da cidade.

Mais do que competições, o Festival de Verão Velho Chico celebra Juazeiro, promovendo integração social e destacando os potenciais naturais e culturais do município, reforçando a orla como espaço de lazer, esporte e encontro da população.

Ascom